TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Escolar

Trabalho Escolar: Psicologia Escolar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2014  •  5.166 Palavras (21 Páginas)  •  400 Visualizações

Página 1 de 21

Psicologia escolar: proposta de intervenção com professores*

School psychology: An intervention proposal with teachers

Naiana Dapieve Patias1; Mabel Hartmann Monte Blanco2 ; Josiane Lieberknecht Wathier Abaid3

Universidade Federal de Santa Maria

Centro Universitário Franciscano

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Endereço para correspondência

________________________________________

RESUMO

O presente artigo aborda uma experiência de intervenção no campo da Psicologia Escolar. Refere-se a ações desenvolvidas durante o estágio final em Psicologia Escolar em um curso de graduação em Psicologia do interior do RS, com professores de duas escolas, uma municipal e outra privada. As atividades propostas tiveram como objetivo permitir que os envolvidos no contexto escolar pudessem refletir e aperfeiçoar as suas atuações profissionais, buscando melhorar a qualidade das relações pessoais e resultados mais efetivos no que diz respeito ao processo educativo. Realizaram-se quatro atividades expositivo-participativas organizadas pelas estagiárias, as quais abordaram temas relativos à adolescência, práticas e estilos educativos parentais e a relação professor – aluno. Conclui-se que as intervenções ampliaram as discussões entre os profissionais ligados à escola quanto ao temas trabalhados e possibilitaram um espaço para desenvolvimento de soluções diversas a dificuldades comuns aos profissionais envolvidos.

Palavras-chave: Psicologia Escolar; práticas educativas; adolescência.

________________________________________

ABSTRACT

This article approaches an experience of intervention on the field of School Psychology. It refers to actions developed during the final internship on School Psychology. Such internship took place during an undergraduate course of Psychology, in the interior of Rio Grande do Sul, with teachers from two schools, one from the public and the other from the private sector. The proposed activities had as their aim to enable people from the school context to reflect and improve their professional performance, in order to improve quality concerning personal relationships and to attain more effective results regarding the education process. Four activities were accomplished involving lectures and participation of the public. Such activities approached themes related to adolescence, parental practices and styles and the relationship between student and teacher. In conclusion, the interventions widened discussions among professionals from the school related to the themes mentioned and enabled the development of several solutions to difficulties common to the professionals involved.

Key words: School Psychology; Education practices; adolescence.

________________________________________

A Psicologia Escolar ou Educacional é a especialidade da psicologia que trabalha com pessoas sobre questões que ocorrem nas escolas e que envolvem alunos, professores, especialistas em educação, pais e a comunidade onde estão inseridos. Deste modo, cabe ao psicólogo desse contexto conhecer as forças que se entrecruzam junto à escola, bem como as respectivas reações e relações de poder (Patto, 1997). Portanto, esse profissional aplica técnicas e conhecimentos psicológicos aos problemas apresentados na escola como um lugar total, considerando a escola (instituição) como seu "paciente" (Costa, Souza, & Roncaglio, 2003), porém buscando sair da postura clínica e patologizante para dar lugar à visão mais compreensiva da complexidade deste campo de forças (Martins, 2003; Patto, 1997). Dessa forma, o profissional assume o papel de agente de mudanças dentro da instituição escolar, atuando como o centralizador de reflexões e conscientizador de papéis representados pelos vários grupos que a compõem (Martins, 2003).

Para conscientizar os papéis, funções e responsabilidades de cada autor do processo escolar, Guzzo (2002) refere que o profissional de Psicologia Escolar deve atuar a partir de observações, conversas informais e pesquisas formais. Assim, é possivel detectar demandas explícitas e implícitas, para, em seguida, propor formas de intervir que possam beneficiar a todos os envolvidos de forma ativa ou passiva no processo.

Considerando o grupo de professores, destaca-se que o exercício da docência, como discutem Marinho-Araújo e Almeida (2005) e também Lapo e Bueno (2003), se apresenta nas relações de poder que se refazem nas práticas educativas e nas relações estabelecidas em sala de aula. Nesse local, conforme os autores, o professor sofre, de modo direto e permanente, a tensão que se coloca no interior da escola, expressa nos conteúdos, processos avaliativos, produtividade e competitividade de sua função. Essa realidade de trabalho adversa, acompanhada de baixa remuneração, reconhecimento e qualificação profissional, gera sentimentos de desânimo, desmotivação, apatia, cansaço, passividade e desesperança entre os professores, que se sentem sem recursos para enfrentamento de todas estas pressões e demandas.

As inúmeras manifestações ou sintomas desse mal estar profissional, expressos por depressão, desilusão, desmotivação (Marinho-Araújo & Almeida, 2005) e até o abandono da profissão (Lapo & Bueno, 2003) tomam a escola como realidade indiscutível de intervenção do psicólogo. Assim, pode-se reaproximar o professor de sua trajetória profissional e de seu vínculo afetivo com o valor de seu trabalho, e fazê-lo restabelecer o sentido no objeto de seu trabalho. Um trabalho de escuta clínica auxiliaria o professor a perceber-se nesses conflitos (Marinho-Araújo & Almeida, 2005).

Com base no exposto, esse artigo pretende relatar uma experiência de atuação em Psicologia Escolar com foco em professores no interior do Rio Grande do Sul. Inicialmente será realizada uma descrição das escolas participantes e demais detalhes metológicos. Em seguida, relatam-se as atividades propostas em cada escola e suas repercussões.

Método

Participantes

Participaram

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.9 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com