TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PESQUISA E ELABORAÇÃO DE RESUMO

Casos: PESQUISA E ELABORAÇÃO DE RESUMO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2014  •  412 Palavras (2 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 2

A definição de Psicologia Jurídica e de seu objeto de estudo suscita a mesma inquietação de se definir praticamente todas as áreas das ciências humanas. Contudo, hodiernamente, a definição dada pelo Colégio Oficial de Psicólogos de Madri, transcrita por Costa e Cruz (2005, p. 29) de que é “um campo de trabalho e investigaçãopsicológica especializada cujo objeto é o estudo do comportamento dos atores jurídicos no âmbito do Direito, da lei e da justiça” vem sendo citada, assim como a definição de Popolo (1996 apud FRANCA, 2004 p. 74) de que “El estudio desde la perspectiva psicológica de conductas complejas y significativas en forma actual o potencial para o jurídico, a los efectos de su descripción, análisis, comprensión, crítica y eventual actuación sobre ellas, en función de lo jurídico”.

Note-se que a grande divisão de pensamento entre as duas definições é de que enquanto a primeira restringe o estudo ao comportamento, a segunda demarca também uma análise dos efeitos deste jurídico no comportamento, seguindo daí uma compreensão de influência do pensamento filosófico histórico foucaultiano de que as práticas jurídicas e judiciárias determinam a subjetividade humana, determinando as relações humanas. Nesse sentido, salienta França (2004, p. 76), que a Psicologia Jurídica “deve ir além do estudo das manifestações de subjetividade, o comportamento. Devem ser seu objeto de estudo as consequências das ações jurídicas sobre o indivíduo”.

A partir da leitura do texto acima, você percebeu as várias áreas de atuação do psicólogo jurídico. Busque na Internet ou em outros meios de divulgação, pesquisas relativas ao trabalho do psicólogo junto ao Direito e faça um resumo sobre o material pesquisado.

Resumo

o trabalho dos psicólogos no campo jurídico compreende a investigação, em diferentes níveis de complexidade, dos fenômenos psicológicos no âmbito da Justiça e dos exercícios do Direito, prestando serviços de assessoramento direto e indireto às organizações de Justiça e as instituições que cuidam dos direitos dos cidadãos. Compõe, ainda, esse campo, as atividades de pesquisa, ensino e de extensão, em crescimento nas universidades brasileiras

Com a contribuição de psicólogos, dentre outras atividades, são resolvidos conflitos familiares, realizadas adoções, solucionadas disputas de guarda, regulamentadas visitas de pais e avós, interditadas pessoas que não tem capacidade de gerir seus bens, atendidos adolescentes em conflitos com a Lei, acompanhadas execuções de penas, propostas no regime penal dos sentenciados. já que um juiz não tem o conhecimento da mesma, No entanto, pode-se valer de todo o conhecimento produzido pela ciência psicológica. Desta forma sendo indispensável o auxílio de um psicólogo no direito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com