TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia do Cotidiano

Por:   •  30/3/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.600 Palavras (7 Páginas)  •  2.710 Visualizações

Página 1 de 7

UNIP - UNIVERSIDADE PAULISTA

CURSO DE PSICOLOGIA

ATIVIDADES HUMANAS NO LAZER

Goiânia

2015

RENAN OLIVEIRA DE ARAÚJO

RA B9308H-7

ATIVIDADES HUMANAS NO LAZER

Relatório de observações dos fenômenos do cotidiano apresentado para a disciplina de Psicologia do Cotidiano, sob a orientação da Professora Julia Melo.

Goiânia

2015

RELATÓRIOS – ATIVIDADES HUMANAS NO LAZER

Temáticas:

• Famílias no Parque

• Bares (Lanchonetes, Restaurantes)

• Praticas esportiva

• Shopping (Cinema)

Relatório 01

Local da observação: Lanchonete

Data: 15/03/2015

Descrição da Observação:

A seguinte observação aconteceu em uma lanchonete bem ampla com diversas mesas e cadeiras, localizada no centro de Goiânia. Estava tomando café no começo da manha por volta das 8 horas, quando entrou uma jovem mulher que estava vestida com um uniforme de uma empresa, observei atentamente quando ela olhou para a atendente que retribuiu seu olhar, não houve um bom dia de ambas às partes como era feito comigo. A mulher foi logo fazendo seu pedido que eram três pães de queijo e um café, logo depois eles sentou-se à mesa e esperou. A atendente por sua vez colocou os pães de queijo em um saco que era usado para clientes levarem, a jovem mulher que estava aguardando sentada na mesa ao ver que a atendente estava colocando os pães de queijo no saco disse com um tom de voz mais alto “Eu posso comer aqui?”.

A Atendente suspirou bem fundo e tirou os pães de queijo do saco para colocar na bandeja que era usada para clientes consumirem no local. Após a mulher ter se alimentado e tomado seu café ela foi em direção ao caixa para pagar e disse para outra mulher que estava operando o caixa, que só comia naquele local pela consideração que ela tinha com a mulher do caixa.

Após a jovem ir embora, a mulher do caixa se levantou e foi em direção a um canto mais distante da lanchonete chamando a atendente para conversar, as duas tiveram uma rápida conversa a atendente abaixou sua cabeça por diversas vezes fazendo sinal de negativo e então voltaram para suas funções.

Relatório 02

Local da observação: Parque Flamboyant

Data: 19/03/2015

Descrição da Observação:

A seguinte observação aconteceu em um parque muito conhecido e frequentado chamado Parque Flamboyant localizado em umas áreas mais nobres de Goiânia. Em um típico domingo a tarde onde geralmente tem muitas famílias e crianças brincando, excepcionalmente neste domingo havia poucas pessoas, o calor era forte por volta das 16 horas. Observei um casal de um homem e uma mulher com duas crianças pequenas e um cachorrinho. Estavam à frente de um lago e debaixo de uma arvore grande onde fazia sombra, com um lençol sobre a grama o casal estava deitados conversando e olhando as crianças que provavelmente tinha oito e dez anos de idade, os meninos corriam atrás do cachorrinho que era pequeno e latia alto.

Em alguns momentos a mulher chamava a atenção deles para não se distanciarem e nem irem muito perto do lago. Um dos meninos teve uma reação de fechar a cara, possivelmente de não ter gostado da chamada de atenção da mulher, a outra criança que sorria bastante das brincadeiras com o cachorrinho segurou a mão do menino chamando para continuar com a brincadeira.

Algum tempo depois o casal se levantou e de mãos dadas chamaram os dois meninos parem irem embora, os meninos pegaram o cachorrinho no colo e foi em direção ao casal que arrumavam o lençol e juntavam algumas sacolas para jogar fora aonde tinha restos de comida, provavelmente aonde eles tinham realizado um piquenique.

Relatório 03

Local da observação: Parque Vaca Brava

Data: 21/03/2015

Descrição da Observação:

A observação aconteceu no parque vaca brava localizada na região sul de Goiânia, um parque diferenciado por esta rodeado de edifícios residências, bares, colégios, clinicas e ate um shopping. É frequentado por pessoas de todas as idades interessados em desfrutar da sua extensa área verdes. Conta com uma pista de Cooper que o rodeia e por onde caminham centenas de pessoas diariamente. Neste dia o parque estava cheio, pessoas fazendo caminhada, andando de bicicleta e patins.

Observei uma mulher com aproximadamente trinta anos que usava roupas de academia sentada em um banco do parque, estava calçando um patins rosa em uma menina que provavelmente tinha sete anos, a menina estava com os olhos cheio de agua e a mulher passava suas mãos nos olhos da criança retirando algumas lagrimas, após colocar o patins, houve uma pequena conversa entre a mulher e a menina, por algumas vezes a menina abaixava a cabeça e a mulher imediatamente levantava a cabeça dela em direção aos seus olhos.

Após a conversa, a mulher segurando a mão da menina levanta e começa a andar e a pedir para menina patinar, nesse momento escuto a voz da mulher que diz “Vamos, confio em você”. A menina que não chorava mais e deu um leve sorriso após a mulher soltar sua mão e correr a sua frente pedindo para que a menina a encontrasse, ela estava patinando sozinha e a mulher que dava altas risadas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (55.9 Kb)   docx (16.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com