TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O segredo do sucesso

Por:   •  23/9/2015  •  Resenha  •  531 Palavras (3 Páginas)  •  464 Visualizações

Página 1 de 3

Inteligência Social – Daniel Goleman

Capítulo 19: O segredo do sucesso

No capítulo dezenove, Goleman inicia sua argumentação descrevendo os prejuízos que o desgaste (estado neural em que ondas emocionais prejudicam o funcionamento do centro executivo do cérebro) causa às pessoas, não lhes permitindo concentrar-se nem pensar com clareza implicando diretamente na tentativa de alcançar a atmosfera emocional ideal em todos os âmbitos da vida.

Este estado neural, que normalmente ocorre em momentos de estresse, prepara o organismo para a crise, acionando conexões neurais que partem da amígdala (via secundária) ao lado direito do córtex pré-frontal (o centro executivo do cérebro). À medida que o cérebro delega os processos decisórios às vias secundárias é reduzida a agilidade mental e acaba por caracterizar uma disfunção cognitiva, ou seja, é limitada capacidade para aprender, manter informações na memória de trabalho, reagir com flexibilidade e criatividade, concentrar a atenção, planejar e organizar. Além disto, a tristeza reduz os níveis de atividade no córtex pré-frontal, gerando menos pensamentos.

Para Antonio Damásio, um dos mais importantes neurocientistas do mundo, citado por Goleman, os momentos de alegria representam a “coordenação psicológica ideal e execução estável das operações da vida”. Esse cientista argumenta que os momentos de alegria além de permitirem sobreviver às dificuldades diárias, possibilitam florescer, viver bem e proporciona sensação de bem-estar. Estudos de imagem mostram que pessoas em estados alegres e positivos apresentam maior atividade na área do córtex pré-frontal (o centro da via principal), o que melhora as habilidades mentais como pensamento criativo, flexibilidade cognitiva e processamento de informações.

Para Goleman, um “U” invertido representa graficamente a relação entre os níveis de estresse e desempenho mental, como o aprendizado e a tomada de decisão. O estresse varia de acordo com o desafio: nas extremidades inferiores o tédio (baixo stress) ou ansiedade (alto stress) levam a um baixo desempenho, enquanto o ápice representa o ponto máximo do desempenho cognitivo (motivação e concentração alcançam seu pico, na interseção da dificuldade de uma tarefa e nossa capacidade de responder às expectativas para sua realização). Medos sociais prejudicam imensamente os mecanismos cerebrais do aprendizado.

Segundo o autor, o hipocampo, próximo à amígdala, é o órgão central de aprendizado e permite converter a “memória de trabalho” em uma forma de longo prazo, para armazenamento. Entretanto, o hipocampo é vulnerável à aflição emocional contínua, devido aos efeitos prejudiciais do cortisol, que efetuam uma matança dos neurônios.

As demonstrações de insatisfação de um líder utilizam o contágio emocional, o que chama a atenção para o poder surpreendente do seu tom emocional. Um líder socialmente inteligente ajuda as pessoas a se conterem e se recuperarem da aflição emocional. Um grupo coeso, com um líder seguro e que promova segurança, cria um ambiente emocional que tende a ser tão contagiante que até as pessoas muito ansiosas sentem-se relaxadas. A liderança socialmente inteligente envolve empatia, dedicação, sincronia e comprometimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (87.2 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com