TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quadro Psicologia

Pesquisas Acadêmicas: Quadro Psicologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2014  •  289 Palavras (2 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 2

Pedagogia – 1° série – Psicologia da Educação

"Teorias Psicológicas e suas Implicações na Prática de Educacional"

Teorias Psicológicas Principais Autores e Conceitos Visão Pedagógica Sobre a Aprendizagem Contribuição para a Prática Educacional

Psicanálise Sigmund FREUD - A busca pelo conhecimento do profundo através do psiquismo e estudo das fases de desenvolvimento. Pelos processos mentais e os vários processos de desenvolvimento, que é facilitado o conhecimento da criança. Contribui para um amplo conhecimento da criança, permitindo assim atividades para seu autodesenvolvimento.

Comportamental Estímulo-Resposta Frederic SKINNER - Estudo do comportamento (Behavorismo), através de sua criação - A caixa de Skinner. A influência do ambiente para o desenvolvimento do ser humano, para obter um mundo melhor. Incentivo para os materiais didáticos para incentivo do aluno, usando da prática dos reforços positivos e negativos.

Interacionista Lev VYGOTSKY - Estudo do comportamento através da interação, conforme sua teoria Histórico-Cultural. Reforça que o bom ensino é aquele que garante a aprendizagem e impulsiona o desenvolvimento. Que o professor deve usar de estratégias para tornar o aluno independente, para estimular seu conhecimento e desenvolvimento.

Desenvolvimento Cognitivo Jean PIAGET - Estudo da inteligência nos seres humanos, através da Epistemologia Genética. Acredita-se no desenvolvimento construído na interação entre o meio e o indivíduo, e a adaptação do organismo com a situação. O professor não deve apenas ensinar, mas antes orientaros alunos para um aprendizado individual.

Teoria do Afeto Henri WALLON - Etapa da preparacão à fase adulta, colocando a afetividade como aspecto central do desenvolvimento. O desenvolvimento se constitui no encontroe nas condições do cotidiano, numa determinada sociedade, cultura e época. O estímulo aos alunos através da afetividade, pois as crianças respondem a tudo o que é dirigido a elas.

Faculdade Anhanguera Educacional de Jacareí

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com