TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia da Saude

Por:   •  19/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  750 Palavras (3 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 3

O paciente com alterações do pensamento e Senso-Percepção

:Considerações Gerais

O rompimento com a realidade e alteração na capacidade senso-perceptiva ou de interpretação do percebido provoca os delírios e as alucinações .

Os delírios e alucinações do delírio , sem importar com o grau , tendem a ser simples , são diretas tentativas simbólicas de negar seu conflito atual , e mesmo eles sendo desagradáveis , eles tendem a ser uma tentativa de encobrir o prolema real , do aqui e agora , em um paciente delirante , que são causados por problemas físicos , químicos e psicológicos ou ate a combinação dos três . Embora com algum tempo e habilidade o sentido pode ser encontrado mesmo nas aberrações graves .O medo também causa fantasias e delírios .

Raramente é apenas uma causa , não procure uma causa isolada ,há vários fatores em jogo para traze-lo a  tona , a febre por exemplo é uma causa comum causando pelo menos alguma interferência mental. As substancias toxicas introduzidas no organismo podem igualmente produzir alterações no juízo da realidade e/ ou senso –percepçao .um dos agentes mais comuns do estado delirante ‘’delirium tremens’’ é o álcool ,talvez sendo a forma do estado de delírio mais espetacular e letal .

A Fadiga , os traumas orgânicos e a fome são outros agentes importantes . Os fatores psicológicos, embora de grande importância etiológica, são muitas vezes subestimadas. Procurados e reconhecidos, podem ser inestimáveis não apensa para compreender a razão do estado delirante , mais também para orientar em seu tratamento. Deste modo vale a pena procurar choques psicológicos, tensões e sentimento de perda ,talvez as situações psicológicas mais precisam de atenção sejam os fatos que ameaçam e interrompa com seu mundo particular e aquilo que afasta do que mais gosta de fazer .

Pacientes portadores de patologia graves com prognostico reservados que passaram por extremo sofrimento físico e emocional , entraram em um quadro de dissociação com alteração primarias importantes na afetividade , consciência do eu e pensamento seguinte de alucinações , que o surto aparece como uma forma de defesa derradeira do paciente diante da ameaça real e inexorável de aniquilação.

Nesse caso deve-se ser observado principalmente dois aspectos fundamentais:

a)O aparente quadro do paciente revela o conteúdo de seus sintomas produtivos( seus delírios e alucinações) toda realidade nua e crua  de seu pavor de aniquilação . a figura do medo da morte , de perdas , impotência absoluta e de sua total falta de perspectiva existenciais aparecem claramente em seu discurso e nas descrições perspectiva “distorcida” do paciente .

B) Ou se o paciente em surto incomoda e ameaça a equipe de saúde principalmente em hospital geral e CTI . Na maior parte a equipe tem pouca intimidade com o paciente chamado “paciente psiquiátrico “ e por toda subjetividade do quadro as dificuldades de avaliação e intervenções são maiores , gerando um afastamento do contato com o paciente , sensação de incomodo e impotência , algumas vezes hostilidade e também ansiedade de “verem-se livre do paciente “precipitando condutas ou encaminhamentos .

Nesses casos , sempre é imperativo o diagnostico diferencial feito pelo componente de saúde mental da equipe ou na ausência desse a solicitação de interconsulta .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (71.6 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com