TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo De Recrutamento E Seleção

Monografias: Processo De Recrutamento E Seleção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2014  •  1.559 Palavras (7 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 7

A INOVAÇÃO DO RECRUTAMENTO E SELEÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES

Resumo

Este artigo foi realizado como parte das atividades desenvolvidas na disciplina de Pesquisa, Recrutamento e Seleção de Pessoal do curso de Psicologia, com o intuito de analisarmos e compararmos a evolução do departamento de Recrutamento e Seleção nas organizações em meio às mudanças e necessidades do mercado de trabalho. Observaremos que o processo de recrutamento e seleção conquistou seu espaço e atualmente é valorizado e considerado um dos departamentos mais importantes para as organizações, fazendo parte do planejamento estratégico organizacional.

Palavras-chave: Recrutamento e seleção; E-recruiting; Inovação; Recursos Humanos; Competências.

1. Introdução

O processo de recrutamento e seleção nas organizações vem se aperfeiçoando a cada dia. Quando uma empresa necessitava de novas contratações, raramente dava oportunidade de promoção aos próprios funcionários, até mesmo por desconhecerem o potencial dos mesmos. Colocavam anúncios em jornais ou placas indicando as vagas por um determinado período, obtendo assim, um número elevado de candidatos as vagas existentes. Desta forma, conseguiam fazer uma pré-seleção, através de entrevistas, alguns testes psicotécnicos e raramente dinâmicas de grupo. Indicavam os candidatos e realizavam a contratação rapidamente, sem mater um acompanhamento ou controle de suas atividades.

Veremos que este processo de recrutamento e seleção deixa de ser somente baseado na experiência e na capacidade técnica dos candidatos, onde as empresas estão cada vez mais valorizando o ser humano, ou seja, estão avaliando também seu potencial emocional e intelectual.

2. O Processo de Recrutamento e Seleção

Se voltássemos em meados de 1980 e 1990, quando se falava em recursos humanos, logo se associava a um departamento que cuidava da folha de pagamento dos funcionários de uma organização. Atualmente a área que só era conhecida por fazer a folha de pagamento, hoje é composta por vários departamentos:

• Recrutamento e Seleção – Responsável por localizar e indicar o profissional mais qualificado para a vaga, utilizando inúmeros recursos e ferramentas de avaliação.

• Treinamento e Desenvolvimento – Identifica a necessidade de qualificação específica do funcionário com a necessidade da empresa.

• Planejamento de Carreira – Ferramentas como avaliação de desempenho períodica facilita a orientação e direcionamento para estabelecer plano de carreira.

• Cargos e Salários – Política implantada para descrever e classificar cargos e salários conforme desempenho e qualificação ds funcionários.

• Administração de Pessoal (Antigo DP) – Responsável pela parte trabalhista e burocrática, fazendo uso de ferramentas e recursos que facilitam o controle do ponto eletrônico e emissão de holerites.

Uma das funções do departamento de recursos humanos, dentro de uma organização, seja ela privada, governamental ou prestadora de serviços, é selecionar profissionais capacitados. E para isso o departamento de recrutamento e seleção está atento para as novas exigências do mercado de trabalho. Não é mais permitido que os valores humanos não estejam coerentes com as novas exigências. É preciso que também estejam em constante processo de aperfeiçoamento e atualização estando em sintonia com a missão, visão e valores da empresa. O tradicional processo de recrutamento e seleção focava profissionais bem qualificados tecnicamente e com anos de experiência na mesma função e empresa.

Mas quem foi que disse que este é o funcionário ideal para a organização? Empresas buscam profissionais que além de qualificados tenham o perfil da empresa, onde interesses organizacionais tenham relação com os interesses pessoais do profissional. Acontece também de a empresa querer um profissional com menos experiência, entenda menos experiência como menos vícios organizacionais, alguém disposto a aprender, desenvolver-se e crescer com a empresa, alguém que caminhe aos poucos e não alguém que tenha uma grande bagagem profissional e também erros crônicos difíceis de mudar.

Nos dias de hoje, a pessoa que não tem competência está fora do mercado de trabalho e não é vista de boa maneira. A palavra "competência" tornou-se requisito fundamental para se conseguir um emprego, em alguns casos mais importantes do que a formação técnica. Identificando as competências se tem a pessoa certa, para o lugar certo, no momento certo.

3. Recrutamento e Seleção Informatizado

Como estamos na era digital, para localizar esses profissionais o departamento de recrutamentoe seleção faz uso de uma ferramenta que oferece rapidez e menor custo.

Segundo Marcelo Mariaca (Presidente da Mariaca e professor da Brazilian Business School), o E- Recruiting ou processo de R&S - Recrutamento e Seleção de candidatos a vagas de emprego a partir da Internet é na rotina atual das organizações, uma atividade em ascensão e que vem se tornando cada vez mais interessante tanto para os departamentos de RH das organizações quanto para a própria organização em seu contexto geral e para os profissionais que buscam uma vaga no mercado de trabalho.

O processo de recrutamento e seleção pela internet também conta com modelos de softwares os quais fazem a seleção e os testes eletrônicos, automaticamente, sem a necessidade de um recrutador profissional. Alguns softwares já cuidam de praticamente todo o processo, cabendo aos gestores de RH apenas familiarizar o novo colaborador com o seu cargo e com o ambiente organizacional. Isso permite a redução significativa com custos de recrutamento, já que a organização não mais remunera agentes recrutadores para a função, todavia, apenas a manutenção e atualização dos caracteres do software.

A inovação pelo E-recruiting é mais um caminho para a melhor gestão dos fatores organizacionais na busca pela competitividade, redução dos custos, re-especialização, reciclagem profissional e realocação dos fatores, sejam eles produtivos ou intelectuais.

Diante dessa inovação surgem inúmeras empresas de consultoria de recursos humanos que são contratadas eventualmente para realizar processos seletivos, treinamentos, impantação de ferramentas de gestão de pessoas, apresentando menor custo. A maioria das empresas preferem contratar esses serviços temporários, do que manter o departamento com profissionais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com