TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quarto de Despejo

Por:   •  4/10/2015  •  Resenha  •  284 Palavras (2 Páginas)  •  728 Visualizações

Página 1 de 2

Quarto de Despejo

Com base nos fenômenos sociais apresentados pelo livro Quarto de despejo da autora, Carolina Maria de Jesus, entendemos que precisamos de estratégias que contribuam para a formação de sujeitos ativos em suas comunidades, assim como na favela do Canindé havia a dona Carolina, em todas comunidades existem outras tantas. Com A mediação do psicologo social, o fortalecimento da potência de ação destes como cidadãos, revelando o potencial como parceiros formando uma instituição, para busca soluções coletivamente. Para tanto com base em entrevistas, podemos iniciar o grupo que irão compor essa instituição e representar à favela a comunidade... O grupo favela, ciranda viva.

Pode a partir de então, buscar solucionar as questões primárias.

Os fenômenos precisam ser colocados em uma escala de necessidade, para então buscarmos intervenções reais, no Livro Quarto de despejo, podemos perceber a a falta de informação, doenças, fome, desemprego, falta de saneamento básico, fenômenos que leva m a exclusão social.

O alimento é algo primordial para a vida.

Nas reuniões propostas pelo psicólogo social, algumas das famílias acabam se propondo a ajudar outras em condições, menos favoráveis. Com base nas informações adquiridas pelo psicólogo social é sabido que existem centros comunitários bem estruturados que contam com a ajuda de empresas, e doam alimentos para pessoas necessitadas.

Por meio de uma metodologia participativa, podemos articular informações institucionais comunitárias, com grupos de pais, cuidadores com o objetivo de promover a troca de experiências entre os participantes do grupo e orientá-los sobre questões relacionadas à educação dos filhos, netos etc., valorizar as experiências como instrumento de ressignificação do papel de cada um na comunidade, para que em uma só força, estrategicamente possam buscar junto aos órgãos governamentais os seus direitos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (35.4 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com