TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS PROCESSOS GRUPAIS

Por:   •  13/5/2018  •  Resenha  •  2.142 Palavras (9 Páginas)  •  650 Visualizações

Página 1 de 9

PROCESSOS GRUPAIS – RESUMO NP1

AULA – DINÂMICA DE GRUPOS

Referência: BARRETO, M. F. M. Dinâmica de grupo: história, práticas e vivências. Campinas: Alínea, 2006. – Capítulo 1.

1936 – Kurt Lewin surge nos EUA com o campo de pesquisa “Dinâmica de Grupos”, através de estudo com grupos de crianças e experimentos com líderes autocráticos, democráticos e laissez faire (liberalismo econômico, capitalismo na versão mais pura).

  • GRUPO – 2 ou + pessoas que precisam interagir entre si, para atingir um determinado objetivo comum, possui pessoas com vínculos e interdependência.
  • AGRUPAMENTO – pessoas juntas com um objetivo que não precisam interagir

Dimensões da atividade grupal:

  • Externa - relacionada com a sociedade e/ou outros grupos, quando o grupo deve ser capaz de produzir um efeito real sobre eles para afirmar sua identidade
  • Interna - vinculada aos membros do próprio grupo, em direção à realização dos objetivos que levem em consideração as aspirações individuais ou comuns.

1984 – Lane encontra duas posições: TRADICIONAL - defendia que a função do grupo seria apenas a de definir papéis; implicaria garantir produtividade dos indivíduos e grupos através da manutenção e harmonia das relações sociais.

CRÍTICA - Caráter de mediação do grupo: relação indivíduos e sociedade.

Para Lane, o próprio grupo só poderá ser conhecido enquanto um processo histórico, pois o significado da existência e da ação grupal só pode ser encontrado dentro de uma perspectiva histórica.

Pichon defini grupo como conjunto restrito de pessoas que, ligadas por constantes de tempo e espaço, e articuladas por sua mútua representação interna, se propõe de forma explícita ou implícita uma tarefa, que constitui a sua finalidade, interatuando através de complexos mecanismos de assunção e atribuição de papéis

AULA - CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS: KURT LEWIN

Referência: BARRETO, M. F. M. Dinâmica de grupo: história, práticas e vivências. Campinas: Alínea, 2006. – Capítulo 1

MAILHIOT, G. B. Dinâmica e Gênese dos Grupos. São Paulo: Duas Cidades, 1991. Capítulos 1,2 e 4.

Efeitos da liderança: os grupos democráticos tinham mais eficiência a longo prazo, enquanto os autoritários tinham uma eficiência imediata. Como as decisões são centralizadas na figura do líder, os membros somente funcionam a partir de sua demanda e são, geralmente, cumpridores de tarefas.

Compreender relações intergrupais imersas na sociedade em que os fenômenos acontecem.

Compreender fenômenos grupais exige recorrer às ciências sociais como um todo.

Operacionismo: validade de uma hipótese e verdade da teoria são proporcionais às previsões que permitem

Fenômenos grupais só podem ser compreendidos na sua totalidade concreta

Atitudes coletivas: Comportamentos em grupo, atitudes sociais. Pressupostos: Nenhum comportamento de grupo pode ser explicado somente por causalidade histórica; Comportamentos sociais resultam de uma dinâmica independente das vontades individuais;

Dinâmica: Resultante das interações no interior de um espaço psico-social, a explicação dos fenômenos de grupo está nas interações entre os elementos da situação social onde se situam, no momento em que são observados e interpretados.

Dinâmica de grupo no campo social: constituída por entidades sociais coexistentes, é uma gestalt (um todo indissociável), formado pelo grupo e o ambiente de entorno.

AULA - CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS: MORENO

Referência: BARRETO, M. F. M. Dinâmica de grupo: história, práticas e vivências. Campinas: Alínea, 2006. – Capítulo 3

Role-Playnig: modalidade de teatro espontâneo, um recurso de treinamento de determinados papeis. Teatro espontâneo: permite estudar a estrutura dos papeis, ensaiar as diferentes possibilidades do papel.

Tele: disposição positiva ou negativa para interagir mais com um dos membros do grupo do que com outros, sentimento de atração ou rejeição;

1 de abril de 1921 – Moreno fez o lançamento oficial do Psicodrama, através de um teatro público onde a proposta era discutir as questões vividas na Autralia pôs guerra, mas foi um fracasso total devido que ninguém quis interpretar o rei, pois ninguém se julgou digno disso.

Caso da Barbara-George: Barbara era uma atriz de teatro expert em papeis doces e românticos, George era um poeta que frequentava o teatro, George se apaixona por Barbara e eles se casam, depois de um tempo George procura Moreno sob a queixa que não suportava Bárbara por a mesma ser agressiva e grosseira. Moreno então passa a dar papeis agressivos para Barbara e introduzir aos poucos o marido.

Socionomia: estudos das leis do desenvolvimento social e das relações sociais. Possui três principais ramificações:

1 – Sociodinâmica: estuda a estrutura e funcionamento dos grupos sociais, isolados e das associações dos grupos;

2 – Sociometria: expressão gráfica que objetiva a rede de relações do grupo, descreve e mede a dinâmica dos grupos;

3 – Sociatria: tratamentos dos sistemas sociais, ou seja, tratar relações e vínculos através do psicodrama (foco individual com todos os papeis), sociodrama (foco em grupo e a ênfase é colocada nos papeis institucionais) e a psicoterapia de grupo (alternância de foco).

PSICODRAMA - Modalidade de teatro espontâneo, reprodução de situações vividas ou imaginadas, desempenho do papel, percepção dos sentimentos e atitudes dos outros que demonstram o contra papel correspondente.

Recursos do psicodrama - Ensaiar diferentes possibilidades de papel, pesquisar a estrutura dinâmica de certos papéis sociais.

Tripe do Psicodrama: Teoria de Papéis; Sociometria: expressão gráfica que objetiva a rede de relações do grupo; Teoria da espontaneidade- criatividade.

Pratica do Psicodrama: usa a Representação dramática como veículo de expressão dos conflitos, unindo ação à palavra. Realizado através de três etapas:

  1. Aquecimento – preparação: comunicação dos sentimentos via corpo
  2. Dramatização / Representação
  3. Compartilhamento: falar sobre vivencias

Setting: Cenário (local); Protagonista (paciente) realiza um desempenho de um personagem o qual questiona sua ação e suas emoções; Diretor (Terapeuta); Ego auxiliar: a interação do terapeuta com o paciente (Diretor X Protagonista); Público (demais pacientes); Cena.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)   pdf (178.7 Kb)   docx (178.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com