TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PSICANALISE CONTEXTO HISTÓRICO

Por:   •  29/8/2019  •  Resenha  •  2.645 Palavras (11 Páginas)  •  331 Visualizações

Página 1 de 11

PSICANALISE

CONTEXTO HISTÓRICO

Considerar as decorrências de um momento histórico, a emergência de uma revolução, o advento de uma ciência ou um ideal, com o fito de apresentar uma análise histórico-epistemológica, discutindo fundamentos e apresentando possíveis vias de interpretação da questão em evidência, requer muito mais do que elaborar uma acintosa descrição cronológica de fatos. É necessário que haja uma contextualização dos acontecimentos e postulações tomados para discussão.

É exatamente o contexto histórico que valoriza os objetos a serem analisados e estudados.

O grande período que antecede o século XIX foi marcado por importantíssimas modificações na constituição social e política mundial, fundamentalmente na Europa.

A Europa no fim do século XIX – o surgimento da Psicanálise

 passagem da Renascença,marcando o início da Idade Moderna e fim da Idade Média;

 Iluminismo do século XVII e Reformas Religiosas;

 desenvolvimento da consciência individual e coletiva levando às lutas e enfrentamentos;

 Revolução Francesa e Revolução Industrial, culminando no Capitalismo.

Diversas batalhas e lutas na Europa: ora trava-se lutas entre regiões de domínios diferentes para que um determinado império garantisse/aumentasse sua hegemonia, ora de enfrentamento de classes lutando pelo poder e domínio de forças ou mesmo lutando por condições humanas de sobrevivência.

Destaca-se a Revolução Francesa (1848) teve como principal resultado a eliminação total do poder aristocrático vigente na França, fato que não refletiu imediatamente por toda a Europa, apesar da aparente mudança causada por ideais liberais e nacionalistas.

Na Alemanha, os propósitos e os produtos da revolução Francesa foram sentidos quase meio século depois, assim como as inovações propostas pela Revolução Industrial. Devido a esse atraso, a Alemanha tem que resolver rapidamente o problema da qualificação de mão-de-obra para o trabalho industrial e também o desenvolvimento das ciências em geral.

Há proliferação de universidades, mas inicialmente o legado científico é baseado em especulações filosóficas guiadas pelo idealismo e pelo romantismo, acarretando um atraso nas ciências, visto que não utilizava sistematicamente métodos matemáticos e experimentais.

Com o desenvolvimento das indústrias, a consciência de classes emerge com grande força.

É também uma época de modernidade, onde se faz a transição para o capitalismo. Têm-se assim conflitos e mudanças constantes, tanto no proletariado com o surgimento das cooperativas, quanto na burguesia com suas disputas ideológicas.

Sigmund Freud (1856-1939) nasceu em Freiberg, antiga Checoslováquia (atualmente Pribor), homem que quarenta anos depois daria o impulso inicial a um sistema de pensamento chamado Psicanálise. Entretanto, a teoria nasceu em Viena, capital da Áustria, local onde a família de Freud estabeleceu residência a partir de 1860 e onde o próprio autor permaneceu por quase oitenta anos.

Foi no cenário anteriormente apresentado que Freud desenvolveu a teoria da Psicanálise, encontrando muitas dificuldades para que fosse reconhecida no meio científico devido:

1. Ênfase dada pela psicanálise ao papel da sexualidade na vida humana, o que apresentava uma ofensa à burguesia vienense;

2. Como trabalhava com conceitos e hipóteses não se enquadrava nos moldes de ciência da época;

3. Proposta do homem como um ser em conflito entre forças antagônicas (as pulsões e a cultura repressora), aproximando-se do movimento romântico e afastando-se das ciências naturais.

Formado médico, Freud tinha vontade de se dedicar ao estudo científico, no âmbito acadêmico, mas seus estudos nada comprovaram e as condições financeiras de sua família não permitiam dedicar-se exclusivamente a isso. Foi aí que ele abandonou a anatomia e iniciou os trabalhos clínicos.

Começou então a prática em neurologia, associado a Josef Breuer. Discutem juntos casos de seus pacientes, como o caso Ana O., personagem fundamental para a constituição da psicanálise. Anna O. tinha sintomas de histeria: ausência de memória, náuseas, distúrbios de fala e visão. Breuer tratava-a pela hipnose, através da qual lembrava-se de experiências vivenciadas que a impediam de beber água. Breuer conseguiu curá-la por esse método, por redução ou eliminação de sintomas.

Durante um tempo, Freud adotou o método da hipnose com seus pacientes, até que percebeu que nem todos podiam ser hipnotizados. Abandonou a hipnose e manteve a catarse (futura técnica de livre associação).

Freud sofreu influências mecanicistas e positivistas (analogia da Psicanálise entre as ciências positivistas como Física e Química). Freud tenta constantemente equiparar o psiquismo a algo orgânico, instaurando o processo de análise onde decompõe os elementos mínimos que motivaram a formação dos sintomas afim de encontrar a origem dos mesmos.

A consistência interna do material linguístico observado por Freud que possibilitou a formulação dos conceitos teóricos da Psicanálise.

Verificou que não há comprovações acerca de uma relação verídica entre o que é dito pelo paciente e aquilo que efetivamente ocorre. A partir daí ele passa a investigar a investigar a simbologia/significação que a pessoa atribui à experiência relatada.

Esse é considerado o caráter hermenêutico* da teoria psicanalítica, não na tentativa de interpretar o símbolo como uma representação do rela, mas sim como distorção do real.

* Hermenêutica é um ramo da filosofia que estuda a teoria da interpretação, que pode referir-se tanto à arte da interpretação, ou a teoria e treino de interpretação.

TEORIA PSICANALÍTICA FREUDIANA

No início da Psicanálise, Freud investigou o psiquismo humano por duas frentes: por meio do estudo aprofundado das patologias (como a histeria) e da busca de um sentido para as mesmas e por meio dos sonhos, que acabaram se transformando em paradigmas do funcionamento psíquico inconsciente.

HISTERIA: Fingimento? Encenação? Mas o sofrimento parece verdadeiro, o que levou Freud a propor a existência de uma lógica psíquica, que seria representada por manifestações no corpo. Sendo assim, se essas manifestações fosse

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.8 Kb)   pdf (67 Kb)   docx (16.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com