TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia da Adolescência e Fase Adulta

Por:   •  21/8/2017  •  Dissertação  •  543 Palavras (3 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 3

CENTRO UNIVERSITÁRIO IESB -[pic 1]

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DE BRASÍLIA

Curso: Psicologia

Disciplina: Psicologia da Adolescência e Fase Adulta

2º Semestre / 2015

Turma: 3º A

Turno: Matutino

Nome do aluno: Priscila Cavalcante Dutra Bispo        14211120239

OS CONFLITOS NA TERCEIRA IDADE

A partir desse tema e também tomando como base o filme “Elsa & Fred - Um Amor de Paixão” quero relatar alguns pontos que são importantes, embora por se tratar da terceira idade muitas pessoas que são alheias ao assunto não enxergam da mesma maneira, tendo uma visão de que quando uma pessoa chega a certa idade precisa viver aos cantos sem nenhuma interatividade com a sociedade.

A discriminação dos idosos; infelizmente é uma realidade absurda, em cada lugar se vê indícios desse tipo de comportamento, seja numa fila de banco, supermercado, vagas de estacionamentos, motoristas de ônibus que não param para idosos, assentos preferências que são ocupados por outras pessoas que tem plena condição de ceder o lugar, enfim é vasto o local em que acontece esse desrespeito.

E o mais critico de tudo é o destrato no seio da família, o local em que não deveria haver, é onde mais acontece, por estarem às vezes debilitados e não responderem por si em alguns casos, como idosos com portador de mal de Alzheimer, filhos e netos agridem fisicamente e verbalmente e muitos não conseguem se defender por sua debilidade física. Em todas as circunstancias a família deve ser o porto seguro de qualquer individuo, desde a infância até a morte.

Em algumas culturas o idoso é respeitado, é tido como sábio vemos isso em muitas tribos indígenas, O idoso tem um papel fundamental emnossa sociedade e esse valor não é reconhecido, são tratados como se fossem peças descartáveis, ele seria a pessoa mais indicada a nos dar uma opinião, pois são pessoas vividas que nos servem de exemplo, mas uma pena que em grandes cidades não se vê assim, o idoso é tido como alguém sem sonhos e sem perspectivas de vida.

É possível se ter um envelhecimento bem sucedido; Os indivíduos envelhecem de forma muito diferenciada, dependendo de como organizaram suas vidas, das circunstâncias sociais, históricas e culturais em que vivem e viveram da decorrência de doenças durante o envelhecimento e da interação entre fatores genéticos e ambientais. Envelhecer satisfatoriamente pode estar relacionado ao equilíbrio entre as limitações e as potencialidades do indivíduo.

A sexualidade e amor na terceira idade; porque não amar? Para o amor existe idade limite? Acredito que não, e como vimos no filme é possível ter uma velhice com sexualidade, que não se resuma aos genitais, viver com companheirismo sonhar seus sonhos e principalmente realiza-los, é sabido que na terceira idade o físico não é mais o mesmo, alguns problemas de saúde podem deixar o idoso com debilidades, mas existe algo que vem de dentro e que ninguém consegue tirar é a vontade de ser feliz e de encontrar um amigo e companheiro para que essa fase da vida seja vivida intensamente, pode ser um momento de viver algo que nunca foi vivido como vimos em cenas do filme.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (110.4 Kb)   docx (302.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com