TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Problemas Sociais

Por:   •  24/6/2019  •  Dissertação  •  587 Palavras (3 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 3

Problema social é uma condição, que está presente dentro de uma sociedade organizada, que não funciona como deveria. Ou seja, uma definição do que é problema social vai sempre depender do ambiente que se encontra, o cenário, e das características individuais de cada uma dessas formações sociais. Assim, associamos ao negócio social que são empresas com a única missão de solucionar problemas sociais; são autossustentáveis financeiramente.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2025 existirão 1,2 bilhões de pessoas com mais de 60 anos, ou seja, o grupo de idosos apresenta maior tendência de crescimento. Uma grande parte da nossa população que sofre exclusões no âmbito familiar e social está aumentando, e hoje, como daqui a alguns anos, serão necessários meios para buscar uma melhor qualidade de vida.

Embora o envelhecimento seja um processo natural, e não necessariamente seja um sinônimo de velhice ou incapacidade, a exclusão permanece acontecendo. De acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), a quantidade de familiares que antigamente cuidava dos mais velhos diminuiu. E com isso, o número de idosos em asilos e lares aumenta cada vez mais. Quando o idoso se encontra com algum dano físico ou mental, eles possuem mais chances de serem deixados nesses lares. E vale a pena lembrar, que a população de rua também envelhece, e sendo assim, idosos também vivem na rua.

Quando deixados nos asilos, alguns recebem visitas dos familiares, outros vão recebendo visita de tempo em tempo, e alguns nem são mais visitados. E isso acaba desencadeando sofrimento, depressão e outros problemas psíquicos. Os idosos perdem a vontade de fazer as coisas, de se relacionarem. E por meio do nosso projetos, almejamos melhorar a qualidade de vida e o bem estar dos mesmos.

De início, planejamos conversas, desenhos e pinturas por meio de arterapia, buscando a interação e a distração em poder fazer algo. Além do mais, realizaremos uma horta, em que ajudará a preencher o sentimento de participação, o âmbito físico dos idosos e na diversão de poder plantas flores, verduras e outros.

O Enfoque nos idosos vem devido ao fato de serem umas das classes mais marginalizadas na nossa sociedade nos dias atuais, buscamos trazer uma certa alegria para aqueles que já passaram por tantas coisas na vida e ainda precisam lidar com a questão de abando por entes queridos.

Nosso projeto foi desenvolvido levando em consideração uma pesquisa realizada em outro países, que mostram que casas de apoio têm desenvolvido programas de combate à solidão na terceira idade. Um total de 73 desses idosos frequentadores de centros de convivência de Viseu, em Portugal, quando perguntados sobre como a sensação de abandono poderia ser diminuída, 28,8% elegeu passeios; 16,4% citou atividades, como ginástica, dança e trabalhos manuais.

O nosso projeto social terá fornecedores para venda dos produtos a preço de custo, como floriculturas e lojas de jardinagem, afim de ajudar com os materiais da horta (terra, mudas de plantas, vasos, sementes). Também teremos o patrocínio de papelarias, para ajudar na arteterapia que irá fornecer papéis, tintas, lápis de cor, giz e etc. Além do mais, toda doação será bem vinda.

Afim de promover o nosso trabalho, com o intuito de serem visto por muitos asilos e familiares, faremos muitas divulgações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (33.4 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com