TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Roteiro Processos Grupais

Por:   •  5/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.283 Palavras (6 Páginas)  •  544 Visualizações

Página 1 de 6

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE PROCESSOS GRUPAIS

Introdução:

A chega ao grupo em que realizaríamos a intervenção não foi difícil ou problemático, pois  os usuários do CAPS nova Vida Ad  já haviam passado por outros processos com intervenção, ou seja, não era uma novidade para os mesmos além de que duas colegas do grupo já haviam desenvolvido estágios no referido CAPS. Não houveram resistências por parte da coordenação do CAPS. No momento em que se deu o processo de coleta das demandas nos enquanto facilitadoras das oficinas recebemos a informação que um outro grupo composto por técnicas de enfermagem também estariam desenvolvendo estágio com os usuários. Foi uma informação que desencadeou toda uma reflexão sobre o projeto de intervenção, haja vista que diante desta nova informação e da presença de estagiarias de outra área teríamos que encaixar a temática multiárea, rever as os oficinas planejadas para não haver tanta dissonância com as que seriam oferecidas pelo grupo de técnicas em enfermagem. Estabeleceu-se um diálogo com a professora responsável pelas estagiarias, buscando dessa forma, torna a intervenção não conflituosa e se possível colaborativa, foi curioso iniciar uma pratica que primasse  também por um fator que vem sendo bastante discutido na área de saúde mental, a  questão multidisciplinar.

O início de coleta de demandas deu-se mediante uma roda de conversa, para termos a dimensão do grupo de suas principais necessidades. O grupo de usuários composto em  maioria por mulheres de faixa etária entre quarenta a sessenta anos, afrodescendentes, já os homens a faixa etária variava entre quarenta a setenta anos, também afrodescendentes, a religião proferida entre a maioria foi de católicos e  evangélicos e duas participantes testemunhas de jeová, grande maioria tem baixo grau de escolaridade. O grupo era rotativo, os usuários tinham os dias para frequentarem o CAPS, a maioria ia com mais frequência as quintas feiras.

Roteiro das oficinas

I encontro :

Roda de Conversa

Objetivo: A roda de conversa tem por finalidade promover um ambiente de interação e comunicação entre o grupo. Mediante a saída de uma funcionária , foi realizada para ouvir o grupo e seus sentimentos a respeito da saída da funcionárias, bem como o que esperavam com a proposição das futuras oficinas. Teve a duração de 45 minutos com média de 15 participantes.

II encontro :

 Dinâmica:  Levarmos revistas e pedirmos para que cada participante escolhesse uma imagem que represente como ele se sente no CAPS e que eles esperam alcançar no futuro. Objetivos da dinâmica foram identificação, reflexão, levantamento de expectativas, análise, comunicação. Duração de 30 minutos  media de 12 participantes.

Construção de Mandalas

Apresentamos algumas mandalas, e falamos da importância das mesma enquanto função terapêutica. Colocamos uma música ambiente, juntamos duas mesas com cadeiras em torno, colocamos várias mandalas para os participantes escolherem, como também deixamos a opção de construírem as mandalas. A maioria preferiu as mandalas para pintar, deixamos vários lápis de cor a disposição dos participantes, estes começaram a pintar. Duração de 35 minutos com 08 participantes.

III encontro:

Oficina Terapeutica : decorando meu mundo e melhorando meu espaço.

Os participantes haviam feito uma momento de relaxamento e de livre desenho com as estagiarias de enfermagem, nos participamos e auxiliamos no momento, principalmente a alguns participantes que demostraram resistência no exercício. Durou em media 40 minutos.

Levemos um mural de isopor e várias imagens e mensagens religiosa, motivacionais de paisagens. Colocamos as imagens em círculo e reunimos os participantes em volta, depois pedimos para que cada um escolhesse a imagem que mais gostasse e colocasse em algum lugar do mural. Os praticantes demostraram baste entusiasmo na seleção das figuras e na possibilidade trazida de colarem as figuras no mural, como alguns não sabiam ler pediam para que lêssemos ou que algum colega lesse as frases e mensagens e quando gostavam colavam cuidadosamente no mural. Depois do mural pronto alguns exibiram animosamente as imagens que tinham escolhido e colado. A oficina durou 30 minutos.

Iv encontro

Encerramento.

Procuramos encerrar as oficinas fazendo parte de uma confraternização baile  de carnaval a moda antiga, organizada pelas estagiarias de enfermagem. Foi um momento de descontração, os usuários estavam animados, houve dança, descontração, lanches, os usuários usaram mascaras de carnaval confeccionadas por eles mesmos em outras oficinas realizadas com o pessoal de enfermagem. No final nos despedimos de cada membro que participou da oficina, deixamos um porta retrato com fotos da oficinas realizadas, os trabalhos realizados pelos usuários, as mandalas e os desenhos das oficinas das estagiárias técnicas de enfermagem, foram expostos nas paredes do CAPS enfeitando e trazendo cor ao ambiente. Participaram 15 pessoas , duração de 60 minutos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (127.7 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com