TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OBSERVAÇÃO E ANÁLISE SOCIOLÓGICA REFLEXIVA DAS RELAÇÕES ENTRE A SOCIEDADE E O MEIO AMBIENTE

Por:   •  13/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.950 Palavras (8 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

CURSO DE PEDAGOGIA/ LICENCITATURA EM: MATEMÁTICA

DISCIPLINA: ASPECTOS ANTROPOLÓGICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO

PROFESSOR (A) TUTOR (A): CAMILA FRESSATTI FURLANETTO

TÍTULO DA ATIVIDADE ESTRUTURADA: OBSERVAÇÃO E ANÁLISE SOCIOLÓGICA REFLEXIVA DAS RELAÇÕES ENTRE A SOCIEDADE E O MEIO AMBIENTE.

               

               ALUNO (A) AUTOR (A) DA ATIVIDADE: CAMILA BORGES

                DATA: 15/05/2019            

INTRODUÇÃO

Neste trabalho será analisado e observado as relações entre a comunidade e o meio ambiente do Bairro Planta Deodoro da cidade de Piraquara. Será levado em consideração a opinião de alguns moradores com relação ao entendimento que possuem referente a degradação socioambiental. Se percebem esses impactos no bairro onde moram, como cidadãos o que pode ser feito para minimizar esses impactos e se a prefeitura cumpre seu papel com relação ao meio ambiente; no saneamento báisco, coleta de lixo, na fiscalizão de empresas no bairro. Como uma desemtupidora que fica localizada na avenida principal. Para embasar essa pesquisa, será utilizado alguns autores que abordam sobrem esse assunto e observações pessoais dessa localidade.

Para ser realizada essa pesquisa,  alguns moradores do bairro vão responder a 3 perguntas, colocando sua visão sobre o assunto.

Através das respostas e uma observação dessa localidade, farei uma comparação com a visão de alguns autores, que abordam sobre a importância da educação para conscientizar a sociedade, e de como a busca por riquezas tem incentivado a degradação do meio ambiente  e o que pode ser feito para que esses impatos sejam minimizados.

DEGRADAÇÃO SOCIOAMBIEAL

É fato que a sociedade atual vive um momento de grande complexidade, pois presencia inumeráveis turbulências sociais, tais como a desigualdade, a inversão de valores e a injustiça. Logo, atentamos para a necessidade de reverter esse quadro de degradação socioambiental.

Estamos vivenciando um período de crise, porque o modelo de sociedade de nosso tempo não mais se sustenta, explica e/ou resolve os problemas criados por ele próprio.

As consequências da degradação socioambiental têm colocado o mundo em alerta há bastante tempo; apesar disso, essa preocupação não significa o mesmo para todos, ainda predomina no imaginário mundial a ideia de que tal crise está baseada, exclusivamente, na exaustão e no uso incorreto dos recursos naturais.

A maior causadora da crise socioambiental é, entre outros fatores, a distribuição injusta das riquezas entre os países e as classes sociais, o que gera a desigualdade social. Além disso, a produção para atender ao consumo é o que propicia grande pressão sobre a natureza, vista como recurso, característica esta estruturante do modelo de sociedade difundido pelos países centrais do capitalismo mundial.

Na maioria das vezes a sociedade acretida que a maior causa da degradação ambiental é culpa das grandes empresas que poluem as cidades, mas esquecem que a população tem uma grande parcela nessa culpa. Pois, o fato de não separar lixo reciclável, do consumo em excesso, da falta de cosciência com as pequenas coisas, também causa um grande impacto no meio ambinte.

Por exemplo não reciclar o lixo, causa um aumento grande na quantidade de lixo que vai para os aterros, que acabam sendo queimados liberando poluentes pelo ar. Muitos coletores que trabalham nesses locais que recebem o lixo das cidades, dependem desses materiais recicláveis para sua subsistência. E tudo gera um ciclo, pois as empresas podem reutilzar esses materias para criar novos, não precisando retirar da própria natureza.

Pensando nisso, fazendo uma observação do bairro e analisando esses aspectos citados anteriormente percebi que embora o bairro seja limpo, não há uma preocupação da parte dos moradores com relação a separação do lixo, mesmo que tenha a coleta 3 vezes na semana. Acaba que na maioria das vezes os moradores não se preocupam com essa separação.

Outro ponto, na avenida principal, possui uma empresa de banheiros quimicos e desemtupidora, onde toda a limpeza dos banheiros e caminhões acontecem nesse local, na maioria dos dias, o mal cheiro entra pelo encanamento da casas, além do mal cheiro, pode ser transmetidos doenças para a população.

O moradores já reclamaram com a prefeitura, mas nunca houve uma fiscalização com relação a esse problema. Sem contar quem algumas ruas do bairro não possui nem saneamento básico.

Tomando como base esses 3 fatores negativos, entrevistei alguns moradores para saber o que pensam sobre essas questões. Onde responderam a 3 perguntas.

O que você entende por degradação socio ambietal? Acha que como cidadãos temos relação com esse problema ou acredita que é algo maior, que as empresas e os orgãos públicos que precisam se preocupar?

Levando em considereção o bairro que mora, o que acha sobre o saneamento básico, a coleta de lixo, com relação a pessoas do bairro, existe uma preocupação por parte dos moradores com relação ao lixo reciclável e não reciclavél? E a empresa de banheiros quimicos  e desemtupidora que fica na avenida principal do bairro, acha que causa algum efeito negativo para os moradores?

Qual a medida que a prefeitura e cada pessoa pode estar tomando para que tenha responsabilidade com o meio ambiente e minimize de alguma forma esses impactos causados?

ANÁLISE DAS RESPOSTAS: FORAM ENTREVISTADOS 3 MORADORES.

Morador 1: “a degradação socio ambiental é tudo que faz uma alteração negativa no ecossistema.  E como vivemos em sociedade, todos tem responsabilidade sobre o meio ambiente, esse peso não deve ser colocado somente nas empresas públicas e privadas, é um dever de todos”.

“Com relação ao trabalho da prefeitura referente a coleta de lixo, saneamento básico e fiscalização.  A Coleta de lixo tem sido feita semanalmente, mas ainda a falha no sistema, pois o bairro tem algumas ruas que ainda não possui saneamento básico, prejudicando diretamente os moradores. E falta uma fiscalização direta para essa empresa que trabalha com banheiro quimicos, pois prejudica os moradores que moram perto, causando mal cheiro, riscos de doenças, transmitida por baratas, ratos, pelo ar, barulho excessivo de madrugada. A Prefeitura tem acertado em alguns aspectos e falhado em outros”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)   pdf (83.6 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com