TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qualidade dos professores em sorocaba

Por:   •  7/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.931 Palavras (16 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 16

UNIVERSIDADE PAULISTA

Alessandra C. Lopes Andrade          RA: T14414-0

Bruna Maria de Oliveira                RA: C1017H

Patrícia Silva                                  R.A: 9902600

Sandra Maria de Melo                    RA: C10GHE1

A SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA DOS DOCENTES NAS ESCOLAS

                

Sorocaba

2016

                        

Alessandra C. Lopes Andrade          RA: T14414-0

Bruna Maria de Oliveira                RA: C1017H

Patrícia Silva                                  R.A: 9902600

Sandra Maria de Melo                    RA: C10GHE1

A SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA DOS DOCENTES NAS ESCOLAS

        Trabalho acadêmico para a disciplina de Psicologia Escolar, da Universidade Paulista – UNIP.

Orientadora: Profª Caroline Garpelli Barbosa

.

Sorocaba

2016

RESUMO

Percebe-se que o uso de aparelhos tecnológicos aumenta a cada dia. Contudo, o ambiente escolar acaba sendo mais afetado pelo fato de que, ao menos por intermédio das entrevistas que nos foram concedidas, pudemos constatar que a tecnologia vem sendo utilizada como um fim em si e não como um meio. As redes sociais são mais atraentes às crianças e aos adolescentes que os conteúdos escolares e isso podem trazer sérios danos, tanto psicológicos, quanto educacionais. Há uma disparidade entre o conhecimento tecnológico dos docentes e dos discentes no sentido de que os alunos estão melhor preparados para este fenômeno que os professores. Observa-se que a conexão móvel amplia as possibilidades interativas, mas isso pode afetar de algum modo a formação escolar. Para a nossa pesquisa, foram realizadas duas entrevistas, sendo uma delas com um professor que é coordenador pedagógico de uma escola particular, e a outra com uma psicóloga que atua como professora na referida escola. O objetivo do trabalho é refletir sobre as possíveis causas do uso excessivo destes aparelhos tecnológicos no meio acadêmico.O uso temp indiscriminado de aparelhos cada dia mais sofisticados, o mercado no qual estamos inseridos e o sistema capitalista propiciam uma disputa com relação ao poder, a “disputa do ter”, que é prejudicial ao sistema educacional e a busca do conhecimento de modo geral.

Palavras-chave: tecnologia; educação; psicologia escolar

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO4
  1. Apresentação4
  2. A tecnologia na formação escolar4
  3. Objetivos6
  4. Hipóteses6
  5. Justificativa7
  1. MÉTODOS8
  1. Participantes8
  2. Instrumentos8
  3. Aparatos de pesquisa8
  4. Procedimentos para coleta de dados8
  5. Procedimentos para análise de dados8
  6. Ressalvas éticas9

REFERÊNCIAS10


  1. INTRODUÇÃO
  1. Apresentação

A indisciplina está relacionada a uma série de condutas inapropriadas dos alunos e é considerada por muitos profissionais da área da educação como fator que interfere no processo ensino-aprendizagem e vem colaborar com o conhecido e muito debatido na contemporaniedade: o “fracasso escolar”e “aluno problema”.Classificam os sujeitos com supostos “ disturbios psico/pedagógicos”; que podem ser de ordem cognitiva ou de natureza comportamental; e faz da indisciplina e o baixo aproveitamento duas faces da mesma moeda, representantes de duas mazelas da escola contemporânea – o fracasso escolar ea indisciplina como obstáculo para o trabalho docente.

Com o presente estudo pretendemos abordar o fenômeno da indisciplina dentro da instituição, partindo de um olhar sobre os aspectos  das relações humanas no ãmbito das práticas pedagógicas. E analisar a hiostória da educação,e como as responsabilidades das famílias foram se transferindo para a instituição escolar pela sociedade, já que esta éum lugar de novos conhecimentos, possibilitando a articulação dos diversos interreses dos variados setores da sociedadee instrumento de transmissão de legado da civilização.

  1.  Levantamento Bibliográfico: A Indisciplina Relacionada ao Fracasso Escolar

As regras que estabelecem o convívio social, são uma construção humana, feita de forma coletiva e configuradas pelo seu tempo histórico. Dessa forma a indisciplina traduz o que ocorre no âmbito coletivo. Comportamentos considerados “impróprios” como desatenção e conversas paralelas durante as aulas, agressões verbais ou físicas, retirar-se da sala deaula enquanto esta ainda não terminou, entre outros protagonizam o repertório das queixas educacionais.

Para Estrela (1992,p17) a indisciplina é a negação da disciplina “ desordem proveniente da quebra das regras estabelecidas pelo grupo” Ainda segunda Estrela (1995 p. 65) é sobretudom o professor que produz e comunica normas sociais que julga necessárias para exercer sua ação pedagógica, geralmente sem a discussão prévia com os alunos e sem que essas atendam às necessidades e as sua expectativas.

Aquino (1999. P. 90): “ na busca dos determinantes da (in) disciplina, a influência de fatores extra escolares no comportamento dos alunos, na visão de muitos educadores, paraece ocupar primeiro plano”

De acordo com Vasconcellos (1996 p. 17) “ um dos causadores do enfrentamento da problemática disciplinar é  que o educador não dispõe de uma concepção, de um método, de uma ferramenta eficiente. De modo geral, esta marcado pela concepção idealista: tem uma série de ideias bonitas sobre disciplina, mas não sabe porquê não se consegue colocar em prática…ningém nasce rebelde ou (in) disciplinado, pois essas caracter´sticas não são inatas, nem são resultados de fatores isolados, mas sim, da multiplicidade de influências que recaem sobre a criança e ou adolescente nas suas fases de desenvolvimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.2 Kb)   pdf (269.5 Kb)   docx (356 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com