TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUESTIONÁRIO DE PSICOLOGIA DEFICIÊNCIA E INCLUSÃO

Por:   •  8/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.095 Palavras (9 Páginas)  •  374 Visualizações

Página 1 de 9

QUESTINÁRIO DE PSICOLOGIA DEFICIÊNCIA E INCLUSÃO

1. Por que as concepções de deficiência são consideradas formas de matrizes interpretativas?

R. Por ser um pressuposto adotado em forma de interpretação compartilhada pelas pessoas sobre a deficiência em uma dimensão das diversidades.

2. Faça uma crítica sobre os modos de pensamentos construídos ao longo da história em relação ao: Indivíduo, sociedade e deficiência.

R. As matrizes interpretativas predominantes sobre a deficiência contribuem para o aparecimento de ações sociais e abrem maiores ou menores possibilidades de inserção social para as pessoas com deficiência. A questão da interpretação compartilhada sobre o Indivíduo com deficiência vem sendo analisada através de uma abordagem histórica por alguns pesquisadores. Entende-se que hoje essa situação está bastante equilibrada. Hoje em todas as repartições existem vagas para os indivíduos que se encontram nessa condição e na sociedade eles já possuem seus direitos adquiridos.

3. Diferencie as matrizes interpretativas sobre a deficiência nos aspectos da espiritualidade e da inclusão social.

R. No contexto da matriz interpretativa da espiritualidade, a concepção de deficiência era submetida à superstição, ora sendo entendida como eleição divina, ora como danação de Deus ou possessão diabólica. Durante a Inquisição, toda pessoa com deficiência que fosse reconhecida por ser uma encarnação do mal (pecado) era destinada a tortura e a fogueira.

Já no contexto da matriz de inclusão social, a deficiência se desloca de uma matriz de interpretação calcada na normalidade para se inserir em uma matriz em que a inclusão social ganha status de discurso e interpretação dominante. Nesta matriz as intenções decorrentes são de modificação da sociedade para ser acessível a todos.

4. O modelo pautado na construção de uma sociedade ideal e perfeita e na função instrumental das pessoas com deficiência, caracteriza-se um pensamento dominante de exclusão social. Justifique a afirmativa.

R. Tendo em vista que ainda na atualidade ocorrem inúmeros preconceitos quanto à inserção ativa de indivíduos com deficiência na sociedade e no mercado de trabalho, essa afirmativa vem colocar a visão equivocada de que ainda hoje a visão que se tem, é a de que esses indivíduos portadores de deficiências devam ser negligenciados quanto a sua capacidade de assumir um papel atuante nesse contexto. Essas pessoas não devem ser lembradas apenas por uma obrigação de preenchimento de cotas no mercado de trabalho, mas sim, como alguém capaz de desenvolver habilidades que atendam as demandas recorrentes das partes empregadoras.

5. Como os movimentos sociais com mais igualdade e superação a discriminação influenciaram no respeito à diferença e na diversidade?

R. Através dos movimentos sociais que reivindicavam mais igualdades entre todos os cidadãos e a superação de qualquer tipo de superação. Incorporou-se, aos poucos ao sistema educacional regular e buscou formulas que facilitassem a integração dos alunos com alguma deficiência.

6. Explique a visão educativa sobre escolas inclusivas.

R. A visão educativa trouxe consigo duas consequências significativas: As escolas inclusivas supõe uma maneira mais radical de entender a resposta educativa à diversidade dos alunos e baseia-se fundamentalmente na defesa de seus direitos à integração e na necessidade de promover uma profunda reforma das escolas, que torne possível uma educação de qualidade para todos eles, sem nenhum tipo de exclusão.

7. Sobre a educação especial na primeira metade do século XX a deficiência era uma causa orgânica de difícil modificação. Como as categorias de transtornos se tornaram um grande problema para as crianças nas escolas?

R. Tornaram um grande problema inerente, devido às poucas possibilidades de intervenção educativa e de mudança, pulsava concepção determinista do desenvolvimento sobre a qual baseava em qualquer tipo de aprendizagem.

8. Quais as consequências dos testes de inteligência, aplicado nas crianças nas escolas não inclusivas?

R. A primeira consequência – Diagnóstico Preciso do Transtorno foi o teste de identificação que é para ajudar a delimitar diferentes níveis de normalidade e deficiência mental. Para saber em qual deles situava-se o aluno, permitindo saber em que escola iria estudar.

A segunda consequência – Aumento de Instituições educacionais Especiais. Manifesta-se na aceitação generalizada de que a atenção educativa dos alunos que possuía algum prejuízo ou deficiência supõe que devam ser escolarizados em escolas especiais. Que as escolas de educação especial se estendem e consolidam-se como melhor alternativa para tais alunos.

9. Por que ocorreu um aumento significativo de instituições educacionais especiais na primeira metade do século XX.

R. Partindo de uma concepção em que as pessoas eram deficientes por causas fundamentalmente orgânicas, que se produziam no inicio do seu desenvolvimento e cuja modificação posterior era difícil, foi impulsionado um grande numero de trabalhos com intuito de resumir em diferentes categorias todos os possíveis transtornos que pudesse ser detectados. As instituições surgem como consequência desse trabalho, sob a compreensão de que alunos com algum prejuízo ou deficiência deveriam ser escolarizados em instituições especiais.

10. Quais as principais mudanças entre: 1960 a 1970, para a aceitação das diversas deficiências nas escolas?

R. As mudanças se deram como base em fatores como: uma nova concepção dos transtornos do desenvolvimento e da deficiência; Uma perspectiva distinta dos processos de aprendizagem e das diferenças individuais; A revisão da avaliação psicométrica; A presença de um maior número de professores competentes; A extensão da educação obrigatória; O abandono escolar; A avaliação das escolas de educação especial; As experiências positivas de integração; A existência de uma corrente normalizadora no enfoque dos serviços sociais e Movimentos sociais a favor da igualdade.

11. As necessidades educativas especiais necessitam de recursos educativos para atender a demanda inclusiva. Quais são esses recursos?

R. Os recursos podem ser diversos, dentre eles: materiais curriculares, supressão de barreiras arquitetônicas, adaptação de edifícios, sistema de comunicação alternativo ou qualquer meio educativo de caráter suplementar.

12. Selecione duas críticas sobre o conceito de necessidades educativas especiais.

R. Uma das criticas procede do fato de considerar o termo excessivamente vago e que remete constantemente a novos conceitos para sua adequada compreensão. Um aluno tem necessidades educativas especiais se apresenta problemas de aprendizagem, o que, por sua vez, depende do tipo de escola e do currículo que se ofereça, e, por isso, não fica claro para o sistema detectar quem são esses alunos e de que recursos necessitam. Outra critica existente parte dos que consideram que o termo não ajuda a diferenciar os vários problemas de aprendizagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)   pdf (104.1 Kb)   docx (16.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com