TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OBSERVAÇÃO E ANÁLISE SOCIOLÓGICA REFLEXIVA DAS RELAÇÕES ENTRE A SOCIEDADE E O MEIO AMBIENTE

Por:   •  29/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  731 Palavras (3 Páginas)  •  628 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

CURSO LICENCITATURA EM LETRAS/INGLÊS

DISCIPLINA: ASPECTOS ANTROPOLÓGICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO

PROFESSORA: ANTONIO BONANOMI NETO

TÍTULO DA ATIVIDADEESTRUTURADA: OBSERVAÇÃO E ANÁLISE SOCIOLÓGICA REFLEXIVA DAS RELAÇÕES

ENTRE A SOCIEDADE E O MEIO AMBIENTE.

ALUNO (A): ARIADNE LAÍS NUNES DE MORAES

DATA: 06/10/2018

INTRODUÇÃO:

A presente pesquisa consiste numa tentativa de compreender de que forma o desenvolvimento social e econômico da minha cidade Corumbá /MS está vinculado às mudanças ambientais que este local vem sofrendo nos últimos anos. Estamos no coração do pantanal Ao longo de décadas assistimos a um crescente desenvolvimento do espaço físico. Condomínios residenciais e comerciais, obras relacionadas aos projetos visando à melhoria e extensão da nossa pequena cidade do interior do Mato Grosso do Sul. O que será aqui apresentado não é sobre essa expansão em si, mas a maneira como ela está sendo feita e o porquê se está sendo feita.

DESENVOLVIMENTO:

Para o desenvolvimento deste trabalho teve-se como meta a análise dos impactos ambientais. Através de pesquisas na web e utilizando-se de vários artigos, documentos e fotos históricas nela encontrados, bem como através de observações de campo, podemos facilmente identificar e delimitar todas as modificações na área urbana. Corumbá obtinha um dos portos mais importantes da América Latina, tinha e ainda tem um pantanal lindo e um rio maravilhoso o qual nos banha com sua grandeza o Rio Paraguai. Víamos muitas casas ribeirinhas de alta perigolizadade não apenas para as pessoas como também para o pantanal. Observa-se também que a atenção à melhoria de problemas ambientais, tanto antigos como novos, tem sido mínima, como pouco investimento na implementação e reestruturação de sistemas de saneamento básico, resoluções dos problemas de mobilidade urbana e propagação das condições de habitação em áreas de risco ambiental.

A cidade te uma necessidade natural de crescimento, e geograficamente Corumbá é rodeada por morros e é a 3º maior cidade do estado do Mato Grosso do Sul, porem a maior parte de sua extensão é alagada e não da para crescer por cima do nosso Rio.  Com isso temos um grande crescimento de casebres a casas de luxos nos morros da cidade. A nossa maior fonte de emprego depois do Agro são as mineradoras, temos nossos morros cheios de bauxita, minério de ferro e manganês etc...

Os minérios, tanto metálicos como não-metálicos, são utilizados, como é sabido, em uma infinidade de produtos humanos, da construção civil a bens industriais. Poucas pessoas se dão conta dos seus extraordinários impactos ambientais. O máximo que a maioria das pessoas já viu foram as pedreiras urbanas porem aqui em Corumbá temos contatos diretos e os feitos positivos e negativos A mineração consome volumes extraordinários de água: na pesquisa mineral (sondas rotativas e amostragens), na lavra (desmonte hidráulico, bombeamento de água de minas subterrâneas etc), no beneficiamento (britagem, moagem, flotação, lixiviação etc), no transporte por mineroduto e na infraestrutura (pessoal, laboratórios etc). Há casos em que é necessário o rebaixamento do lençol freático para o desenvolvimento da lavra. Brasil, a participação da mineração na poluição total é possivelmente maior, em função da posição relativa dessa atividade na produção econômica nacional e de uma fiscalização mais frouxa. Quem desejar mesmo ver o intenso grau de degradação ambiental causado por minas de ferro basta vir as áreas de exploração das mineradoras aqui em Corumbá.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (74.3 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com