TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROCESSOS PSICOLOGICOS BASICOS

Por:   •  26/11/2016  •  Resenha  •  1.950 Palavras (8 Páginas)  •  1.543 Visualizações

Página 1 de 8

PROCESSO PSICOLÓGICO BASICO

- Denominação pela qual são conhecidos cada um dos diferentes canais pelos quais a mente do indivíduo se comunica com o mundo.” (CALDERELLI, 1994)

- Essas funções derivam tanto das interações de processos inatos quanto de processos adquiridos, junto a relações do individuo de experiência e vivência com o meio. Apesar das distinções desses processos é por meio de sua relação e influência que se pode compreender a dinâmica da mente, pois eles interagem e até dependem de outros processos.

- Com estas funções é possível identificar, caracterizar e descrever: Relações entre contextos e processos psicológicos; Manifestações verbais e corporais como fontes primárias de acesso a estados subjetivos

- Superiores e Elementares: SUPERIORES: Processos ou funções cognitivas complexas como pensamento, memória. E ELEMENTARES: Processos ou funções cognitivas simples como sensação, percepção, motivação. (CALDERELLI, 1994)

- Segundo (SILVA, 2007) “a diferença entre os processos elementares psicológicos e os processos superiores refere-se à questão de que os processos elementares são controlados pelo meio e os superiores ou complexos obedecem a uma autorregulação”.

– PERSONALIDADE: É uma estrutura interna, formada por diversos fatores em interação, não se reduzindo apenas a um único traço, como a autodeterminação ou um valor moral. É a “representação das características da pessoa que explicam padrões consistentes de sentimentos, pensamentos e comportamentos.

 – Pode ser muito ou pouco valorizada. Uma pessoa mesmo sem valores mal formada, com falhas morais ou limitações psicológicas, não deixa de ter personalidade porque tem uma estrutura interna, “embora defeituosa”.

 – Padrão de respostas consistentes e recorrentes;

 – CONSTÂNCIA E PECULIARIDADE

 – A personalidade não é a simples soma de elementos, mas um todo organizado e individual, produto de fatores Biopsicossociais.

 – Nos fatores biológicos estão: o sistema glandular e o sistema nervoso, estes determinam no indivíduo o temperamento, que é constituído de impulsos naturais.

 – Entre os fatores psicológicos estão: o grau e as características de inteligência, as emoções, os sentimentos, as experiências os complexos, os condicionamentos, a cultura, a instrução, os valores e vivências humanas.

 – Nos Grupos Sociais: família, escola, igreja, clube, vizinhança, processa-se a interação dos fatores sociais.

 – COMPONENTES DA PERSONALIDADE (Temperamento e Caráter): Personalidade é o que distingue uma pessoa da outra, a mesma encontra-se apoiada em Herança Biológica e na Ação Ambiental.

 – Fatores Biológicos, principalmente o sistema glandular e o sistema nervoso determinam no indivíduo o temperamento, que é constituído de impulsos naturais. Ser agressivo ou não, ser irrequieto ou indolente, ser emotivo ou não, podem ter traços temperamentais.

– O indivíduo nasce com determinado temperamento, mas fatores ambientais podem modificá-lo até certo ponto.

 – A educação pode manter domínio e controle sobre o temperamento; a alimentação; as doenças; o clima; os acontecimentos e outros fatores causam algumas transformações nos traços temperamentais.

 – A vida ensina o homem a controlar ou estimular seu temperamento. Todo tipo temperamental tem seus aspectos positivos e aspectos negativos. Conhecendo-se bem, o homem pode dominar os aspectos negativos e estimular e desenvolver os aspectos positivos.

 – O Temperamento é parte da personalidade. A personalidade é o todo, o temperamento é um aspecto desse todo, ou seja, é um aspecto inato, biológico da personalidade.

– Outro aspecto importante é o Caráter, que hoje significa padrão de valores da personalidade. É a personalidade valorizada; nesse sentido o caráter é um aspecto da personalidade constituído de valores morais e sociais.

– O caráter forma-se na família, escola e na sociedade em geral. Originando a partir de fatores como: integridade, fidedignidade e honestidade.

 – Quando se diz que uma pessoa tem uma personalidade sem caráter, está se referindo à sua aceitabilidade moral e social. Portanto, o caráter se origina a partir de fatores como: integridade, fidedignidade e honestidade. Está associado àquelas nossas ações que satisfazem ou deixam satisfazer os padrões aceitos da sociedade e que são, conseqüentemente, julgados como “certos” ou “errados”.


SENSAÇÃO E PERCEPÇÃO: São a base de todas as outras funções mentais”. (GUIMARÃES, 2008) Sendo por meio delas que as informações do meio externo são processadas.

– Sensação: Como recebe a informação, órgãos dos sentidos; É a resposta sensorial ou objetiva ao estímulo do meio. Ela detecta a experiência sensorial básica por meio dos sons, objetos, odores e etc. Desse modo, essa função pode classificada como sendo de natureza objetiva.

– Percepção: Significados que atribuímos ao que sentimos. Capacidade de captar os estímulos do meio para processamento da informação. Os órgãos dos sentidos são responsáveis pela captação das informações, ou seja, o processamento cerebral depende da visão, olfato, tato e etc. O que o indivíduo percebe e como percebe são dados importantes para a compreensão do comportamento humano. Ela é considerada uma característica subjetiva. 

 – Gestalt é um termo alemão de difícil tradução. O termo mais próximo em português seria forma ou configuração, que não é utilizado, por não corresponder exatamente ao seu real significado em Psicologia.

Início com Ernst Mach (1838-1916), físico, e Christian von Ehrenfels (1859-1932), filósofo e psicólogo, desenvolviam uma psicofísica com estudos sobre as sensações (o dado psicológico) de espaço-forma e tempo-forma (o dado físico) e podem ser considerados como os mais diretos antecessores da Psicologia da Gestalt.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)   pdf (135.5 Kb)   docx (746.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com