TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Comportamentos Inadequados de Uma Criança Autista

Por:   •  5/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  340 Palavras (2 Páginas)  •  346 Visualizações

Página 1 de 2

FACULDADE ANHAGUERA DE CAMPINAS

UNIDADE 3

O objetivo do trabalho apresentado foi identificar os comportamentos inadequados de uma criança autista,do sexo feminino,com 8 anos de idade, chamada apenas de (M) ,além de identificar o comportamento, buscou-se ajustar esse comportamento, basicamente modelar as ações inadequadas da crianças , o comportamento a ser modelado no projeto foi indicado pela família de (M) e classificado como “birras”. O objetivo era fazer com que ela passasse a exercer o brincar funcional e diminuísse a freqüência de comportamentos inadequados.

Buscou-se ensinar um novo comportamento usando aproximações sucessivas e reforços diferenciais. O reforço utilizado pela pesquisadora durante o projeto foi um jogo de quebra-cabeça,considerado um brinquedo que (M) gostava e que foi utilizado como agradecimento pelo comportamento adequado,para que a criança lembrasse que o comportamento emitido era correto. A pesquisadora utilizou o jogo da memória como ferramenta para executar o projeto,ensinou a (M) as regras e passou a jogar com ela.

O método utilizado no projeto teve como base o ABA (Analise Aplicada do Comportamento). .No inicio do projeto a criança apresentava comportamentos inadequados denominados como birra,nos momentos que eles aconteciam a pesquisadora os ignorava , não voltava sua atenção para (M) e, retirava os brinquedos que estavam a sua disposição.

O comportamento adequado foi repetido por diversas vezes até que (M) aprendesse as regras do jogo e as executasse e demonstrasse uma resposta correta. Após varias sessões a pesquisadora foi introduzindo um grau de dificuldade maior e fez com que a criança se relacionasse com outras crianças não portadoras de autismo.

Os resultados obtidos no final do projeto foram significativos , uma vez que (M) diminuiu o comportamento inadequado, compreendeu as regras do jogo, interagiu com a pesquisadora e com outras crianças exposta a ela durante o projeto para realizarem o brincar funcional.

O projeto nos mostrou que crianças autistas possuem a capacidade de aprender novos comportamentos, novas regras, como as do jogo exposta a ela e que podem possuir bom convívio com os demais, assim então alcançar seu devido espaço e ser inserido na sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (52 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com