TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

POLÍTICAS PÚBLICAS E PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA

Por:   •  16/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  12.134 Palavras (49 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 49

POLÍTICAS PÚBLICAS E PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA

Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua

Gabrielle Calado[1]

Lais A. D. Cunha[2]

Lorena S. Pinto[3]

Vitória Lorenzi[4]

Sumário

1        Introdução        2

2        Método        4

3        O local        4

4        Síntese das informações        5

4.1        Conhecimentos dos entrevistados        5

4.2        Rotina de trabalho e a garantia dos direitos humanos        6

4.3        Políticas públicas identificadas        8

5        Considerações parciais        10

6        Referências        12

7        Anexo 1 -  Roteiros de Entrevista Anexo        13

8        Anexo 2- Entrevistas transcritas        15

9        Anexo 3 – Relato das observações individuais Anexo        36

10        Anexo 4 – Relatório diário de visita        45


  1. Introdução

        O presente trabalho contrasta a realidade de um dos serviços oferecidos para a população em situação de rua (PSR) e aos direitos previstos em leis para essa comunidade.  Através de entrevistas e observações realizadas no Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua de Campo Largo, o grupo levantou informações que não corresponde com a prática. A escolha do local para a elaboração dessa pesquisa, veio por meio do interesse de compreender melhor a população nesse estado de vulnerabilidade social e ao fácil acesso de comunicação, por parte de uma das integrantes do grupo com a prefeitura da cidade de Campo Largo. O público foi escolhido, por acreditarmos que a necessidade desses indivíduos vai muito além de moradia, saúde e trabalho. Os “ moradores de rua” (nomenclatura popular para “pessoas em situação de rua”), quando não invisíveis para a sociedade, são vistos como inconveniente, um lixo social, e geralmente os julgamentos que são feitos a respeito de suas condições os associam  com doenças (alcoolismo, dependência química, transtornos mentais, HIV e etc), fato que contribui ainda mais para a exclusão social.

A educação, direito básico de todos cidadão, sofreu cortes orçamentários nesta unidade visitada, e nos últimos dois anos de atendimento, a instituição não consegue mais promover as aulas de alfabetização. Esse é um exemplo de que a negligência que esses indivíduos sofrem não são de responsabilidade apenas de suas famílias, mas da comunidade e do Estado também. Foi levantado na pesquisa, que o Centro POP de Campo Largo é um dos últimos equipamentos a receberem os investimentos públicos necessários.

O objetivo principal desde trabalhar é analisar se as politicas publicas já existentes são aplicadas no Centro POP de Campo Largo e se essas realmente atendem a demanda e necessidade dessa população marginalizada e vulnerável.


  1. Método

Para a elaboração desse trabalho foram realizadas três visitas  ao Centro POP, no município de Campo Largo. Durante o período das visitas, as alunas fizeram suas observações quanto ao funcionamento da instituição, assim como as entrevistas com profissionais  e usuários desse serviço público. Na primeira visita foi realizada a entrevistada com a psicóloga da unidade e posteriormente as alunas tiveram a oportunidade de conhecer e observar as demais instalações do Centro POP Campo Largo. Já na segunda visita, foi realizada observações durante a “Assembleia Geral” (evento que visa promover diálogos entre os usuários do serviço e os profissionais do equipamento, para que formulem melhorias a serem implementadas na unidade) e a entrevista com o usuário do serviço. Na terceira visitação, o grupo entrevistou a assistente social do equipamento e realizou mais uma hora de observação sobre o funcionamento da unidade e o serviço oferecido.

  1.  O local

        O Centro POP (Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua) é um equipamento público, coordenado e gerenciado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e faz parte do Proteção Social Especial de Média Complexidade. Este serviço foi instaurado no munícipio de Campo Largo em 2014, com objetivo de desenvolver e fortalecer as potencialidades da população em situação de rua. Este serviço e os profissionais que atuam nesta unidade, lutam pela reinserção social / comunitária e pela garantia dos direitos dessa população em situação de vulnerabilidade.

        Para promover a melhoria da autoestima e a autonomia dos usuários, o Centro POP oferece os serviços de: atendimento psicossocial individual, familiar e em grupo;  assistência social que auxilia na emissão de documentos e no Cadastro Único; Endereço Social; oficinas e atividades coletivas de convívio e socialização; providência banho, roupas e alimentação; lavanderia; guarda pertences e guarda de animais. Todos esses serviços são prestados à pessoas acima de dezoito, que buscam pelo atendimento espontaneamente, ou que sejam encaminhadas pelo SUAS ou outros serviços, como CAPS, programas e projetos independes que defendam os direitos humanos e a assistência a essa população.

        Os atendimentos são realizados por uma equipe técnica, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Rua Constantino Marochi, nº 200, no bairro Ouro Verde, Campo Largo. A equipe é composta por  uma coordenadora, uma psicóloga, uma assistente social, duas educadoras sociais, uma cozinheira, uma auxiliar geral e um segurança. Atualmente, esta unidade atende cerca de vinte e cinco pessoas em situação de vulnerabilidade social cujos vínculos familiares e comunitários estejam fragilizados ou rompidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (75.2 Kb)   pdf (203.5 Kb)   docx (43.2 Kb)  
Continuar por mais 48 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com