TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questões do Livro Psicologias Uma Introdução ao Estudo de Psicologia

Por:   •  10/11/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.078 Palavras (5 Páginas)  •  769 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE ESTACIO DE SÁ – R9

[pic 1]

ALESSANDRA MUSSOLINI - 202008387566

ANA PAULA CORREIA OLIVEIRA - 202008334551

BIANCA CRISITNA LOPES BARRETO DA SILVA - 202008334381

PAMELLA GUALTER LEITE - 202009111637



AV1 TRABALHO DE INTRODUÇÃO À PSICOLIGIA (T 1021)



RIO DE JANEIRO

2020

Questões do livro Pisicologias – Uma introdução ao estudo de Psicologia (São Paulo, Saraiva, 1999) de Ana Mercês Bahia Bock, Odair Furtado e Maria de Lourdes Trassi Teixeira (Pág. 55).


1 – Qual a importância de se conhecer a história da Psicologia?

O conhecimento em profundidade de qualquer coisa ou processo requer primeiramente o conhecimento de sua história como forma de definir em que bases esse processo ou conhecimento foi construído.


2 – Quais as condições econômicas e sociais da Grécia Antiga que propiciaram o início da reflexão sobre o homem?

O avanço territorial dos Gregos, possibilitando a cobrança de impostos e aumentando as riquezas também na forma de escravos, juntamente com novas soluções para a arquitetura e agricultura, formaram um contexto propício para que os homens da época se dedicassem às reflexões e questionamentos em torno assuntos relacionados ao espírito como as artes e a Filosofia.


3 – Quais as contribuições fundamentais para a Psicologia apontadas nos textos de Sócrates, Platão e Aristóteles?

Sócrates, Platão e Aristóteles foram filósofos que se ocuparam de refletir sobre o homem e mais ainda sobre a sua alma e relação dela com o corpo e com o mundo. Essas reflexões forma a base dos outros filósofos que contribuíram para o surgimento da Psicologia.


4 – Com a hegemonia da Igreja, na Idade Média, qual a contribuição de Santo Agostinho e São Tomás de Aquino para o conhecimento em Psicologia?

Baseados nos filósofos antigos, Santo Agostinho e São Tomás de Aquino seguem construindo o conhecimento sobre a alma e razão humana, postulando suas ideias buscando relacioná-las com preceitos da Igreja.


5 – Em qual período histórico situa-se a contribuição de Descartes para a Psicologia? Qual foi essa contribuição?

Descartes contribui para não só a Psicologia, mas com as ciências de maneira geral quando propõe a separação dos conceitos de alma e corpo, possibilitando um estudo mais aprofundado da fisiologia e anatomia do homem.

6 – Quais as contribuições da Fisiologia e da Neurofisiologia para a Psicologia?

Os avanços nos estudos referentes à Fisiologia e a Neurofisiologia, em meados do século 19, permitiram a formulação de novas teorias sobre o funcionamento do sistema nervoso central relacionando seu funcionamento com as percepções e sentimentos humanos, fazendo com que avançassem também os estudos em relação à Psicologia.

7 – Qual o papel de Wundt na hitória da Psicologia?

Wundt foi um precursor da Psicologia científica fundando o primeiro laboratório para a realização de experimentos na área. Sua concepção foi a do paralelismo psicofísico, onde ele relaciona os fenômenos mentais a fenômenos orgânico. Para tal ele utiliza um método chamado introspeccionismo, utilizado mais tarde também pelo Edward Titchner para a concepção do Estruturalismo.


8 – Quais os critérios que a Psicologia deveria satisfazer para adquirir o status de ciência?

Para ser considerada uma ciência as pesquisas na área da Psicologia precisam ter seu objeto de estudo bem definido e seu campo de estudo delimitado e diferenciado de outras áreas, formular métodos de estudo desse objeto e teorias enquanto um corpo consistente de conhecimentos na área. As teorias formuladas devem obedecer aos critérios da metodologia científica que são a neutralidade do conhecimento científico, os dados devem ser passíveis de comparação e o conhecimento deve ser cumulativo, servindo de ponto de partida para outros possíveis estudos.

9 – O que caracteriza o Funcionalismo, o Associacionismo e o Estruturalismo?

O Funcionalismo, o Associacionismo e o Estruturalismo são abordagens ou escolas em Psicologia que dariam origem às teorias existente atualmente. Cada uma dessas abordagens tem características próprias no caso o Funcionalismo que busca compreender o funcionamento da consciência na medida que o homem a usa para se adaptar ao meio. Já o Associacionismo postula que a aprendizagem se dá através de um processo de associação de ideias, partindo das mais simples para as mais complexas. Seu representante, Edward L. Thorndike, formulou também a Lei do Efeito. Por fim o Estruturalismo usa do introspeccionismo para relacionar a consciência em seus estados elementares ao sistema nervoso central.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (122.6 Kb)   docx (271.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com