TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento em Intervenção com Adolescentes

Por:   •  28/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.347 Palavras (6 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

PLANEJAMENTO DE INTERVENÇÃO

EM EDUCAÇÃO SEXUAL

 

RESPONSÁVEIS: Aparecida Edinéia de Paula, Ana Carolina Rizzo, Gisele Ferrari Santos

TEMA: Educação sexual para adolescentes

Rua Quintino Bocaiúva-s/n Distrito de Aparecida, São Manuel (SP) CEP -18650-000

Fone: (14)  3841-3766  - www.imessm.edu.br

Justificativa

Diante de como ainda são frequentes tabus, preconceitos e silenciamentos sobre a sexualidade, este trabalho parte da importância de que sejam construídos espaços de diálogo em que adolescentes e jovens possam receber informações, esclarecer dúvidas e compartilhar experiências. Alguns dos temas possíveis são prevenção à gravidez não planejada e à contração de doenças sexualmente transmissíveis, padrões de gênero e diversidade sexual, considerando a relevância de valorização das diferenças e da problematização de estereótipos e padrões discriminatórios.

A adolescência é uma etapa evolutiva de transição da infância e a vida adulta, ficando marcado por sofrimento, contradição e confusão, desligando-se da infância por meio de três lutos essenciais: o luto pelo corpo infantil, o luto pelo papel e pela identidade infantil e o luto pelos pais da infância (1)

Como a iniciação sexual começa cada vez mais cedo entre os jovens, quanto mais informações fidedignas receberem, mais protegidos e bem informados estarão, pois algo que ninguém pode tirar de um individuo, é o conhecimento.

Muitas vezes, esses adolescentes se sentem envergonhados e não possuem alguém que não os julgue ao falarem sobre prazer, desejos, relacionamentos, diversidade sexual e as próprias mudanças decorrentes da adolescência. Dentro do contexto, a escola vem a ser uma extensão da sociedade formadora de opiniões, e a partir desse ponto, desmistificar as diferenças, permitindo uma reflexão  e discussão sobre emoções, desejos, prazer  e valores.

A partir desta perspectiva, tenho o intuito de que o trabalho a ser desenvolvido, colabore com os jovens, vindo a desconstruir conceitos historicamente doutrinados sobre sexualidade e gênero. Não é apenas respeitar o outro, é transformar-se.

A psicologia tem um papel importante na abordagem sobre a sexualidade, considerando como o aprendizado sobre a sexualidade acontece durante toda a vida, desde a infância, de forma imbricada com os processos de construções das subjetividades. O reconhecimento sobre como as expressões da sexualidade são múltiplas e plurais é um movimento importante e refere-se ao compromisso de profissionais da psicologia no enfrentamento a preconceitos, discriminações e violências, para a promoção de uma compreensão mais abrangente e voltada à valorização das diferenças. Assim, uma pesquisa sobre a inserção do tema sexualidade em abordagens educativas pode contribuir para que essas abordagens ocorram de forma contextualizada, considerando como é fundamental a participação ativa de adolescentes e jovens nas práticas desenvolvidas por profissionais da psicologia e por outros (as) profissionais que atuem com os temas sexualidade e educação.  

Este projeto se propõe a colocar em prática um projeto de intervenção em educação sexual no contexto da sala de aula, buscando debater e esclarecer sobre as questões referentes à sexualidade, em suas várias dimensões, de forma a propiciar com que os alunos possam esclarecer suas dúvidas, receber informações e refletir criticamente e tomar decisões conscientes no que concerne a suas vidas sexuais de forma responsável e saudável.

OBJETIVOS

Gerais

Possibilitar aos alunos a construção de uma reflexão crítica a respeito da sexualidade, buscando promover discussões que possibilitem a tomada de decisões consciente sobre questões relacionados a seus corpos e sexualidade.

Específicos

- Esclarecer sobre sexualidade na história e refletir sobre a construção de gênero/ diversidade sexual na sociedade contemporânea;

- Informar sobre temas relativos a saúde sexual e reprodutiva através de processos educativos.

METODOLOGIA

1) CARACTERIZAÇÃO DOS PARTICIPANTES

O projeto tem como foco a participação de alunos do 1º ano do Ensino Médio, os quais têm cerca de 15 anos, totalizando 21 alunos. 

 

2) LOCAL A SER DESENVOLVIDO

        O projeto será desenvolvido na sala de aula dos alunos na EE Frei Fernando Maria Fachini, na cidade de Santa Maria da Serra.

3) MATERIAIS

Serão utilizados materiais que forem necessários às dinâmicas grupais que serão realizadas, tais como papel sulfite, lápis de cor, caneta, cartolina, cola, tesoura, revistas, jornais, etc. Também serão utilizados recursos tecnológicos tais como o projetor e o notebook para as exposições.

 

4) PROCEDIMENTO:

4.1) CARGA HORÁRIA

Os encontros serão realizados uma vez por semana, totalizando 03 encontros, a cada 15 dias, com duração de 1 hora.

4.2) CONTEÚDOS A SEREM ABORDADOS

1. Corpo e desenvolvimento (biológico, psicológico, social) na adolescência.

2. Gênero e sexualidade.

3. Planejamento familiar/ Prevenção de DST’s.

4.3) PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS

        Os encontros serão feitos a partir da exposição dos conteúdos programados, bem como serão utilizados outros recursos tais como vídeos e dinâmicas grupais.

4.4) CRONOGRAMA

Módulo I: Sexualidade e o grupo

- Trabalhar o vínculo grupal

- Identificar o que os adolescentes já sabem sobre a sexualidade

- Identificar a demanda dos alunos sobre as questões que eles têm interesse em saber

Módulo II: Corpo e desenvolvimento (biológico, psicológico, social) na adolescência

- Mudanças biológicas que ocorrem na puberdade

- Aparelho reprodutor feminino/masculino

- Aspectos sociais e psicológicos da adolescência

Módulo III: Gênero e sexualidade

- Construção histórica do conceito gênero

- Diferenciação sexo biológico de gênero.

- Influência midiática nas concepções de gênero e sexualidade

Módulo IV: Planejamento familiar/ Prevenção de DST’s

- Métodos contraceptivos

- Doenças sexualmente transmissíveis

- HIV/AIDS

REFERÊNCIAS

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Ensino Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: pluralidade cultural, orientação sexual. Brasília, DF, 1998.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (237.4 Kb)   docx (75 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com