TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS CUIDADOS PSICOLÓGICOS COM A FORMAÇÃO DE NOVOS TALENTOS

Por:   •  13/12/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.212 Palavras (9 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2]

SAMANTA MACHADO VELEDA

VICTORIA PEREIRA ANTUNES

        

CUIDADOS PSICOLÓGICOS COM A FORMAÇÃO DE NOVOS TALENTOS

Pesquisa apresentada à disciplina de Psicologia do Esporte do curso de Psicologia e Educação Física da Universidade La Salle - Unilasalle.

Prof. José Rogerio Vidal

CANOAS, 2017.

SUMARIO

1 INTRODUÇÃO..............................................................................................................3

2 INICIAÇÃO ESPORTIVA, DESAFIOS E OBJETIVOS...............................................4

3 CUIDADOS PSICOLOGICOS COM A FORMAÇÃO DE NOVOS TALENTOS.......5

CONSIDERAÇÕES FINAIS..........................................................................................9

REFERÊNCIAS ............................................................................................................10

1 INTRODUÇÃO

Psicologia do Esporte é a ciência, que estuda os comportamentos de pessoas envolvidas no contexto esportivo e de exercício físico. O objetivo do psicólogo do esporte é entender como os fatores psicológicos influenciam o desempenho físico e compreender como a participação nessas atividades afeta o desenvolvimento emocional, a saúde e o bem-estar de uma pessoa nesse ambiente. (RUBIO,2007).

Desta forma é visto que o profissional responsável pela iniciação esportiva deve ter formação acadêmica e o devido cuidado para que este esporte não seja excludente, procurando adaptar o nível de atividade, de acordo com o estágio de desenvolvimento do aprendiz.

Sobre a questão familiar vários estudos apontam o papel fundamental que os pais podem exercer durante os anos iniciais de experimentação na prática esportiva. Afinal, quando se é dado o devido apoio na infância, de forma adequada, as atividades tornam-se prazerosas, enriquecendo as vivências esportivas e influenciando a permanência no esporte (Côté, 1999)

A atuação da família torna a experiência esportiva mais positiva e agradável, deve-se priorizar objetivos educacionais, lazer socialização, acompanhando e dando apoio, estes poderão efetivamente fazer a diferença, investindo numa melhor formação, maior envolvimento do individuo com o esporte e a incorporação de uma atividade saudável em sua vida, de uma forma prazerosa e confortável (Filgueira e Schwartz, 2007).

O aluno segundo Arena e Böhme (2000), as atividades esportivas podem contribuir para um desenvolvimento bio-psicosocial harmonioso da criança e do adolescente nos diferentes períodos etários, mas tal fato indica a necessidade de se estudar como as crianças estão sendo iniciadas, bem como se a forma utilizada é correta e coerente com suas condições, características e necessidades, correspondendo ou não ao seu estágio de desenvolvimento.

O objetivo é compreender a relação entre pais, filhos e técnicos focado no processo de iniciação esportiva visando o cuidado psicológico nesta etapa. É complexo, envolve expectativas e estímulos, sucessos e insucessos. A psicologia do esporte participa deste processo a fim de promover um desenvolvimento psicológico saudável para minimizar os efeitos negativos desta fase.

2 INICIAÇÃO ESPORTIVA, DESAFIOS E OBJETIVOS

De acordo com Oliveira & Paes (2004) a fase de Iniciação Esportiva I corresponde da 1.ª à 4.ª séries do ensino fundamental, atendendo crianças com idades entre 7 e 10 anos. O envolvimento das crianças nas atividades desportivas deve ter caráter lúdico, participativo e alegre, a fim de oportunizar o ensino das técnicas desportivas, estimulando o pensamento tático. Todas as crianças devem ter a possibilidade de acesso aos princípios educativos dos jogos e brincadeiras, influenciando positivamente o processo ensino-aprendizagem.

A fase de iniciação esportiva II é marcada pela aprendizagem de várias modalidades esportivas, atendendo crianças e adolescentes da 5ª à 7ª séries do ensino fundamental, com idades aproximadas de 11 a 13 anos, inicia-se o desenvolvimento esportivo. A III é a fase que corresponde à faixa etária aproximada de 13 a 14 anos, focando –se na automatização e no refinamento dos conteúdos aprendidos anteriormente.

Destacamos que a busca pela participação em jogos de competição deve ser feita espontaneamente por crianças e adolescentes. Competindo, estas terão oportunidades para avaliar ou testar suas capacidades e habilidades.

Proporcionar à criança uma experiência esportiva mais positiva é de fundamental importância, pois a prática de uma atividade física ajuda no desenvolvimento de habilidades físicas e motoras, aumenta a autoconfiança e ainda contribui para uma vida mais saudável (Souza e Silva, 2002).

3 CUIDADOS PSICOLOGICOS COM A FORMAÇÃO DE NOVOS TALENTOS

A iniciação esportiva pode ser definida como o momento em que o jovem ou criança começa a prática sistemática de um ou mais esportes. O desempenho de atleta caracteriza-se pela combinação de muitos fatores, dos quais se destacam a preparação física, a preparação técnico/tática e a preparação psicológica.

A preparação psicológica é um instrumental eficiente para trabalhar o atleta, em nível psíquico, para o enfrentamento de situações estressantes do ambiente esportivo e utilizar dessa estrutura pessoal para a obtenção de seu potencial máximo na competição. Ela pode incluir modificação de processos e estados psíquicos como pensamento, motivação, emoção, percepção e estados de humor, componentes das bases psíquicas da regulação do movimento.

O tipo de treinamento psicológico que é utilizado no esporte varia muito e as habilidades mentais e atributos psicológicos que geralmente são trabalhados com atletas de alto rendimento são: aumento de autoconfiança, atenção e concentração, organização de objetivos, autocontrole da ativação e relaxamento, utilização de visualização e imagem, estratégias de rotinas e competitividade, elevação de motivação e comprometimento.

Os aspectos psicológicos são, sem dúvida, um dos principais componentes da preparação do atleta e eles abrangem uma série de fatores que, combinados, podem influenciar negativa ou positivamente no seu desempenho.

Para Francke (2009), os profissionais que trabalham na iniciação esportiva devem saber que estão lidando com jovens em constante desenvolvimento tanto físico como mental, e este crescimento não ocorre de forma homogênea no ser humano e, por tanto, o instrutor deve ter um conhecimento nesta área para que saibam as causas, as consequências e os resultados de trabalhos corretos ou incorretos podem gerar na formação destes jovens.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)   pdf (210.1 Kb)   docx (106.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com