TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO INSTITUCIONAL

Por:   •  11/7/2016  •  Relatório de pesquisa  •  2.019 Palavras (9 Páginas)  •  2.761 Visualizações

Página 1 de 9

UNIGRAD- Pós Graduação e Extensão

Especialização Psicopedagogia Institucional e Clínica

Camila Ferreira Spinelli

Daniela Alves Portela

Geovana

Valdelina Ferreira Mota de Paes

RELATÓRIO DE ESTÁGIO INSTITUCIONAL

Vitória da Conquista – Ba

2015

Camila Ferreira Spinelli

Daniela Alves Portela

Geovana

Valdelina Ferreira Mota de Paes

RELATÓRIO DE ESTÁGIO INSTITUCIONAL

Relatório apresentado ao curso de Especialização em Psicopedagogia Institucional e Clínica, na Unigrad- Pós Graduação e Extensão, em Vitória da Conquista - BA, como avaliação da disciplina Diagnóstico e Intervenção Institucional/ Estágio Supervisionado em Instituição. Facilitadora:Maria Antonieta.

Vitória da Conquista – Ba

2015

Sumário

Introdução…………………………………………………………………………...………04

Objetivos

Gerais……………………….………………………………………………..………05

Especificos………………………………………………………………….…..…...05

Metodologia…………………………………………………………………………..……..06

Referencial Teórico………………………………………………………………...………06

Conclusão...................................................................................................................09

Bibliografia………………………………………………………………………..…………11

INTRODUÇÃO

O estágio foi realizado pelos os alunos do cursode Especialização em Psicopedagogia Institucional e Clínica da Unigrad - Pós- Graduação e Extenção, na Escola Passo a Passo, sediada no Caminho 07, nª 20, Urbis VI, Vitória da Conquista –BA, tendo como objetivo favorecer a oportunidade da prática do aluno, contextualizando a teoria vista ao longo do curso a atividade prática,tendo como objetivo identificar as dificuldades de aprendizagem na aquisição da leitura e da escrita encontradas pelos alunos do 1º Ano do Ensino Fundamental, investigar suas possíveis causas, orientar corpo docente e responsáveis quanto a possíveis problemas de aprendizagem, encaminhar os alunos que necessitam da intervenção de profissionais especializados (fonoaudiólogo, oftalmologista, psicopedagogo, psicólogo, neurologista, psiquiatra e etc.) e dar ao professor alguns subsídios para o desenvolvimento de sua função, contextualizando a teoria vista ao longo do curso à atividade prática.

Essa atividade teve como supervisora Maria Antonieta que apresentou como objetivo atender aos dispositivos legais e a qualidade da formação teórico-prática dos alunos. É uma atividade obrigatória, onde os alunos são orientados a garantir a coerência e a articulação dos conteúdos vistos ao longo do curso, pautada nos princípios éticos que norteiam os profissionais no exercício da prática futura.

Como requisito de avaliação da Disciplina Diagnóstico e Intervenção Institucional/ Estágio Supervisionado em Instituição, foi proposto à turma realizar observar e analisar a situação escolar na instituição selecionada, afim de prevenir diagnosticar e intervir empossíveis problemas de aprendizagemque possam apresentar.

A opção do grupo pela instituição escolar foi devido as participantes estarem incluídas nesse ambiente e também ao crescentenúmero de alunos que vem apresentando um baixo rendimento acadêmico esperado para sua faixa etária, que tem resultado no insucesso escolar e sofrimento tanto para alunos como para a sua família e toda escola.

Essa prática dos futuros psicopedagogos institucionais se fundamenta nos estudo de Paulo Freire, Nádia Bossa, Maria Tereza Coelho, Jorge Visca entre outros autores que vem sendo estudados ao longo do curso de Especialização Psicopedagogia Institucional e Clínica.

Entende-se que o psicopedagogo é o interlocutor entre os alunos, professores, responsáveis e todos os envolvidos no processo de aprendizagem do educando, que o mesmo oferece um olhar diferenciado na busca de compreender e superar as defasagens ou dificuldades no processo de ensino, reestabelecendo os vínculos com o saber e desenvolvendo as capacidades cognitivas reais dos educandos.

OBJETIVOS

Objetivo Geral

Diagnosticar possíveis dificuldades de aprendizagem na aquisição da leitura e escrita de alunos do 1º ano do ensino fundamental, com idade entre 6 e 7 anos, em uma escola particular em Vitória da Conquista.

Objetivos Específicos

  • Investigar problemas nos processos de aprendizagem
  • Diagnosticar problemas nos processos de aprendizagem
  • Orientar corpo docente e responsáveis quanto possíveis problemas de aprendizagem
  • Encaminhar alunos que necessitam de intervenção de profissionais especialistas (fonoaudiólogo, psicopedagogo, psicólogo, neurologista, psiquiatra e etc.)

METODOLOGIA

O Projeto foi desenvolvido em três momentos, combinado previamente com a coordenação e direção da escola.

O primeiro momento foi uma visita à instituição no dia 20 de maio de 2015, durante a qual solicitamos a autorização do responsável pela escola para conversamos com os professores e a coordenação, observarmos as salas de aula e a dinâmica da escola e entregarmos a entrevista aos profissionais para coletar informações.

Após o recebimento e análise das entrevistas, retornamos à escola no dia 03 de junho de 2015 e entrevistamos os alunos que os professores indicaram nos questionários, devido apresentarem algum comprometimento no que se refere à aprendizagem.

O terceiro momento acontecerá após a supervisão para esclarecer possíveis intervenções no ambiente escolar e familiar.

REFERENCIAL TEÓRICO

O surgimento da psicopedagogia visou contribuir para solucionar problemas em torno das dificuldades de aprendizagem do indivíduo, atuando na intervenção, no diagnóstico e na prevenção do fracasso escolar, observando os padrões evolutivos normais e patológicos, o meio social e orgânico, sendo de extrema importância levar em consideração as realidades internas e externas do processo de aprendizagem (BOSSA, 2007).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)   pdf (156.8 Kb)   docx (17 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com