TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O processo de conhecer em avaliação psicológica

Por:   •  24/3/2021  •  Trabalho acadêmico  •  828 Palavras (4 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 4

Com base na leitura do texto responda as seguintes perguntas:

1. Reflita e discorra sobre o que significa a seguinte afirmativa para a avaliação psicológica: “... se você quer ir para qualquer lugar, qualquer caminho serve”.

R: Assim como é de extrema importância saber quais medidas tomar, é muito importante saber aonde se quer chegar. No campo da avaliação psicológica existem diversas metodologias, contudo, para que ela seja eficaz, precisa-se ter o conhecimento do que se quer alcançar, ou seja, qual o objetivo de tal avaliação em cada situação.

2. O que significa para a avaliação psicológica o processo de conhecer?

R: O processo de conhecer discorre sobre a concepção e o entendimento dos conhecimentos do próprio processo, o que envolve o objetivismo e o subjetivismo e a própria avaliação de fenômenos psicológicos para que se tenha um diagnostico tecnicamente coeso. Sem a ciência dessas áreas o teste psicológico pode não sair como planejado ou de forma errônea.

3. O que pressupõe “agir como cientista”?

R: Ao se deparar com algo evidente ou excêntrico o indivíduo exige demais de si mesmo, pois como a ciência está sempre atrás de inovações dentro de seu campo, este evita se satisfazer com algo simples ou óbvio, sempre formando cada vez mais conhecimentos e áreas a se explorar e, então, “agindo como cientista”.

4. Quais são os elementos definidores do campo da avaliação psicológica? Explique cada um deles.

R: Objeto de estudo, campo teórico, objetivo visado e a metodologia. O objeto de estudo seriam os fenômenos e processos psicológicos do indivíduo que está sendo avaliado; o campo teórico revelam os conceitos e conhecimentos usados pelo profissional a fim de obter um resultado; o objetivo visado vem a ser o diagnóstico concluído pelo profissional; e o método realiza a abordagem utilizada para que se chegue a um diagnostico correto.

5. A avaliação psicológica resulta de uma avaliação objetiva? Justifique.

R: Pensando que a avaliação tende a ser feita metodologicamente, interpreta-se que não há espaço para inconclusões, logo, resulta sim de uma avaliação objetiva. Contudo, não somente dessa objetividade que se é retirado um resultado, pois o indivíduo é único, então é necessário levar em conta suas vivências e o ambiente em que está inserido, não sendo mais passível de uma objetividade exclusiva, mas também de uma subjetividade indispensável.

6. Por que podemos dizer que a síntese de uma avaliação psicológica, espelha a sensibilidade de seu intérprete?

R: O retrato criado por cada profissional tende a ser único, pois demanda de uma porção de experiências compiladas de um individuo para que se possa compreendê-lo. Assim, deve-se haver certa aptidão para tal tarefa, visto que a sensibilidade e o contato são fundamentais para uma análise adequada.

7. Quais são as duas exigências metodológicas em torno das quais o conhecimento psicológico é produzido na avaliação? Explique-as e esclareça a sua correlação.

R: A exigência metodológica da positividade e a exigência metodológica da inteligibilidade. A primeira como a aptidão de discorrer a fenomenologia psicológica, as quais mesmo fazendo parte de um indivíduo, fazem parte de uma série de condutas já pontuadas; e a segunda trabalha com a acepção dessas condutas em que os fenômenos estão inseridos. Uma interage com a outra de maneira complementar, pois

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (43.9 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com