TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia A Intolerância Religiosa no Brasil

Por:   •  26/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  498 Palavras (2 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 2

A Intolerância Religiosa no Brasil

No Brasil é muito comum ocorrer debates sobre religiões, acontecerem resenhas sobre o assunto tão polemico e tão abrangente, pois são diversas as religiões que predominam a região. O país é considerado um estado laico, pois existe a liberdade de crença religiosa aos cidadãos e isso se tornou algo oficial desde a primeira constituição brasileira, ou seja, o estado não adota nenhum tipo de religião.
              Já o termo “RELIGIÃO” vem do latim que tem como o significado “RELIGAR”, trazendo o conceito então de ligar o ser humano a Deus, é importante ter como conhecimento esse termo, pois fica mais fácil de entender toda essa discussão sobre o tema.
             Embora seja um país laico a população brasileira é em grande maioria cristã em geral, tendo a maior quantidade na tão conhecida religião católica romana que é popular tanto no Brasil quanto em outros países do continente.
              A intolerância religiosa é prática que acontece mais do que deveria acontecer, são preconceitos que são vistos por meios de violência física, verbal, material e etc, com outras religiões, umas as outras, muitas vezes ocorrendo dentro de cada crença, cada grupo cultural, isso por acreditarem que existe apenas um caminho, tornando o do seu ponto de vista certo e do outro individuo, do outro grupo errado. Certas discussões, certos debates geram violência por dissertarem desse tema tão polêmico trazendo o desrespeito de outras religiões, principalmente no Brasil que existe inúmeras religiões, tais como; Católica, Espirita, Evangélica, Judaica, Umbanda, Candomblé e dentre outras.
        Determinadas crenças não acreditam na existência de outras religiões/culturas, outros discursos religiosos, que por fim acaba gerando esse pré-conceito sobre determinadas ideias, vale ressaltar que conversar sobre o tema, trazer um debate saudável não é considerado uma intolerância religiosa e sim ofender, diminuir toda os costumes e valores de determinado grupo religioso.
             Como já mencionado o termo “RELIGIÃO” vem de se ligar a Deus, portanto fica claro, toda religião com suas práticas, costumes e valores tem um único objetivo, chegar a Deus, independente de qual seja, cada um com seu “DEUS”, o Estado entende isso, e concede total liberdade ao cidadão brasileira de escolher algo e ter como crença, então todo e qualquer tipo de preconceito ou intolerância é visto como crime na legislação brasileira, pois viola os direitos humanos. A pratica de religião traz à tona o fato do individuo ter algo ao que se apoiar e se sentir bem, não faz sentido existir essa intolerância e julgar pessoas que tem uma ideia diferente, é importante cada individuo fazer a sua parte e seguir o seu caminho na sociedade e contribuir com a boa convivência.
        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (31.1 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com