TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PSICOPATOLOGIA

Projeto de pesquisa: PSICOPATOLOGIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/8/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.366 Palavras (6 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 6

ANHANGUERA EDUCACIONAL S.A

Faculdade Anhanguera de Campinas

Fac - Unidade 3

Curso de Direito

Campinas – São Paulo

2014

ANHANGUERA EDUCACIONAL S.A

Faculdade Anhanguera de Campinas

Fac - Unidade 3

Curso de Direito

Campinas – São Paulo

2014

Faculdade Anhanguera de Campinas

Fac - Unidade 3

Psicopatologias

Trabalho Acadêmico apresentado a

Faculdade de Campinas (Fac 3)

Da Anhanguera Educacional

Sob a Orientação do Professor

Andréia Durello

Campinas – São Paulo

2014

As psicopatologias identificadas de acordo com a Classificação Internacional de Doenças (CID-10) são:

1. Transtorno de ansiedade;

2. Transtorno obsessivo-compulsivo;

3. Transtorno do estresse pós-traumático;

4. Transtornos dissociativos;

5. Psicose puerperal;

6. Episódios e transtornos depressivos (“depressão”);

7. Drogadição;

8. Transtornos de pensamento e de percepção;

9. Transtorno factício;

10. Transtornos de preferência sexual (parafilias);

11. Transtornos mentais orgânicos;

12. Esquizofrenia e transtornos delirantes.

13. Exame do estado mental (EEM)

1. TRANSTORNOS DE ANSIEDADE

O transtorno de ansiedade é o mais comum, está relacionado ao estresse e apresenta sintomas de ordem somática, podendo tomar como exemplo perturbações gastrointestinais, muito comuns nesses casos. Acontecem em situações comuns do dia-a-dia (como situações pendentes, cuja solução demanda longa espera). Podem ocorrer juntamente com sintomas de depressão e de transtorno obsessivo-compulsivo, dificultando o diagnóstico.

2. TRANSTORNO OBSESSIVO-COMPULSIVO

O transtorno obsessivo-compulsivo, popularmente conhecido como TOC, é um distúrbio que acomete grande parte das pessoas. Caracteriza-se pela manifestação de rituais compulsivos, que seriam normais não fosse o excesso – tais como preocupação excessiva com higiene ou limpeza pessoal –, mas podem também trazer pensamentos agressivos. Todos podemos eventualmente experimentar alguma vez algum comportamento compulsivo, mas o que caracteriza o transtorno é a repetição descontrolada.

3. TRANSTORNO DO ESTRESSE PÓS-TRAUMÁTICO

O transtorno do estresse pós-traumático é a denominação do que comumente chamamos apenas por trauma, e a sua compreensão é relevante por se tratar de “um dos problemas mais graves e importantes da sociedade moderna”.

Pode estar relacionado a uma grande diversidade de eventos ocorridos com a pessoa, e a maior dificuldade de diagnóstico decorre do fato de as vítimas, em diversos casos, ocultarem, por vergonha ou ignorância, o conhecimento do evento que deu origem ao trauma.

Um exemplo de causa infelizmente comum desse tipo de transtorno, nos dias atuais, tem sido a violência sexual, que em muitos casos provoca ainda outros danos psíquicos. Mas pode ter origem em qualquer outra forma de violência, e não apenas a sexual. As consequências de um “trauma” na vida de uma pessoa podem ser nefastas, chegando mesmo, em casos extremos, a tirar a própria vida.

4. TRANSTORNOS DISSOCIATIVOS

Nos transtornos dissociativos pode ocorrer perda total ou completa da integração normal entre memórias do passado, dente outros sintomas. Tem-se nos eventos traumáticos a principal causa desse tipo de transtorno. O início e o término do estado dissociativo ocorre subitamente, razão pela qual uma pessoa pode ter cometido um delito sem que dele tenha lembrança depois.

5. PSICOSE PUERPERAL

A psicose puerperal, ou pós-parto, é uma situação, como está claro, desencadeada pela ocorrência do parto. Pode ser apenas um sentimento passageiro, pois muitas mulheres apresentam tristeza ou irritabilidade após o parto, que não sabem explicar. O problema existe quando esse sentimento se alonga, ou se agrava, podendo trazer consequências indesejáveis, ao ponto de a mãe representar um perigo contra o recém-nascido. Não há uma causa única: diversas circunstâncias, relacionadas principalmente ao período da gestação, podem levar a tal síndrome.

6. EPISÓDIOS E TRANSTORNOS DEPRESSIVOS (“DEPRESSÃO”)

Os episódios e transtornos depressivos estão hoje presentes nas conversas do dia-a-dia, e a eles nos referimos simplesmente por “depressão”. De modo singelo, podemos dizer que a depressão é uma tristeza que não se acaba. Desse modo, não podemos relacionar todo estado de tristeza profunda à depressão, pois não caracteriza depressão se tal estado é passageiro. Outros sintomas auxiliam no diagnóstico da depressão, dentre eles um estado constante de apatia, de desinteresse e falta de prazer para realizar a maioria, senão todas, as atividades.

7. DROGADIÇÃO

A drogadição é um dos males que mais tem espaço nos noticiários no Brasil, eis que não prejudica somente o viciado, mas toda a sociedade. Segundo a Organização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com