TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Organizacional

Por:   •  23/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  6.635 Palavras (27 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 27
  1. INTRODUÇÃO

A psicologia organizacional é um campo de atuação interdisciplinar cujo objetivo é compreender os fenômenos organizacionais que surgem em torno de questões referentes ao bem-estar do indivíduo, considerando que as organizações são sistemas sociais complexos (CAMPOS; DUARTE; CEZAR; PEREIRA, 2011). Sendo que a organização é a união de pessoas, ideias, ideologias e recursos para atingir objetivos, podemos atuar no comportamento humano no âmbito das relações das pessoas com as organizações através da compreensão dos fenômenos psicológicos.

Neste trabalho tivemos por objetivo examinar as relações de trabalho na organização sob o olhar da psicologia organizacional, tendo como foco uma pequena empresa que produz caixas de correio, localizada na cidade de Jacareí. Procuramos esclarecer conceitos estudados nas aulas de Comportamento Humano nas Organizações, mediante a correlações com as observações realizadas e as informações obtidas pela entrevista com o gestor da organização.

A iniciativa do presente trabalho foi conhecer os fundamentos básicos do comportamento humano na interação da própria organização. Analisando o surgimento da empresa, as relações de trabalho entre os gestores e funcionários no cotidiano da empresa, a eficiência dessa organização que desenvolveu aos poucos com a ideia brilhante de se adaptar as novas tecnologias e as necessidades da população e a qualidade do serviço.

Outros itens importantes e que foram levados em conta foram aspectos essenciais dos processos individuais nas organizações. Sendo eles, entender o comportamento individual nas organizações, discorrer sobre a natureza psicológica das pessoas, elementos da personalidade, atitudes individuais processos de percepção e criatividade, e embora pareça complicado inserir o funcionário nessa organização que vive em constantes mudanças.

A empresa visitada e utilizada como base para elaboração do presente trabalho, visa um trabalho mais inovador na fabricação de caixas de correio, que presa principalmente um produto diferenciado e exclusivo, desenvolvido com qualidade e reconhecido no mercado nacional e internacional. A empresa fundada desde 1989 por dois irmãos que se tornaram sócios, iniciou sua produção produzindo somente panelas em fundição de alumínio e gradualmente com o tempo foi se adequando as necessidades dos seus clientes, aperfeiçoando a fabricação e desenvolvimento de novos produtos, aprimorando na fabricação da caixa de correio no modelo clássico deixando de produzir panelas e expandindo seus negócios neste novo ramo. Esse foi o grande intuito do estabelecimento realizar seu trabalho em busca de melhoria tanto dos seus produtos fornecidos para outros campos quanto à qualidade do serviço de seus funcionários pelo bom atendimento, assistência técnica e pós venda.

Investindo nesse novo ramo e procurando sempre aprimoramento no desenvolvimento do produto, as caixas fabricadas em alumínio fundido adquiriram uma maior durabilidade e consistência, tendo por natureza um material não corrosivo. Agregando aos seus produtos, um acabamento diferenciado, a pintura eletrostática destaca-se um grande padrão de qualidade, bom gosto, arte e requinte expandindo seus negócios neste novo ramo. Essa nova ideia resultou num forte crescimento da empresa no mercado de fornecimento a grandes clientes brasileiros, que levou a ganhar mais clientes nacionais e agora também clientes internacionais, esse fator contribuiu para um projeto de construção de uma nova fábrica de maior capacidade de produção. Mesmo avançando a nova instalação fabril, com maior capacidade produtiva, a empresa continuou com o mesmo intuito no desenvolvimento produtivo, investindo em tecnologia no sistema de fundição, aumentando a capacidade, reduzindo esforços manuais e implantação de sistemas de gestão administrativas mais completas e eficazes, e a preservação ambiental realizando excelente trabalho nesta área.

A visita a organização foi de extrema importância para o desenvolvimento do trabalho, é com base em seus processos de produção e de gestão, que vamos relacionar a pratica com o conteúdo estudado. Dessa forma conseguimos notoriamente perceber a interação do comportamento humano na organização e as teorias que baseiam as técnicas utilizadas no meio organizacional.


MÉTODO

Analisamos cuidadosamente as características e as particularidades da empresa abordada e inserida num contexto do comportamento organizacional, observamos os detalhes de cada setor considerado fundamental para realização das tarefas, a fim de incluir informações necessárias e importantes do gerenciamento.

Primeiramente entramos em contato com a organização, para a possibilidade de algumas entrevistas com o gestor e observações dos processos, propondo a disponibilidade de acessar informações sobre a empresa, com o intuito de aprimorarmos os conteúdos passados nesse semestre da matéria de Comportamento Humano nas Organizações.

Todas as observações, anotações e gravações (áudio e imagem) foram feitas de acordo com a permissão dos responsáveis da empresa, após terem lido e assinado o Termo de Consentimento, os quais estavam cientes que tais informações só seriam utilizadas de modo sigiloso com o objetivo de um trabalho acadêmico, sendo assim foi realizada a análise de tudo que considerássemos importante dentro do estabelecimento e que pudesse contribuir para a construção do presente trabalho.

As observações e entrevista foram realizadas na empresa em apenas uma visita. No período de permanência na organização, que totalizou 3 horas e 45 minutos, foram realizadas primeiramente as perguntas que estavam dispostos no questionário para a realização da tarefa, disponibilizado pela professora que ministra a matéria, ao gestor, o qual é gerente financeiro da empresa, como exposto a cima, a entrevista foi gravada com autorização, para que posteriormente pudesse ser transcrita na integra, fornecendo assim material para a elaboração do trabalho.

Ao findar a aplicação do questionário, foi realizada um passeio pela organização, a fim de conhecermos o espaço físico em geral e como se dá a execução de todas as atividades desenvolvidas pela empresa. Nesse processo de observação o gestor nos acompanhou e deu todo o suporte e informações necessárias para compreender o fluxo dos processos. O grupo foi tomando nota das observações anotando os aspectos importantes e também gravando para posterior análise.

Após realizadas as observações e entrevistas, o material coletado foi transcrito para a realização da análise, para a elaboração do trabalho também contamos com algumas matérias sobre a história da organização e seu sistema de gestão que foram disponibilizados pelo gestor, tais dados serão agora expostos e discutidos com base no conhecimento teórico adquirido no decorrer do semestre.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43.6 Kb)   pdf (201.3 Kb)   docx (31.6 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com