TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto social

Por:   •  20/11/2015  •  Dissertação  •  1.220 Palavras (5 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

Nesta pesquisa será abordado o tema criança em situação de risco e criminalidade, com o intuito de conhecer e estudar suas vulnerabilidades, seu desenvolvimento e o meio que os cercam: sua comunidade, estrutura familiar e escolar.

A Psicologia tem como sua proposta o aspecto social, onde busca olhar o sujeito como um todo, isto é, no social considerando os aspectos biopsicossociais.

 A Psicologia Social é o profissional que atua nesse segmento da psicologia estuda o comportamento dos indivíduos em suas relações sociais, procurando compreender os fatores que podem influenciar sua, personalidade, comportamento ou atitude e isto pressupõe que em qualquer ambiente no qual aconteça tais relações ao profissional poderá atuar.

O psicólogo que atua em instituições públicas, seja na área da saúde ou social, deverá ter conhecimento das políticas públicas daquele setor executando seu trabalho de forma a garantir que os direitos do sujeito sejam garantidos, bem como visando à melhoria da qualidade de vida e da comunidade da qual faz parte.

Sendo assim, atua-se na atenção, na prevenção e promoção de saúde no âmbito físico, mental e social, considerando que há uma relação intrínseca entre eles.

De acordo com Lane (1985, p. 18):

Pesquisador e pesquisado se define por relações sociais que tanto pode ser reprodutora como pode ser transformadoras das condições sociais onde ambos se inserem; desta forma, conscientes ou não, sempre a pesquisa implica em intervenção, ação de um sobre os outros.

Sendo a ideologia um conjunto de valores, ideias, ideais, filosofia de uma pessoa ou de um grupo. Onde todas as pessoas possuem seus próprios ideais e valores. Entretanto a ideologia das crianças e adolescentes é não ter oportunidades de trabalho por serem menor de idade. Com isso optam pelo caminho do crime, considerado por eles uma solução mais rápida e mais fácil de ganhar dinheiro: “uma maneira de crescer mais rápida ao invés de trabalhar feito um condenado” (palavras ditas por um interno da instituição para menores infratores da Fundação Casa - Nesta instituição o menor infrator responde por seus atos criminais, atravésde medidas socioeducativas com o intuito de tira-lo das situações de vulnerabilidade e conflituosas com a lei).

Para Mannheim (1954) tudo o que pensamos é ideológico, sendo impossível não ser influenciado pelo contexto social onde nascemos e vivemos, sendo assim em outras palavras identificada como ideologia do conhecimento, onde todo conhecimento é condicionado.

Para eles o crime é uma saída para o seu próprio sustento e de sua família, comprar um tênis ou uma roupa, onde muitos se questionam o porquê do colega ter e ele não. Essa necessidade de sociedade/consumo faz com que se inicie um círculo vicioso pelo fato de conseguir coisas de maneira "fácil".

E por decidirem por esse caminho, muitos largam a escola ainda muito cedo (9 em cada 10 crianças da Fundação Casa estão atrasados na escola).

Para Rutter (1987) a escola pode também promover e capacitar os estudante no aumento de sua autoestima e auto eficácia onde irão alcançar sucesso em resolução de problemas e desenvolver capacidades sociais. Para ele as crianças planejam melhor suas vidas ao vivenciar experiências positivas na escola.

Vale lembrar que o vínculo com a escola pode amenizar condições hostis que a criança sofre no ambiente familiar, pois é lá que ela passa grande parte do dia, devendo sentir-se protegida, apoiada e segura.

A escola também possui o papel de proporcionar relações de amizades e grupo entre os alunos e aumentam a motivação em tarefas melhorando seu desempenho.

Mas é preciso também ser desenvolvido programas de avaliação nas escolas desenvolvendo estratégias para o fortalecimento da resiliência, conscientizando os pais que a família tem grande importância no desenvolvimento das crianças que ficam vulneráveis à esse fator.

Grill, Reynolds e Pai (1995) afirmam que as crianças que possuem pais envolvidos em relação às atividades escolares de seus filhos, possuem melhor desempenho em relação à leitura e matemática e ajustam-se facilmente à escola.

Para Rutter (1985) experiências positivas geram bons sentimentos como eficácia, autoestima, autonomia e um repertório amplo para resolução de problemas.

O desenvolvimento de um jovem é um conjunto de esforço e responsabilidade da escola, família e sociedade, cada um tem o seu papel para que ele seja beneficiado.

Fatores de grande importância a serem trabalhados com os menores na condição de conflito com a lei e cumprimento de medida socioeducativa:

O social que inclui a vulnerabilidade e negação de direitos de toda ordem a que foram submetidos, que se confronta com o que a sociedade capitalista e as mídias em geral anunciam sobre a questão do ter, da aparência, da sexualidade, das drogas e etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (66.3 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com