TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Escolar

Trabalho Universitário: Psicologia Escolar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2015  •  1.568 Palavras (7 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 7

Relato da visita à escola

1) Identificação da Escola:

a) E.E. República do Panamá

b) Rua Piemonte de Borborema, 75 – Jardim Nelma. Tel.: 5812-0879.

c) Escola Estadual do Governo de São Paulo.

d) Escola de grande porte com aproximadamente 1500 alunos, tendo em média de 30 a 45 alunos por sala.

2) Mapeamento Institucional:

A escola possui vários projetos educativos, como o Projeto Unibanco que tem a proposta de incentivar e melhorar a qualidade de aprendizagem do ensino médio e o Projeto Itaú Cultural que visa à cultura artística em geral. A equipe pedagógica também promove pequenos projetos que variam o tema a cada ano. Possui também o Projeto Círculo de Leitura que desenvolve o gosto pela leitura. Além disso, o governo investe em avaliações externas como o Saresp, a Avaliação de Aprendizagem em Processo, a Prova Ana e a Prova Brasil. Também possui o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), financiada pelo governo com a finalidade de conscientizar os alunos sobre os riscos das drogas através de uma educação preventiva ministrada por policiais capacitados.

Em relação às reinvindicações dos professores há os sindicatos dos professores Apeoesp e o CPP que lutam pela categoria de base através das reivindicações que se fazem necessárias.

É possível observar que a coordenação e a direção trabalham para tentar melhorar o ensino e cumprir com os objetivos propostos, porém dependem em muitos aspectos do apoio e da verba do Governo, ficando muitas vezes limitados.

Tem como discurso em relação à educação e à prática educativa o objetivo de levar os alunos a alcançarem as competências e habilidades leitoras e escritoras. Tentam cumprir com esse objetivo, mas encontram dificuldades em relação à falta de interesse e responsabilidade dos alunos e falta de participação dos pais na educação dos filhos. Não se queixam de falta de recursos, porém se queixam de não saber o que fazer em relação aos problemas que tem com os alunos e como lidar com a falta de interesse deles.

Desejam que os alunos tenham um bom desempenho, se tornem bons cidadãos críticos e capazes de seguir por si só. Precisam da ajuda e participação dos pais e da comunidade, assim como o apoio de um psicólogo, embora acreditem que isso não seja viável por dependerem do Governo para terem.

3) Itens do roteiro realizados e itens que não foram realizados:

Foi realizada uma entrevista semi – dirigida com a Coordenadora Sra. L. que nos possibilitou ter acesso a informações de como se dá o funcionamento da escola. Sua função na escola é de coordenar o trabalho dos três seguimentos: Fund. I, Fund. II e Ensino Médio. Também atua junto ao grupo gestor, à parte pedagógica, apoiando os professores nas partes pedagógicas, viabilizando material, formação, auxiliando no ensino e aprendizagem e trabalhando nas estratégias e no reforço. Trabalha com os alunos verificando o desenvolvimento deles e interage com os pais através de reuniões.

É uma escola recente criada para atender toda à demanda da região. Por ter uma boa localização perto do metrô, a demanda é grande, resultando em uma lotação das salas.

A instituição funciona em três períodos sendo eles: manhã das 07:00 as 12:20, tarde das 13:00 as 18:20 e o período noturno das 19:00 as 23:00, abarcando o Fund. I, Fund. II e o Ensino Médio. Nestes períodos são disponibilizados o quadro de funcionários da seguinte maneira: cerca de 120 professores nos três períodos, os serviços de limpeza e cozinha são terceirizados, os funcionários da secretária são concursados pelo Estado totalizando 5 funcionários, quatro coordenadores, mais o PCAGP (Professor Coordenador de Apoio a Gestão Pedagógica) cargo esse ocupado pela coordenadora entrevistada, uma diretora, dois vice diretores e três agentes de organização (antigo inspetor), a escola não conta com um (a) psicólogo (a), apenas com uma mediadora de conflitos.

A escola apresenta como principais dificuldades a participação mínima dos pais, o desinteresse do aluno e a falta de infraestrutura, pois como foi observado na visita a escola o espaço e pequeno para a demanda que tem. Todos os materiais dos alunos bem como todos os materiais que os professores utilizam é bancado pelo Estado, dessa forma como relatado em entrevista pode se constatar que não existe a falta de recursos, porém há uma limitação do mesmo.

Vale ressaltar que devido a esta limitação de recurso por parte do Estado, existe uma questão que preocupa muito a escola que é a questão da segurança. A mesma relata que agora existe o policiamento, mas que nunca teve antes e que este policiamento só vai existir enquanto o Governo bancar. Também existe a ronda escolar, que não faz segurança apenas auxiliam na resolução de eventuais conflitos.

Em relação à presença dos pais na escola foi relatado que os pais participam dos projetos abertos à comunidade que a escola propõe. Porém a reclamações em relação a pouca participação dos pais tanto nos projetos quanto nas reuniões para falar sobre notas e mau comportamento.

Sobre a relação social entre as crianças é relatado que elas são agitadas, mas não exageradamente e que há sim desavenças, porém a coordenação sempre intervém. É oferecido reforço e professor auxiliar para aprendizagem. Quando há casos de crianças especiais a escola informa a diretoria de ensino e esta manda recursos quando tem. Tem uma cuidadora para cada criança que tem problemas físicos, como cadeirantes. Já crianças que apresentam deficiência visual é fornecido material especifico pela diretoria de ensino, porém foi relatado que os materiais só chegaram para estas crianças no final do ano letivo reforçando o discurso de que a escola possui material, porém este recurso é limitado, não atendendo a demanda quando necessário.

Para o entretenimento dos alunos é oferecido passeios para parques de diversões ou teatro que são pagos por eles e passeios culturais que o Governo banca, assim como festas temáticas e comemorações em datas festivas.

Quanto a estrutura pedagógica a escola recebe apoio dos PCNPs (Professor Coordenador do Núcleo Pedagógico) que oferecem cursos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com