TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Processos Grupais

Por:   •  28/4/2018  •  Abstract  •  1.050 Palavras (5 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 5

CURSO DE PSICOLOGIA

TRABALHO DE PROCESSOS GRUPAIS

Tema: Projeto de vida

Análise de Demanda: Maior parte do grupo não tem motivação para planejarem suas metas de vida e seus objetivos diante da sociedade, devido as condições sociais, familiares, econômicas e psicológicas. A maior parte dos sócio-educandos, sentem-se desmotivados ao produzirem um projeto de vida. Suas condições financeiras não lhe favorecem muito, o foco acaba se desviando tendo que escolher entre o que comer e o que vestir, ou o que comer e qual material comprar para a escola. É muito triste, mas isso acaba sendo uma realidade na vida de muitos. Além disso podemos identificar também as problemáticas que encontramos dentro de casa em sua família, entre os pais, irmãos, tios, etc. No qual acaba atingindo indiretamente ou diretamente os adolescentes, sendo assim muitos ainda que não fosse de sua responsabilidade acaba assumindo uma certa carga, culpa ou obrigação.

Dentro de todo esse contexto, ainda podemos perceber as mudanças que ocorreram de uns anos para cá, ao nos depararmos com as grandes exigências de mercado, atualmente "em cada esquina" encontramos uma faculdade ou cursinho, ou seja, está mais acessível para os jovens se graduarem ou adquirirem uma formação técnica. Consequentemente, está mais difícil conseguir um bom emprego, pois a demanda está alta, muitos acabam se capacitando mais que os outros (já que estes detêm do capital para investir) e isso acaba gerando um déficit para os que precisam. Portanto, para eles a perspectiva do futuro é muito distante, eles não conseguem olhar para um ponto que seja e se firmar nisso, acreditar que a partir dessa base “eu posso traçar meu caminho, e enxergar meu futuro”.

Foco ou Temas Geradores: Nossa Dinâmica tem como objetivo central despertar nesses adolescentes o desejo de ao menos levantarem a hipótese de quererem construir um futuro baseados na educação que, apesar de precária, muitas vezes, ainda é oferecida pelo Estado. O Projeto de vida está diretamente ligado com a educação que absorvemos em casa primeiramente, e posteriormente nas instituições de ensino, onde os mesmos dividem conhecimentos e experiências positivas e negativas que viveram até então. O conhecimento é o principal meio de formação para os jovens, uma boa educação tem uma importante ligação entre família e escola. É uma relação que deve perdurar até o completo desenvolvimento do sujeito, até ele conseguir “andar com as próprias pernas” e ter sua posição em sociedade. A muito tempo o dever da instituição não se resume em apenas dar conteúdos teóricos, a educação sempre foi muito além disso, aprender a respeitar aqueles que pensam diferente, conhecer seus direitos e deveres como cidadão baseados nas leis que compõem nosso país e na cultura em que estamos incluídos, dividir conhecimentos, e saber interagir e conviver em grupo com respeito mútuo entre si.  Tendo como base esse objetivo, iremos abordar dentro do tema principal, vertentes que influenciam nessa construção de pensamento. Tais vertentes serão: Desestrutura familiar, políticas públicas e a reinserção na sociedade e no mercado de trabalho, pois os mesmos não se sentem motivados por não encontrarem razão de investir no futuro.

Enquadre: Nosso Público alvo são adolescentes de 14 há 18 anos, o tempo a ser utilizado ocorre por volta de uma hora e vinte minutos para cada atividade. Realizamos as dinâmicas na própria instituição onde eles cumprem a liberdade assistida (NASE), são ambos os sexos, o nível de escolaridade é baixo, muitos pararam de estudar ainda no ensino fundamental. Temos como meta realizar três encontros onde o primeiro será apresentado o tema principal com dinâmica participativa, com recortes e colagem de imagens e frases que representam o projeto de vida. No segundo encontro, vamos trabalhar a dinâmica dos “mitos e verdades”, acerca do mercado de trabalho. Para finalizar, no terceiro encontro abordaremos a dinâmica “meu presente, meu futuro”, que vai retratar o planejamento do futuro deles.

1º Encontro:

Objetivo: Apresentar o tema principal com dinâmica participativa.

Procedimentos: Levar cartolinas e revistas para recortar e colar imagens e frases para eles montarem cartazes com os conteúdos de como ele se veem no futuro.

Avaliação: Avaliar os possíveis feedbacks dos adolescentes a respeito da dinâmica que será realizada.

Discussão: Organizar uma roda de conversa a fim de discutir e refletir sobre os assuntos avaliados anteriormente.

2º Encontro:

Objetivo: Aplicar a dinâmica dos mitos e verdades acerca do mercado de trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (107 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com