TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia e Analise do Comportamento

Por:   •  28/11/2023  •  Trabalho acadêmico  •  709 Palavras (3 Páginas)  •  34 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA

 COMPORTAMENTALISMO I

  ANDRÉ FILHO

TAINÁ RIBEIRO VASCONCELOS

TRABALHO AP1

SOBRAL-CE

2023.1

Aula 01 – INTRODUÇÃO A ANÁLISE DO COMPORTAMENTO

01 - Comente a respeito do objeto de estudo e da metodologia adotadas pelas escolas de pensamento da Psicologia do final do século XIX e as comparem com o objeto de estudo e da metodologia proposto pelo behaviorismo radical.

Antigamente o método utilizado pelas escolas de pensamento da psicologia, era o de introspecção, que seria um “olhar para dentro”, uma forma de observação e registro, e estudar as estruturas da mente, tendo como o principal objeto de estudo a mente. Já no behaviorismo radical tem utilizada a sua metodologia voltada para o entendimento do comportamento humano e a interação com o ambiente, o seu objeto de estudo é exatamente o comportamento, o behaviorismo radical opõe-se a mente e acredita apenas no corpo.

02 - Discorra sobre a importância de Ivan Pavlov para o desenvolvimento do behaviorismo metodológico.

Através do condicionamento clássico, em que realizava seu experimento com o cachorro, de começo seria o estímulo neutro (sino) e resposta involuntária (incondicionado; saliva não havia resposta) que se torna com um tempo de experimento estímulo condicionado (sino) e resposta condicionada (saliva), ou seja, quando associa o estimulo neutro com funções de emparelhamento de outro estimulo que gere resposta natural (ração), se passa então a ser uma resposta condicionada ao um estimulo condicionado, então a partir daí, originou o behaviorismo, que seria iniciado por Watson.

03 - Discorra sobre o behaviorismo metodológico proposto por Watson.

 O behaviorismo metodológico abandona a “introspecção”, se opõe ao mentalismo, descarta o estudo referente á mente, pois dizia que o que não se é observado por mais de uma pessoa, não é considerado objeto para estudo, como por exemplo, os eventos privados (pensamento, emoção, sentimento) tinham como objeto de estudo o comportamento dos públicos observáveis.

04 - Discorra sobre o behaviorismo radical proposto por Skinner.

O behaviorismo radical era a visão no homem sendo monista materialista, ou seja, acreditava apenas no corpo, nega a existência da mente, mas aceita estudos interno sobre ela, acredita nos eventos privados (pensamento, emoção, sentimentos), trabalha com a forma de estimulo, resposta, consequência, cria o conceito de noção de condicionamento operante, seu objeto de estudo era o comportamento, e o comportamento seria a interação do organismo com o ambiente, ou seja, para ele, o ambiente influencia no comportamento do homem.  

05 - Diferencie o paradigma de explicação do comportamento do behaviorismo metodológico do paradigma proposto pelo behaviorismo radical.

Behaviorismo Metodológico: S-R (estímulo-resposta), ou seja, para Watson o homem responde apenas a estimulo, seria um ciclo de estimulo que geraria apenas uma resposta.

Behaviorismo Radical: S-R-C (estimulo-resposta-consequência) já para Skinner, o estimulo geraria uma resposta e por fim geraria uma consequência que poderia ser reforço positivo e negativo ou punição.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (81.3 Kb)   docx (26.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com