TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PSICOLOGIA COMUNITARIA

Por:   •  16/10/2016  •  Seminário  •  832 Palavras (4 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 4

FACULDADE ESTÁCIO DE SÁ DE GOIÁS – FESGO

CURSO SUPERIOR DE PSICOLOGIA

PAULA ROSEANE DE OLIVEIRA

POLIANNA PEREIRA RODRIGUES

REILHA LUIZA DE OLIVEIRA

VANUSLANDIA LOIOLA MAIA

PROJETO DE INTERVENÇÃO PSICOLÓGICA PARA A CASA DE APOIO DE ESTRELA DO NORTE

 

O presente trabalho foi desenvolvido na disciplina de Psicologia Comunitária ministrada pela Professora Daniela C. Campos.

Goiânia

 Maio        - 2016

1.INTRODUÇÃO

2.DESENVOLVIMENTO

  1. INSTITUIÇÃO

Uma Casa de Apoio mantida pela prefeitura da cidade de Estrela do Norte Goiás. Situada na Rua 3, nº 1034, Setor Universitário em Goiânia GO.

É um sobrado amplo e espaçoso, construção de alvenaria com estado de conservação regular possui quartos masculinos e femininos, o quarto feminino possui 15 camas e um banheiro localizado na área superior, sendo o acesso somente pelas escadas o que é uma dificuldade para doentes com dificuldades de mobilidade, neste caso usa a sala de estar como quarto. Os quartos masculinos são no primeiro piso no total de três quartos masculinos com três leitos cada e um banheiro localizados ao lado da sala, na sala possui apenas uma cama e um televisão, a única da casa.

A cozinha é grande e separada do sobrado localizada no interior do quintal que é espaçoso e todo no contra piso com uma área reservada para uso coletivo das refeições com mesas e cadeiras.

No segundo piso do sobrado possui parte da construção restrita ao uso dos pacientes pois este espaço serve de residência para a funcionária da instituição a Dona Erlane.

A casa de apoio possui dois funcionários públicos vinculados a prefeitura de Estrela do Norte, são eles Dona Erlane responsável pelo o acolhimento das pessoas que chegam por volta das 08 horas da manhã, pela a limpeza da casa e por providenciar a alimentação, são servidas três refeições por dia. O outro funcionário é DÃ VIEIRA motorista responsável por transportar e direcionar as pessoas para os hospitais de laboratórios da cidade de Goiânia. Dependendo do tipo de doença ou atendimento médico, alguns pacientes vão embora no mesmo dia e outros ficam na casa, o fluxo maior de pessoas é fim e início de mês.        

Conforme informações dos funcionários, o local não possui atendimento Psicológico, acrescentando que a Assistência Social de Estrela do Norte é a responsável pelo bem-estar dos usuários da casa, uma vez que a mesma é objeto de Projeto daquela Unidade Assistencial e não sabe se a mesma conta com Psicólogos que desenvolvam quaisquer tipos de atendimento e/ou intervenção naquela cidade, tendo os usuários da Casa de Apoio como alvos.

  1. GRUPO OBSERVADO

São moradores da cidade de Estrela do Norte Goiás (cidade com cerca de 9.000 habitantes) que buscam atendimento médico, diversos tipos de especialidade medicas ou laboratorial não disponíveis na cidade de origem, geralmente são pessoas extremamente necessitadas dependem totalmente desta assistência inclusive para a alimentação. Estas pessoas chegam até a instituição através da Assistência Social da cidade para conseguirem o apoio da Prefeitura e do SUS em seus         tratamentos. Foi observado também que entre estas pessoas que necessitam de tratamento médico vem pessoas que vão prestar concursos público ou vestibular que não tem onde ficar por isso ficam na casa de apoio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (98.5 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com