TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicopatologia

Artigo: Psicopatologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2014  •  371 Palavras (2 Páginas)  •  590 Visualizações

Página 1 de 2

Texto: O Envelhecimento na atualidade: aspectos cronológicos, biológicos, psicológicos e sociais.

1) O que significa envelhecer nos dias atuais?

Nos dias atuais envelhecer significa desvalorização, pois o idoso deixa de ser valorizado como útil a sociedade, pois na velhice á perda de memórias, doenças, e falta de capacidades físicas e mentais. Mas estes aspectos podem demorar a acontecer de acordo com a qualidade de vida da pessoa (alimentação, exercícios, lazer), e também ao que o idoso pode oferecer como cultura, produção social, experiências ao longo da vida que podem ser usadas em favor da sociedade, mudando e valorizando a fase da velhice.

2) Quais os principais aspectos que configuram o envelhecimento?

O envelhecimento possui aspectos cronológicos, biológicos, sociais e psicológicos. Os cronológicos são a passagem do tempo, ou seja, a idade. Os biológicos são as mudanças do corpo (cabelo branco, pele franzida e fraca) e mudanças mentais (falha na memória). Os socias definem um individuo como velho ou jovem, partindo do comportamento que possuem padrões de vestir e falar, que diferem nas idades em cada momento da historia, e também o idoso não é mais economicamente ativo, e tem direito á aposentadoria, o que muda seu papel social. O psicológico possui dois sentidos, o primeiro tem relação ao tempo de vida com a capacidade psicológica, onde se observa o desenvolvimento psicológico no futuro, onde ocorre perda de memória, dificuldades de atenção e de aprendizagem, mas ganha experiência, conhecimento acompanhando os avanços da sociedade. O outro sentido depende de como o próprio idoso lida com o envelhecimento, tanto socialmente e biologicamente, pois os aspectos psicológicos, definidos pelos comportamentos adquiridos ao longo da vida, influenciam em como as pessoas envelhecem, ou seja, se a vida for saudável, o envelhecimento terá aspectos positivos.

3) A idade cronológica é a única forma de mensurar o processo de envelhecimento? Por quê?

A idade cronológica não é a única forma de mensurar o processo de envelhecimento, porque ela não pode ser avaliada somente pelo seu tempo de vida, há outros aspectos que devem ser contados como físico mental e social que devem ser avaliados, pois uma mulher idosa pode ter boa saúde, mas pode ter problemas de atenção ou o contrario, assim e necessário avaliar todos os aspectos da vida, para definir o processo de envelhecimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com