TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS TESTES PSICOLÓGICOS

Por:   •  16/5/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  754 Palavras (4 Páginas)  •  591 Visualizações

Página 1 de 4

OS TESTES PSICOLÓGICOS

 Os testes  são instrumentos psicólogicos , utilizados como medidas de desempenho e que avaliam o comportamento no que diz respeito à aptidão e diferenças individuais  das pessoas afim de  se ter uma previsão de potencial futuro destas  e tem como características, a predição, a validade e precisão.(Chiavenato,2010).

TESTE PALOGRÁFICO:

O teste Palográfico foi desenvolvido por Salvador Milá. A aplicação do teste Palográfico,  pode ser feita  de forma  individual ou coletiva, gastando um tempo de  no máximo 15 minutos,  levando em consideração o rapport,  momento inicial  a que antecede a aplicação do teste, que é o treinamento e a aplicação do teste em sí. . Pode ser usado com adolescentes e adultos. Esse instrumento psicológico  avalia a personalidade através daexpressão gráfica do candidato( a personalidade revela-se a partir da qualidade da grafia) congruência  entre os movimentos expressivos, traços e disposições da personalidade. O teste Palográfico é expressivo . Não intencional. Reflete estrutura mais profunda da personalidade. (Alves & Esteves, 2009).

  De acordo  com Alves & Esteves (2009) a  avaliação do Palográfico é  o conjunto de medidas qualitativas e quantitativas. Nas medidas qualitativas,  avalia-se o simbolismo do campo gráfico, de maneira que,  o papel representa o mundo e cada movimento feito (palo) representa o comportamento do indivíduo no mundo. Estão ligados aos aspectos qualitativos da avaliação intelectualidade, impulsos, extroversão, introversão, estabilidade emocional, relacionamento interpessoal, fixações e relações consigo mesmo e com o passado, onde se ampara  a identificação de traços de personalidade. Já os aspectos quantitativos estão voltados à análise de produtividade, qualidade e ritmo na produção dos palos, podendo ser possível avaliar o rendimento da pessoa, ao longo da execução de um trabalho.

TESTE DE  ATENÇÃO CONCENTRADA:  AC

O Teste da atenção concentrada (AC) é um instrumento psicológico,   de grande valor ,  possui a capacidade de  avaliar quantitativamente a atenção concentrada e sustentada do candidato, no trabalho realizado durante um período determinado;  podendo ser aplicado em Adolescentes e adultos, com escolaridade a partir do ensino fundamental  de forma individual ou coletiva, com limite de tempo.  (Cambraia, 2009).

O Teste AC é um teste simples de se realizar, com  fácilidade  compreensão, rápida aplicação e correção e avalia de forma prática, a atenção concentrada. O material básico utilizado é um lápis ou caneta esferográfica e a folha de resposta. A sua versão atual conta com duas variáveis importantes: a orientação espacial e a cor. Há três estímulos estilizados (símbolos), a partir de um triângulo com a ponta em flecha e se apresenta com três posições e cores diferentes. Ele permite avaliar erros cometidos por ação e por omissões, chegando-se a um resultado bruto, o qual é classificado por meio das normas e percentil .
 

TESTE  G 36

Sua construção teve como base o Teste de Matrizes Progressivas de Raven (Raven, Raven, & Court, 1991), conforme informa seu manual  e avalia o fator G da inteligência, inteligencia não verbal.

Foi construído por Boccalandro (2003). É composto por 40 itens contidos num caderno, sendo a folha de respostas apresentada separadamente. Há seis alternativas de respostas para cada questão e o escore máximo é de 36 pontos, sendo aplicação individual ou coletiva, com 30 minutos ou tempo livre, dependendo da finalidade e para publico alvo de adolescentes e ou adultos com escolaridade a partir do ensino médio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (94 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com