TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PSICOPATOLOGIA

Tese: PSICOPATOLOGIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/4/2014  •  Tese  •  473 Palavras (2 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 2

ANSIEDADE – Estado emocional desagradável e apreensivo, suscitado pela suspeita ou previsão de um perigo para a integridade da pessoa (ansiedade realista e ansiedade neurótica). Freud atribuiu a cada fase da vida um estado ansioso. (1) O Medo do Nascimento. (2) O Medo da Separação da Mãe – histeria. (3) O Medo de castração (fobias). (4) O Medo do Superego – neuroses obsessivas. (5) O Medo da Morte. A ansiedade do Ego está presente em todos os conflitos neuróticos e é a raiz de todos os mecanismos de defesa. As manifestações de ansiedade podem ser de ordem físicas (suores, taquicardia, respiração ofegante etc) ou de ordem subjetiva (sentimentos de apreensão).

PSICOPATOLOGIA – Estudo sistemático das condições psicológicas em indivíduos anormais. Rigorosamente falando, a Psicopatologia é um ramo da ciência psicológica que deve ser diferenciado da psicologia Clinica e da Psiquiatria.

PSICONEUROSE – Distúrbio psicológico, menos severo que a Psicose, mas suficientemente sério para limitar a capacidade de ajustamento social e a capacidade de trabalho do indivíduo. Usualmente atribuída a conflitos emocionais inconscientes, a neurose (a forma abreviada como é mais conhecida a psiconeurose) constituiu um dos pontos de partida para o método de análise psicológica criado e desenvolvido por Freud.

Segundo Henry Guntrip “neurose é o conjunto de conflitos que lavram no interior do eu do indivíduo, inconscientemente em sua grande parte entre, o medo, a ira (agressão), os sentimentos de culpa e a necessidade de amor (que pode converter o impulso sexual em obsessão); desses conflitos resulta um estado persistente de ansiedade, acompanhado de perturbações físicas ou de um entorpecimento emocional conhecido como depressão.” Com efeito a ansiedade é considerada um fator básico na neurose; pode ser descrita como um estado de tensão emocional, caracterizada por sentimentos irrealistas de apreensão e temor. As diversas formas de neurose resultam dos vários modos como o individuo tenta defender-se de seus temores irracionais ou ansiedade. Algumas síndromes psiconeuróticos: Estado de Ansiedade; Reação Fóbica; Histeria de Conversão; Depressão Neurótica; Neurose Obsessiva-Compulsiva etc. Ao invés de psicose, as funções e organizações psicológicas básicas mantém-se intatas: percepção sensorial, comprovação da realidade, fronteiras do ego etc. Em certos pacientes limítrofes (isto é, sobre a linha divisória da neurose e da psicose), as perturbações dessas funções básicas podem ser parciais, transitórias ou flutuantes.

PSICOPATIA – qualquer perturbação mental específica. Instabilidade emocional que torna o indivíduo incapaz de restringir ou controlar certos impulsos anti-sociais, mas sem que possa diagnosticar-se um estado caracterizadamente patológico.

PSICOSE – Um grave distúrbio mental caracterizado pela desorganização dos processos de pensamento, perturbações na emocionalidade, desorientação quanto ao tempo, espaço e pessoa; em alguns casos alucinações e delírios. Algumas psicoses funcionais, ou seja, de origem psicológica, não orgânica: Esquizofrenia, Estado Paranóide, Maníaco-Depressivo, outras, Psicose Alcoólica, Psicose Senil e Psicose Orgânica (lesão cerebral).

PERVERSÃO – Desvio, socialmente condenado, da conduta comum, em especial na esfera sexual

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com