TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia escolar e analise de competências

Por:   •  30/10/2015  •  Artigo  •  404 Palavras (2 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 2

90ANÁLISE DE ARTIGO PSICOLOGIA ESCOLAR – 2015/2

Aluno:                                                     Data: 00/00/0000             Análise N°0

Referência do Texto:

Psicologia Escolar e o Desenvolvimento de Competências / Marinho-Araujo, Claisy Maria. - Boletim Academia Paulista de Psicologia - Ano XXV, no 2/05: 73-85  

Texto: Introdução:

A introdução vem trazendo um pouco da relação histórica entre a psicologia e a educação, bem como essas foram articuladas. Neste ponto também são apresentadas algumas contribuições teórico-conceituais contemporâneas da psicóloga em interface com a educação. Em um segundo plano o texto vai tratar de algumas reflexões históricas, falando a respeito de eventos importantes para a psicologia escolar a partir da década de 90, como a criação da (ABRAPEE) e a realização conjunta de dois grandes eventos da psicologia escolar na época. A partir daí o texto vai destacar o desenvolvimento dessa psicologia até os dias atuais.

O texto foi bem discorrido, não havendo problemas para entender o assunto tratado, a autora soube elaborar uma boa pesquisa acerca da teoria apresentada e de forma sucinta descreveu corretamente o desenvolvimento pelo qual a psicologia escolar se desenvolveu no Brasil.

 

Objetivo(s):

O objetivo deste trabalho é contribuir para a reflexão teórico-conceitual em psicologia escolar, para a visibilidade de novas formas de intervenção psicológica no contexto escolar tendo como base o desenvolvimento de competências.

 

Justificativa:

Este trabalho é fundamental por sinalizar a importância da ressignificação da identidade do psicólogo escolar fazendo deste um meio para o qual se possa atingir verdadeiramente o objetivo desta psicologia e priorizar contextos formativos que representem possibilidades de fertilidade para saberes e competências, para a ressignificação histórica de subjetividades.

Método:

Uma assessoria acompanhou 6 psicólogas escolares que atuavam, na épocas, tanto em escolas como em funções de coordenação no sistema. O assessoramento realizou-se por meio de reuniões periódicas que ocorreram tanto nas próprias escolas quanto no laboratório de psicogênese da universidade de Brasília, depois foi realizado um estudo diagnostico e comparativo dos dados obtidos.

Neste ponto o texto poderia ter apresentado os método de forma tabelada deixando mais claro o entendimento dos estudos realizados.

Resultados e Discussão:

Avaliação crítica sobre a qualidade da redação:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (60 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com