TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OBSERVAÇÃO E ANALISE SOCIOLÓGICA REFLEXIVA DAS RELAÇÕES ENTRE A SOCIEDADE E O MEIO AMBIENTE

Por:   •  14/11/2019  •  Relatório de pesquisa  •  903 Palavras (4 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 4

1. INTRODUÇÃO

Sustentabilidade, cuidados com o meio ambiente e preservação ambiental, são temas que tem se tornado frequentes em debates nos meios políticos e sociais. Mas talvez, a grande pergunta que deveria ser feita por cada indivíduo, fosse: “- O que eu estou fazendo para mudar meus próprios conceitos de cuidado com o lugar onde eu convivo diariamente?”

A grande maioria dos seres humanos tem por habito culpar outrem por suas fragilidades, e claro, o cuidado com o meio ambiente não fica fora dessa culpa agregada. É comum culpar os governantes, que de fato tem uma grande parcela de responsabilidade em todos os processos de desenvolvimento e cuidado com a sociedade, mas creio também que grande parte da responsabilidade (culpa, se assim podemos chamar) da degradação ambiental, se da por despreocupação da sociedade local.

Foi observado na região central e bairros próximos à cidade de Santo André, localizada na região do Grande ABC, a despreocupação por uma grande parte dos municipes com o cuidado ambiental do local onde se mora, estuda e/ou trabalha.

O presente texto tem, portanto, o objetivo de refletir sobre as degradações ambientais atuais observadas de pontos da cidade de Santo André, causadas pelo descaso dos próprios moradores, agregado com o consumo desenfreado de produtos de baixo teor reciclável, e o desconhecimento do descarte correto do lixo gerado. O texto também possui uma história vivida por uma moradora antiga da cidade, assim como fotos antigas e atuais disponibilizadas na internet, reporta também a importância da educação e da arte no processo de desmarginalização da sociedade e na educação dos estudantes das escolas de educação infantil e básica.

2. O IMPERCEPTIVEL SENTIDO

Sabemos, embora pouco reflitamos a respeito, que o consumismo desenfreado tem se tornado cada vez mais, um vilão eficiente na destruição de nossa cidade e dos recursos naturais de nosso planeta como um todo, de acordo com o texto intitulado: DEGRADAÇÃO DA SUPERFÍCIE TERRESTRE AMEAÇA LEVAR O PLANETA À EXTINÇÃO do site www.medium.com “ Somente 25% da superfície terrestre conserva-se livre dos impactos causados pela ação do homem. Este índice de destruição dos solos deve aumentar ainda mais, podendo chegar até 85% em 2050, segundo a Plataforma Intergovernamental sobre Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (IPBES).

Um alerta do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), destaca entre as regiões mais ameaçadas as florestas da América Latina, da Ásia e da África Subsaariana."O mundo nunca havia experimentado uma redução tão acentuada dos serviços e funções dos ecossistemas terrestres como nos últimos 50 anos. As florestas e zonas úmidas estão sendo convertidas em terrenos agrícolas para alimentar a crescente população", afirma Achem Steiner, diretor executivo do Pnuma.”. Fica, portanto, um alerta geral a toda a população sobre o cuidado que devemos ter com o nosso planeta e um ponto de reflexão sobre a influencias das nossas “pequenas, porém gigantescas” atitudes.

Durante toda a extensão da cidade de Santo André, é possível visualizar o Rio Tamanduateí, o maior córrego a céu aberto do ABC, mas nem sempre foi assim, de acordo com a moradora Zilda Rodrigues Pedro, sua avó materna, de acordo com sua mãe, contava histórias de quando o Rio ainda era tão limpo que ser era comum ver lavadeiras a beira do rio lavando suas roupas e as pondo para quarar, inclusive sua avó era uma dessas lavadeiras e carregava sua mãe ainda pequena às margens do rio.

Em meados dos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (40.5 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com