TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia da Educação Psicanalise

Por:   •  26/5/2018  •  Exam  •  1.362 Palavras (6 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

ATIVIDADE AVALIATIVA DE PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

TERESINA-PI

2018

ATIVIDADE AVALIATIVA DE PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

1º) Com suas palavras explique o porquê da Psicologia Educacional não pode deixar de incluir a psicanalise no elenco de seus conteúdos?

R= Podemos levar em consideração os seguintes fatores:

- Devido a impossibilidade de estudar os processos de desenvolvimento e aprendizagem do individuo somente a partir da construção da inteligência e da racionalidade;

- Porque o estudo das fases psicossexuais do desenvolvimento possibilita inferir subprodutos que constituirão o alicerce afetivo da personalidade da criança;

- Pois permite a compreensão da passagem do estado da natureza para o estado da cultura;  

2º) O que você entende por extinto e pulsão? Conceitue e explique a diferença entre os dois.

R= Instinto: o representante psíquico dos estímulos que se originam no organismo e chega a mente. A fonte de um instinto é um processo somático é um processo somático que dá origem aos estímulos, que se representam na mente como um estímulo.  As novas fontes de motivação originadas da satisfação dos instintos foram denominadas de pulsões: São as novas fontes de motivação originadas da satisfação dos instintos.

Diferença entre instinto e pulsão: instinto possui natureza biológica e hereditária e a pulsão, resulta de um desvio do instinto.

3º)Qual a finalidade da energia instintiva e da pulsional? Qual o termo usado pela psicanálise, e a que se refere esta energia?

R= A dissociação do instinto e pulsão, ocorre por meio do objeto (alimento, por exemplo), cuja corrente natural tem como finalidade buscar a descarga.  O objeto do instinto ou de uma pulsão é, pois, o meio pelo qual há possibilidade de se alcançar uma descarga de tensões inerentes à atividade instintiva. O termo dado para essa energia na psicanalise é Libido, cujo se refere a qualquer energia de natureza instintiva ou pulsional que, presumivelmente, tenha como fontes erógenas que surgem no corpo. Por ex: amor, amizade, etc.

4º) Segundo a Psicanalise, como é constituído o ser humano?

R= Para Freud, o ser humano se constitui como um sistema de energia que opera em função dos instintos e pulsões na busca do prazer.

5º) Cite e conceitue os dois extintos básicos que determinam o comportamento do ser humano.

R= 

1- Instinto de vida (eros) - instinto que serve para autoconservação ( fome, sede, e fuga da dor), como para preservação da espécie (sexo).

2- Instinto de morte (thánatos) - instintos destrutivos, agressivos, etc.

6º) O que você entende por mecanismo de defesa?

R= São processos inconscientes que aliviam o ego do estado de tensão psíquica entre o id intrusivo, superego ameaçador e as fortes pressões que emanam da realidade externa.

7º) Segundo  a psicanálise, quais são os mecanismos de defesa, e qual a finalidade?                    R=

  • Fixação - ocorre quando o individuo pára ou estagna em determinada fase de evolução.
  • Regressão - refere-se a padrões de comportamento característicos de fases anteriores. O sujeito retorna às fases anteriores gratificantes, devido aos conflitos que surgem em fases posteriores do desenvolvimento.
  • Identificação - Mecanismo pelo qual o individuo incorpora as características de outro individuo a quem considera importante.
  •  Projeção - Quando atribuimos aos outros sentimentos inaceitáveis.
  • Racionalização - processo pelo qual procuramos justificar nosso comportamento ou sentimento à luz daquilo que julgamos ser correto. Substitui o verdadeiro que considera assustador,por uma explicação razoável e segura.
  • Repressão - mecanismo pelo qual procuramos bloquear impulsos perigosos afim de não serem reconhecidos ou expressos em nosso comportamento. Retirada de idéias, afetos ou desejos perturbadores da consciência , pressionando para o inconsciente.
  • Sublimação - quando o eu encontra a satisfação dos impulsos sexuais que não pode expressar em termos biológicos e efetivos e dirige para as atividades artisticas, religiosas e beneméricas.  
  • Deslocamento - semelhante à sublimação, mas com características negativas, ou seja redireciona o impulso para um alvo substituto.
  •  Racionalização - processo pelo qual procuramos justificar nosso comportamento ou sentimento à luz daquilo que julgamos ser correto. Substitui o verdadeiro que considera assustador, por uma explicação razoável e segura.
  • Repressão - mecanismo pelo qual procuramos bloquear impulsos perigosos afim de não serem reconhecidos ou expressos em nosso comportamento. Retirada de idéias, afetos ou desejos perturbadores da consciência , pressionando para o inconsciente.
  • Sublimação - quando o eu encontra a satisfação dos impulsos sexuais que não pode expressar em termos biológicos e efetivos e dirige para as atividades artisticas, religiosas e beneméricas.
  •  Deslocamento - semelhante à sublimação, mas com características negativas, ou seja redireciona o impulso para um alvo substituto.
  • Negação - tentativa de fugir de algo considerado perigoso ou desagradavel, simplesmente por negar a existência daquilo que considera ameaçador.
  • Formação reativa - expressar sentimentos opostos aos sentimentos que produzem ansiedade.

8º) Quais os três construtores da personalidade do ser humano? Explique como ocorre a dinâmica.

A mente humana, segundo Freud, é constituída por três construtores:  Id, Ego e Super -Ego.

Id - Representa as forças instintivas da personalidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (133 Kb)   docx (17.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com