TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento -Breve Descrição Sobre Processos Grupais Marcos Alexandre

Por:   •  14/11/2015  •  Abstract  •  438 Palavras (2 Páginas)  •  1.569 Visualizações

Página 1 de 2

Breve Descrição Sobre Processos Grupais

Marcos Alexandre

CITAÇÃO

PÁGINA

COMENTÁRIO

“A história de vida do indivíduo é a história de pertencer a inúmeros grupos sociais.É através dos grupos que as características sociais mais amplas agem sobre o ser humano”.

209

O principal e o primeiro grupo é o familiar, onde o indivíduo terá seus primeiros aprendizados, dentro de uma cultura já pré estabelecidas, e só então estará preparado a fazer parte de outros grupos sociais.

“O nível institucional é o da norma, das regras estabelecidas.É o que está mais presente em nossas vidas e o que menos se vê”.

210

As normas e as regras faz parte de nossas vidas de tal  forma que muitas vezes nem a percebemos, está na maneira de se vestir, de falar e se comportar…

“A realização do objetivo impõe tarefas, regras que regulem as relaçôes entre as pessoas (normas), num proceso de comunicação entre todos os participantes e o próprio desenvolvimento do grupo em direção ao seu objetivo”

211

É essencial o respeito, a comunicação e o saber ouvir para  assim alcançar o objetivo.

“O processo de desenvolvimento do grupo proporciona a seus integrantes condição de evolução e crescimento pessoal”.

212

A presença de um líder traz organização, interação e consequentemente evolução e crescimento pessoal dos integrantes.

“A coesão grupal não gera apenas vantagens, pois os grupos altamente coesos estão sujeitos ao “pensamento grupal”, o que pode fazer com que o grupo tome decisões desastradas”.

213

Coesão grupal é quando o grupo pensa e comunga das mesmas idéias e ideais, podendo acertar como também errar.

“Todo grupo, não importa o tamanho, necessita estabelecer normas para poder funcionar adequadamente”.

213

Todo grupo sem normas, está sujeito ao fracasso, Pois as normas estabelecem princípios de convivência.

“Durante décadas acreditou-se na figura do líder nato, que apresentava as seguintes características: inteligência, criatividade, persistência, autoconfiança e sociabilidade. Hoje em dia é mais aceita a posição da liderança como fenômeno decorrente da interação entre os participantes, com acentuada dependência dos objetivos e clima do grupo”.

213

O líder precisa ser aceito e visto como exemplo.

“É o prestígio desfrutado por um membro do grupo”. “Pode ser como o indivíduo o percebe,status subjetivo; ou pode ser o resultado do consenso do grupo sobre este indivíduo, chamado status social”.

215

O indivíduo pode ser aquele que     vê-se recebedor de resultados gratificantes, produzindo em si sensação elevada , se destacando dentro do grupo esse é status subjetivos. E o status social  é quando o grupo o aceita como uma pessoa necessária, gerando benefícios agradando ao demais do grupo.

“O papel social é um modelo de comportamento definido pelo grupo. Nenhum grupo social pode ter bom funcionamento sem estabelecer papéis para seus integrantes”.

216

Cada um terá seu papel definido no seu grupo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (77.6 Kb)   docx (297.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com