TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia do Cotidiano Registro de Observação

Por:   •  4/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  320 Palavras (2 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 2

Psicologia do Cotidiano – 2019

Registro de Observação

Nome: Carolina Morando de Oliveira Soares Araujo     RA: D41AFH-6

Data: 11/03/2019. 

Horário de Início: 10h. Horário de Término: 11h30.

Duração 1h30.

Total de Horas nesta data: 1h30. 

Relatório Texto- Rubem Alves: A Complicada Arte de Ver

O texto de Rubem Alves nos faz refletir sobre a forma que vemos as coisas e que aprendemos a ver as coisas dessa ou daquela maneira, conforme nos foi ensinado.

Não sabemos que o que é uma arvore até que alguém nos diga. E é essa pessoa, sejam pais ou professores que tem a responsabilidade de transmitir muito além do objeto, de forma a nos fazer perceber as coisas com outros olhos, mais sensíveis e menos práticos.

Acostumamos-nos a ver as coisas da maneira que sempre vimos e como nos foi passada, talvez pelo desconforto da mudança, talvez devido à rotina corrida, talvez porque não nos ensinaram a ver com os olhos da alma e vivamos numa sociedade que menospreza a  mudança interior e a sensibilidade.

O fato é que quando ocorre esse insight, assim como com a personagem do texto, vemos as coisas de forma diferente da habitual, não podemos mais voltar atrás e não veremos mais da forma como víamos, mesmo que isso cause espanto em nós e nos outros,  Albert Einstein definiu muito bem essa transformação ao dizer:

 “A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original”.

O que me faz pensar no quão difícil é ver, já que esta é muito mais que uma mera função de um dos órgãos do sentido, não é a toa que dizem que os olhos são a janela da alma, e devem ser mesmo, talvez por isso cada um veja a mesma situação de forma diferente e seja essa subjetividade que dê a cada um essa interpretação individualizada, olhar este que deve ser sempre questionado, atualizado, caso tenhamos a pretensão de evoluir.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (65.7 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com