TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUESTÕES SOBRE O TEXTO “A PSICANÁLISE”

Por:   •  3/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.998 Palavras (8 Páginas)  •  356 Visualizações

Página 1 de 8

                 

QUESTÕES SOBRE O TEXTO “A PSICANÁLISE”

            1- Quais os três usos do termo Psicanálise?

São eles, teoria, método de investigação e análise, ou seja, o termo Psicanálise é usado para se referir a uma teoria, a um método de investigação e também a uma prática profissional.

Na teoria, é caracterizado por um conjunto de conhecimentos sistematizados sobre o funcionamento da vida psíquica.

Enquanto método de investigação é caracterizado pelo método de interpretação, o qual busca o significado escondido, oculto diante daquilo que tem manifesto através de um meio de ações e também de palavras ou até mesmo pelas produções imaginárias, assim sendo, os sonhos, delírios, associações livres, atos falhos.

Já na prática profissional se refere a uma forma de tratamento, é chamada de Análise, a qual busca o autoconhecimento ou a cura, que é proveniente através deste autoconhecimento.

2- Quais as práticas de Freud que antecederam a formulação da teoria psicanalítica?

Freud era médico, se formou na Universidade de Viena 1881 e se especializou em Psiquiatria, trabalhou por um tempo em um laboratório de Fisiologia e deus aulas de Neuropatologia no instituto onde trabalhava. Teve dificuldades financeiras e desta forma não pode se dedicar de forma integral a vida acadêmica e de pesquisador.

Devido a isso começou a clinicar, assim atendendo pessoas denominadas com problemas nervosos. Viajou a Paris pois ganhou uma bolsa de estudos lá, e devido a isso conheceu e trabalhou com um psiquiatra francês, Jean Charcot, o qual tratava as histerias com a hipnose.

No ano de 1886, voltou a cidade Viena e volta também a clinicar, e seu principal instrumento de trabalho na eliminação dos sintomas dos distúrbios nervosos passou a ser a sugestão hipnótica. Em Viena Freud teve contato com Josef Breuer, o qual era médico e cientista, e esse contato foi muito importante para a continuidade em suas investigações. Existiu um caso de uma paciente de Breuer, que foi extremamente importante para esta continuidade. O caso de Ana O. que reunia um conjunto de sintomas que a traziam muito sofrimento, com paralisia muscular, dificuldades de pensamento e inibições. Esses tais sintomas tinham origem desde a época qe ela cuidava de seu pai doente, e neste tempo no qual ela prestava cuidados a seu pai, ele tinha tido pensamentos e afetos que eram uma forma de desejo de o seu pai viesse a falecer.

Então esses pensamentos foram reprimidos e retornaram como estes sintomas que Ana O tinha.

Em seu estado Ana O não conseguia de identificar seus sintomas, mas sobre o efeito da hipnose ele conseguia relatar cada um deles. Com esta rememoração de todas essas vivencias, os sintomas desapareciam, devido a liberação das reações emotivas associadas ao evento traumático, (o desejo inconsciente da morte do pai).

 Breuer chamou isto de método cartático, cujo o tratamento que possibilita a liberação de afetos e de emoções, que são ligadas  a acontecimentos traumáticos que não conseguiam ser expressados durante a vivencia dolorosa, e esta liberação de afetos leva a eliminados dos sintomas. Freud afirma em sua autobiografia que desde o inicio de sua prática médica usava a hipnose, para vir a obter o ínicio de cada historia de sintomas, após um tempo ele começou a usar o método cartatico. Mas aos poucos foi modificando a técnica de Breuer, pois sob efeito da hipnose os sintomas desapareciam, mas passado o tempo hipnótico eles ressurgiam, e também nem todos os pacientes e aceitavam ser hipnotizados.

3- Quais foram as descobertas finais que configuraram a criação da Psicanálise?

Freud foi um médico que alterou de forma radical, o modo de pensar a vida psíquica. Ele ousou colocar os processos misteriosos do psiquismo e suas regiões obscuras, ou seja, as fantasias, os sonhos, os esquecimentos, a interioridade do homem, e isto como problemas científicos e investigação sistemática desses problemas o levou a criar a Psicanálise. Após Freud abandonar a hipnose, ele desenvolveu a técnica de concentração, onde a rememoração sistemática ocorria por meio da conversa normal, e também através de uma sugestão anônima, ele deixou de lado as perguntas e isso para  confiar plenamente a fala muitas vezes bastante desordenada do paciente.

            4- Como se caracteriza a primeira teoria sobre a estrutura do aparelho psíquico?

Freud apresenta no livro A Interpretação de sonhos, a Primeira concepção sobre a estrutura e o funcionamento da personalidade. Essa teoria se refere a existência, de três sistemas ou instâncias psíquicas: Inconsciente, pré-consciente e consciente.

O inconsciente é o conjunto dos conteúdos não presentes no campo atual da consciência, ele é constituído por conteúdos reprimidos, recalcados, os quais não possuem acesso ao pré-consciente e consciente, devido a ação de censuras internas.

O pré-consciente se refere ao sistema   onde permanecem os conteúdos que tem acesso a nossa consciência, é aquilo que não está na nossa consciência em algum momento, mas  no momento seguinte poder estar, pois temos acesso a ele.

O consciente é o sistema do aparelho psíquico que recebe  ao mesmo tempo as informações do mundo exterior e as do mundo interior, e nela se destaca o fenômeno da percepção e principalmente a percepção do mundo exterior, a atenção, o raciocínio.  

5- O que Freud descobriu de importante sobre a sexualidade?

Em suas investigações na pratica clinica sobre as causas e o funcionamento das neuroses, ele descobriu que a grande maioria de pensamentos e desejos reprimidos, se referiam aos conflitos de ordem sexual, tais localizados nos primeiros anos de vida dos indivíduos, então, na vida infantil estavam as experiências de caráter traumático, as reprimidas, que se configuravam como de origem dos sintomas atuais e assim se confirmava que as ocorrências deste período   da vida, deixam marcas muito profundas na estruturação de uma pessoa. Essas descobertas colocam a sexualidade no centro da vida psíquica e assim é postulada a sexualidade infantil.

6- Como se caracterizam as fases do desenvolvimento sexual?

No desenvolvimento psicossexual, nos primeiros tempos de vida, a criança tem o prazer encontrado em si, ou seja, no próprio corpo.

Então o corpo é erotizado, as excitações sexuais estão localizadas em partes do corpo e assim existem um desenvolvimento progressivo, o qual levou Freud a postular as fases do desenvolvimento sexual em: fase oral, onde a zona de erotização é a boca, fase anal, a zona de erotização é o ânus, fase fálica que a fase onde a zona de erotização são os órgãos sexuais. Em seguida a essas fases, vem o período de latência e a fase genital.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)   pdf (113.9 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com