TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Práticas Psicológicas no Contexto da Educação

Por:   •  20/11/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.267 Palavras (6 Páginas)  •  123 Visualizações

Página 1 de 6

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ[pic 1]

CURSO DE PSICOLOGIA

8º PERÍODO

Práticas Psicológicas no Contexto da Educação

CREAS III

Amanda Ongaratto, Carla Fernanda, Giovana Mendes, Maria Eduarda Pascoaletto, Julia Ropelli

LONDRINA

2018

 Fundamentação Teórica

        O Sistema Único de Assistência Social (SUAS) é um modelo de gestão utilizado no Brasil para operacionalizar as ações de assistência social. O SUAS é de responsabilidade do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e está previsto e regulamentado na lei federal nº 8.742, de 7 de Dezembro de 1993 (Ministério do Desenvolvimento Social, 2015).

Segundo Ferreira et. al, o público alvo do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) engloba sujeitos em situação de risco pessoal e social que tiveram seus direitos violados, oferecendo atendimento especializado. É responsável por variáveis tipos de violência, sendo eles:

Violência física, psicológica e negligência; violência sexual; afastamento do convívio familiar devido à aplicação de medida socioeducativa ou medida de proteção; tráfico de pessoas; situação de rua; abandono; vivência de trabalho infantil; discriminação em decorrência da orientação sexual, de raça ou etnia; outras formas de violação de direitos decorrentes de discriminações/submissões a situações que provocam danos e agravos à condição de vida e que impedem a autonomia e bem estar (Ferreira et. al., 2013).

        O CREAS está dentro do nível de atenção da Proteção Social Especial visando proporcionar uma acolhida e escuta qualificada para melhor fortalecimento da proteção familiar, a quebra de padrões de relacionamentos familiares que possuem violação de direitos, uma amplificação dos recursos para uma melhor superação da violação cometida contra a vítima e a prevenção do aumento dessa violação e de uma institucionalização. (Saadallah et. al., 2013 apud Brasil, 2011).

        É importante ressaltar que os indivíduos que se encontram sem referência, também necessitam de intervenções protetivas especiais temporárias. O grau de violação de direitos é o ponto diferencial entre o CREAS e as outras instituições de proteção em casos de vulnerabilidade social. O CREAS possui uma perspectiva para reconstrução dos vínculos familiares e sociais e a conquista da autonomia individual, familiar e social, pois é uma ação interventiva para desenvolver uma atenção especializada no meio de acompanhamento individual ou coletivo que priorize atos protetivos com a finalidade de construção nos mais diferentes contextos (Souza, et. al., 2008; Souza, 2009).

        Com objetivo de combater o abuso e a exploração sexual de maneira efetiva, o CREAS adotou um procedimento, compôs uma equipe multidisciplinar, à frente pois o abuso sexual é um fenômeno complexo, o mesmo envolve questões jurídicas, psicológicas e sociais, para em equipe compreender diferentes problemáticas envolvidas. (Souza, 2009). Na presença da dificuldade da problemática, o atendimento multidisciplinar no CREAS às vítimas e suas famílias é composto por entrevistas de acolhimento, para avaliação inicial, atendimento em grupo, atendimento individual, como também são prestados outros tipos de serviços como o acompanhamento e monitoramento dos encaminhamentos realizados. Até então, são feitas visitas domiciliares, atos de sensibilização, aliança para o enfrentamento de violação de direitos, capacitação da rede de atendimento, psicoterapia individual, atendimento jurídico. (Brasil, 2005; Pedersen, 2010).

        De acordo com a coleta de dados, podemos enumerar a equipe responsável pelo CREAS III, incluindo oito psicólogas, sete assistentes sociais, duas pedagogas, duas técnicas de gestão administrativa e um motorista. Esse trabalho é dividido entre os profissionais e os territórios, sendo esses: Sul A e B, Oeste A e B, Leste A e B, Norte A e B, Centro e Rural. A partir da coleta, fica claro que o maior índice de violência atendido pelo CREAS III é a violência sexual intrafamiliar, afirmando que esses são os casos mais complexos de intervir.

Se há um laço familiar ou uma relação entre o abusador e o abusado, é um abuso sexual intrafamiliar, a situação que mais se encaixa nesta categoria é o incesto. Já o abuso extrafamiliar verifica-se quando o abusador não possui laços familiares ou de responsabilidade com o abusado, conquanto o abusador pode ser um desconhecido, na maioria das vezes ele é alguém que a criança ou adolescente confia. O abuso sexual institucional, diz-se do abuso sexual que ocorre em instituições governamentais e não governamentais que são responsáveis por prover, para crianças e adolescentes, cuidados substitutivos aos da família (abrigo). (Sayão, 2006, p. 29-30).

A violência sexual ocorre em variadas classes sociais e são ligadas por relações desiguais de poder, um exemplo é o fator de idade e porte físico. Esse tipo de violência contra crianças e adolescentes é de difícil enfrentamento e muito complexo. Vem sendo observado uma grande ocorrência de abuso sexual contra crianças e adolescentes dentro do ambiente familiar, mais precisamente por pais, padrastos, avós, irmãos e tios. Por esse motivo é muito importante uma maior preocupação com a educação sexual no ambiente familiar de uma forma clara, adequada para cada faixa etária. (Miranda, et. Al, 2013).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (101.9 Kb)   docx (29.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com