TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS NEURÔNIOS DE ESPELHAMENTO E A AQUISIÇÃO DO CONHECIMENTO NA PRIMEIRA INFÂNCIA

Por:   •  21/3/2019  •  Projeto de pesquisa  •  597 Palavras (3 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 3

OS NEURÔNIOS DE ESPELHAMENTO E A AQUISIÇÃO DO CONHECIMENTO NA PRIMEIRA INFÂNCIA

                                                                  SECUNDINO, Francisco Karyvaldo Magalhães

1 NOME

  • Francisco Karyvaldo Magalhães Secundino

2 TÍTULO

  • Os neurônios de espelhamento e a aquisição do conhecimento na primeira infância.

3 TEMA

  • A funcionalidade dos neurônios de espelhamento no processo do conhecimento, tendo como base o estímulo do comportamento empático nos primeiros seis anos de vida.

4 PROBLEMA

  • Como os neurônios de espelhamento influenciam na aquisição do conhecimento através da empatia nos primeiros anos de vida da criança?

5 JUSTIFICATIVA

        Durante a realização da pesquisa, um dos passos de grande relevância é a metodologia a ser abordada, uma vez que consiste no “caminho do pensamento e a prática exercida na abordagem da realidade”, como assevera Minayo (2011).

        No referido estudo optar-se-á pelas pesquisas de natureza exploratória e descritiva uma vez que estarão diretamente relacionadas com a abordagem do tema em destaque e o levantamento das variadas áreas científicas que coadunam para a realização da mesma. Deste modo, as “pesquisas exploratórias serão desenvolvidas com o objetivo de proporcionar visão geral, de tipo aproximado, acerca de determinado fato”, segundo Lakatos (2011). Ainda de acordo com o cárater descritivo da pesquisa, o mesmo se dará principalmente em respeito ao seu objeto geral, em descrever de forma fidedigna a população, fenômeno ou relações estabelecidas, sendo significativo o uso de técnicas de coleta de dados padronizados. Este trabalho será realizado por uma linha bibliográfica e de análise qualitativa, uma vez que a pesquisa bibliográfica preza pelo levantamento da bibliografia já publicada, tendo como finalidade colocar o pesquisador em contato direto com o material escrito sobre um determinado assunto.

6 OBJETIVO PRINCIPAL

  • Estudar a funcionalidade dos neurônios de espelhamento e sua aplicabilidade na aquisição do conhecimento na primeira infância.

8 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Conhecer os aspectos neurológicos, sociais e emocionais dos neurônios de espelhamento na primeira infância;
  • Apresentar os achados acerca dos neurônios de espelhamento nos processos de aprendizagem da criança;
  • Identificar a relevância dos nêuronios de espelhamento na interação social e no processo de formação do conhecimento nessa etapa de desenvolvimento da criança;
  • Estudar a empatia, a fim de entender sua relevância na construção do conhecimento do indivíduo desde tenra idade.

9 MÉTODOS 

        Os métodos de pesquisa utilizados foram livros, sites e bancos de dados como por exemplo o Google Acadêmico, SCIELO (Scientific Eletronic Library Online), dentre outras. Sendo realizada a seleção dos artigos e periódicos científicos, livros físicos e digitais. Como palavras-chave foram utilizadas “neurônios de espelhamento”, “empatia” e “aquisição do conhecimento”.

10 INSTRUMENTOS 

        Os intrumentos utilizados para fundamentar a pesquisa em questão serão: levantamentos bibliográficos em artigos, periódicos, livros físicos, livros digitais e coleta de dados padronizados e equiparados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (79.8 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com