TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Escolar

Artigo: Psicologia Escolar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/2/2015  •  Artigo  •  360 Palavras (2 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 2

A Psicologia na educação

O percurso histórico da inserção da Psicologia no campo da Educação inicia-se nas primeiras décadas do século XX, no momento histórico em que a Psicologia separa-se da Filosofia e adquire o status de ciência autônoma e pôde ser útil á educação. Criou -se uma expectativa muito grande,de que a psicologia viria para solucionar todos os problemas de aprendizagem e melhoria do ensino. Ao despertar no psicólogo,o poder da cura desses problemas a psicologia terminou não atendendo a todas as expectativas,visto que o seu papel é contribuir para as melhoras no processo de educação e não a solução de todos os problemas ali encontrados.

Piaget e Vygotsky, tiveram importantes contribuições na psicologia da educação. Para Piaget,o conhecimento é adquirido , a partir da relação sujeito e objeto (sujeito age sobre o objeto) fazendo uma analogia com os métodos educacionais, é preciso haver uma manifestação do aluno em relação à determinada matéria de ensino.

Na Teoria histórico-cultural de Vygotsky,aprende-se que o processos de educação é garantir aptidões que são inicialmente externas aos indivíduos,estão no meio cultural que ele está inserido.

O educador tem papel fundamental no desenvolvimento da criança,pois o ensino só acontece, num processo colaboratório entre o educador e o educando. Nesse sentido,o principal objetivo da educação é fazer com que ZDP (zona de desenvolvimento proximal,onde a criança ainda não aprendeu algo de forma autônoma,mas com a ajuda de alguém ela consegue) se torne a ZDR (zona de desenvolvimento real,onde a criança já aprendeu).

A Psicologia educacional no Brasil,foi marcada pelo modelo clínico e terapêutico,que patologizava o aluno e sua família e desconsiderava os fatores sociais e interescolares na produção das dificuldades de escolarização. Onde houve a critica à psicologia escola /educacional,se deu a partir dos próprios psicólogos que estavam insatisfeitos com a sua atuação e os resultados do seu trabalho. Nessa época, a sociedade não havia sido melhorado com a atuação desse psicólogo. A partir daí começa a se voltar para a psicologia com maior criatividade, e o método clínico antes utilizado é abandonado em detrimento de um outro,método sistêmico,que não olharia individualmente para o aluno, e sim para todo o universo escolar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com