TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PSICOGÊNESE DA LÍNGUA ESCRITA: UMA ANÁLISE NECESSÁRIA

Por:   •  25/7/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.470 Palavras (14 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

FACULDADE VALE DO CRICARÉ

ADYLEIVA TORRES DE CARVALHO

A IMPORTÂNCIA DO PSICOPEDAGOGO NA EDUCAÇÃO ESCOLAR

EUNÁPOLIS

2015

[pic 2]

FACULDADE VALE DO CRICARÉ

ADYLEIVA TORRES DE CARVALHO

A IMPORTÂNCIA DO PSICOPEDAGOGO NA EDUCAÇÃO ESCOLAR

Artigo Científico apresentado para a conclusão do Curso de Pós-graduação em Psicopedagogia, pela Faculdade Vale do Cricaré. Orientação: Prof..Allysson E. Matos Araujo.

        

EUNÁPOLIS

2015

 

RESUMO

Este estudo tem por objetivo geral abordar sobre a importância e mediação do Psicopedagogo na Educação escolar a partir do processo de prevenção e intervenção frente às dificuldades que os alunos apresentem. A metodologia utilizada nesta pesquisa foi a revisão bibliográfica, com método de abordagem qualitativa. O embasamento teórico centrou-se nos estudos de Bossa (1994-2000), Piaget (1967b-1983), Vygotsky (1996-1998), Visca (1987-1991), Weiss (1991-1992-2003), Scoz (1994), dentre outros autores. Os resultados demonstraram que o trabalho do Psicopedagogo na instituição escolar é de extrema importância para analisar possíveis dificuldades no ensino aprendizagem do aluno.

PALAVRAS-CHAVE: Educação Escolar. Psicopedagogo. Ensino aprendizagem.

ABSTRACT

his study has the objective to address the importance of mediation and educational psychologist in school education from the process of prevention and intervention against the difficulties that students present . The methodology used in this research was literature review, with qualitative approach method. The theoretical foundation focused on Bossa studies (1994-2000) , Piaget ( 1967b - 1983) , Vygotsky (1996-1998 ) , Visca (1987-1991) , Weiss ( 1991-1992-2003 ) , Scoz (1994 ) , among other authors. The results showed that the work of the educational psychologist in schools is extremely important to analyze possible difficulties in teaching student learning.

KEYWORD: School Education. Psychopedagogists. Teaching and learning.

SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO..........................................................................................................4

2 DESENVOLVIMENTO...............................................................................................6

2.1 Algumas Considerações sobre a Psicopedagogia.................................................6

2.2 As Contribuições de Jean Piaget para o Psicopedagogo......................................7

2.3 A Concepção de Vygotsky sobre Aprendizagem...................................................9

2.4 Desafios da Psicopedagogia: Prevenção e Intervenção......................................10

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS....................................................................................13

4.REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS........................................................................14

1 INTRODUÇÃO

A contribuição do psicopedagogo na educação escolar abre espaço para reflexões, onde o professor poderá através de diálogos e estudos com o psicopedagogo repensar e adequar a sua prática de maneira a suprimir as dificuldades individuais de aprendizagem da criança. Desse modo, surge a seguinte pergunta: como o trabalho do Psicopedagogo pode contribuir para a educação?

Este artigo tem por objetivo geral abordar a importância do Psicopedagogo na Educação escolar. O interesse pelo tema justifica-se pela a relevância do trabalho do Psicopedagogo na instituição escolar, no sentido de prevenção e intervenção do processo de ensino aprendizagem e as dificuldades que os educandos apresentam.

Esta pesquisa é importante porque traz contribuições significativas para o campo educacional na medida em que a Psicopedagogia em comunhão com a Pedagogia e principalmente com a Psicologia do Desenvolvimento da criança, utilizando-se de muitas teorias e práticas que dão subsídios para a resolução dos problemas.

Para responder o problema mencionado a pesquisa norteou-se pelos objetivos específicos: Reconhecer a importância da Psicopedagogia para a educação; Abordar as Teorias de cunho Psicológico sobre aprendizagem nas diferentes fases do desenvolvimento humano; Analisar as contribuições da Psicopedagogia para a intervenção.

        A metodologia utilizada foi de revisão bibliográfica de método qualitativo descritivo. A pesquisa bibliográfica segundo Gil (2002, p. 44-45) “é desenvolvida com base em material já elaborado, constituído principalmente por livros e artigos científicos”.

Podemos considerar que o diálogo entre a Pedagogia e a Psicopedagogia tem sido fundamental para o sucesso escolar e especialmente para o desenvolvimento do ensino aprendizagem do educando, posto que, a Psicopedagogia auxilia de maneira significativa na compreensão do desenvolvimento humano; relacionados aos processos cognitivos, comportamentais, os quais contemplam um conjunto de modalidades de aprendizagem.

Para melhor entendimento do assunto essa pesquisa busca alicerçar-se nos estudos de Nádia Bossa, doutora em Psicologia e Educação pela USP de São Paulo. Em seu livro ‘A Psicopedagogia no Brasil: contribuições a partir da prática’ (1994), discute sobre o avanço da Psicopedagogia no Brasil e apresenta seu objeto de estudo. Nessa conjuntura Bossa (2000, p. 30) traz suas contribuições ao afirmar que: “A psicopedagogia ocupa-se, assim, de todo o contexto da aprendizagem, seja na área clínica, preventiva, assistencial, envolvendo elaboração teórica no sentido de relacionar os fatores envolvidos nesse ponto de convergência em que opera”.

O presente artigo aborda também as ideias de Jean Piaget e Lev Vygotsky, os quais apresentam considerações indispensáveis para o entendimento e reflexões sobre a intríseca relação entre as disciplinas da Psicologia com a Psicopedagogia, situando o ensino aprendizagem com foco nas fases que correspondem ao desenvolvimento da aprendizagem humana.

Para Lev Vygotsky o aprendizado depende da interação social do indivíduo participante do processo histórico. Segundo sua teoria há uma interdependência entre o que ensina e o que aprende, ele considera o desenvolvimento das habilidades a partir da relação com o outro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25 Kb)   pdf (373.8 Kb)   docx (106.6 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com