TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROCESSOS PSICOLOGICOS BASICOS

Por:   •  13/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  549 Palavras (3 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP

THAIS PEREIRA DA SILVA

PROCESSOS PSICOLÓGICOS BÁSICOS

Leitura e Análise de Livro

BAURU

2014

JOHN BROADUS WATSON SEGUNDO O LIVRO HISTÓRIA DA PSICOLOGIA MODERNA

Watson nasceu nos Estados Unidos da América, Carolina do Sul, em 1878. Sua infância não foi tão agradável, sua mãe era muito religiosa, e seu pai, ao contrário, levava uma vida boêmia e tinha muitas relações extraconjugais. A família vivia na pobreza, pois o pai nunca tinha emprego fixo. Na adolescência, nunca se interessou pelos estudos, mas prometeu a sua mãe que seria ministro religioso, mesmo com falecimento dela se formou após cinco anos. Completou os seus estudos acadêmicos na Universidade de Chicago.

Watson tornou-se depois investigador em Psicologia Experimental na Universidade de Chicago e, mais tarde (entre 1908 e 1920), professor e investigador em Psicologia Experimental e Comparada na Universidade John Hopkins, em Baltimore.

Watson era contra o paradigma dominante na psicologia da sua época, caracterizado por uma grande preponderância da filosofia e da dimensão consciente. Para ele a psicologia deveria ser mais objetiva.

Em 1913 publicou um artigo na Psychological Review, onde lançou oficialmente o Comportamentalismo (Behaviorismo). Segundo este artigo, os únicos elementos relevantes para a psicologia são as manifestações observáveis no comportamento, teoria esta que defendeu e fundamentou negando qualquer valor relevante à introspecção, limitou-se ao estudo das relações entre os estímulos e as respostas dadas pelos indivíduos.

John Broadus Watson estudou também o comportamento infantil, assunto novo para a sociedade da época. Considerava estes estudos fundamentais para a evolução da psicologia comparada e experimental, os resultados de sua experiência publicou em 1918, na obra Psychological Care of Infant and Child.

Sua carreira terminou em 1920, quando se divorciou após o escândalo de uma relação extraconjugal. Dedicou-se então a publicidade, aplicando seu conhecimento e experiências em comportamentos. Faleceu em Nova Iorque em 1958.

JOHN BROADUS WATSON SEGUNDO O LIVRO HISTÓRIA DA PSICOLOGIA: RUMOS E PERCURSOS

Watson propõe que a psicologia seja uma ciência observável através de experiências e experimentos. Para ele, esses experimentos devem ser feitos uniformemente para que possam ser realizados em laboratório. Ele defendia o uso de animais em seus trabalhos, segundo ele, os animais respondiam mais facilmente. Porém, com o intuito de sair dos laboratórios acadêmicos, Watson estende seus estudos a sujeitos humanos expressando-os no livro A Psicologia do Ponto de Vista de um Behaviorista, onde propõe a psicologia como ciência natural independente.

Em 1920, se interessa pelo estudo com crianças, segundo ele, quando as pessoas entram em contato com o ambiente que as cerca (interno e externo) aprendem a responder aos estímulos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (63.7 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com