TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Aspectos do Desenvolvimento Motor

Por:   •  16/9/2018  •  Abstract  •  704 Palavras (3 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 3

Aspectos do desenvolvimento motor:

O desenvolvimento motor do bebê se da já nos primeiros dias de vida, com o abrir e fechar das mãos a capacidade de apertar algo que é encostado em sua mão. As habilidades motoras adquiridas pelo bebê o preparam para a próxima, o ato de aprender a controlar a cabeça vai preparando e desenvolvendo a estrutura do pescoço e do tronco. O controle das mãos vai preparando o bebê para que ele comece a interagir com o ambiente de forma autônoma, nos primeiros meses ele agarra objetos pequenos com o controle motor extremamente primário, consegue trocar o objeto de mão, consegue segurar objetos pequenos quando colocados na sua mão. A partir dos sete meses desenvolve a habilidade de pinça, consegue recolher pequenos objetos, aos quinze constrói pequenas torres utilizando cubos e a partir dos três anos consegue desenhar círculos. Quanto a locomoção o inicio se dá com o ato de rolar, com a maturidade da estrutura do pescoço e tronco o bebê começa a sentar-se sem apoio e a partir dos seis meses se desloca por conta própria, se arrastando em um movimento de pré-engatinhar. A partir dos sete meses desenvolve a estrutura dos membros inferiores, ficando de pé com auxilio e a partir dos dez meses começa a engatinhar. Com a habilidade de ficar de pé já desenvolvida o bebê começa a ficar em pé sem apoio e a dar os primeiros passos sem ajuda, a partir de um ano ele já caminha bem.

Desenvolvimento cognitivo:

O desenvolvimento cognitivo é o período onde o bebê começa a ter uma identificação de si como individuo e também começa a perceber a sua capacidade de interação com o ambiente, através de atividades motoras e “brincadeiras”. Neste estagio o bebê desenvolve o interesse por objetos, cores e texturas, praticamente tudo lhe chama a atenção. Começa também a desenvolver o raciocínio lógico, usando em um primeiro momento o choro para comunicar-se e a medida que amadurece, desenvolve a comunicação mais elaborada como o balbuciar, apontar e nomear pessoas e objetos. Ele passa a demonstrar suas vontades e necessidades através da comunicação e a entender como interagir com o ambiente através da comunicação. O desenvolvimento acontece pelo método de tentativa e erro, o bebê testa o ambiente quando ele chora e tem atenção, fica então associado o ato de chorar a presença da atenção que ele quer. À medida que sua capacidade cognitiva vai amadurecendo ele desenvolve novas formas de obter o que quer. Outra forma de interação com o ambiente é a física, o bebê é movido pela curiosidade, tudo chama a atenção dele, a medida que ele vai desenvolvendo a capacidade de se locomover maior é a sua interação e maior o desenvolvimento cognitivo, a partir daí ele começa a resolver pequenos problemas como descobrir a forma de abrir uma gaveta, como alcançar um objeto, a jogar um objeto para chamar a atenção.    

                                   

   

Passa de um ser que responde por reflexo e comportamentos aleatórios para uma criança orientada para uma meta ♣ Seis subestágios, que fluem de um para o outro na medida em que os esquemas do bebê – seus padrões de pensamento e comportamento – se tornam mais elaborados ♣ Nos cinco primeiros subestágios, o bebê aprende a coordenar os dados provenientes dos sentidos bem como organizar suas atividades em relação ao ambiente ♣ No último subestágio, o bebê evolui da tentativa e erro para o uso de símbolos e conceitos para resolver problemas simples ♣ Formação das estruturas sensório-motoras: ♣ Exercício dos reflexos (até 1 mês, em média) ♣ Primeiras adaptações adquiridas e reações circulares primárias (1 a 4 meses) ♣ Reações circulares secundárias: processos para fazer durar os espetáculos interessantes (4 a 8-9 meses) ♣ Coordenação dos esquemas secundários e sua aplicação a situações novas (8-9 a 11-12 meses) ♣ Reações circulares terciárias e a descoberta dos meios novos por experimentação ativa (11-12 a 18 meses) ♣ Invenção de meios novos por combinação mental (18 a 24 meses)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (112.4 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com