TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO PARCIAL DO ESTÁGIO BÁSICO II EM PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL COM ÊNFASE NO TREINAMENTO DE PESSOAL

Por:   •  22/2/2018  •  Trabalho acadêmico  •  8.189 Palavras (33 Páginas)  •  489 Visualizações

Página 1 de 33

[pic 1]

FACULDADE DE MACAPÁ

BACHARELADO EM PSICOLOGIA

RELATÓRIO PARCIAL DO ESTÁGIO BÁSICO II EM PSICOLOGIA ORGANIZACIONALCOM ÊNFASE NO TREINAMENTO DE PESSOAL

Macapá

2017

FAMA

FACULDADE DE MACAPÁ

BACHARELADO EM PSICOLOGIA

RELATÓRIO PARCIAL DO ESTÁGIO BÁSICO II EM PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL COM ÊNFASE NO TREINAMENTO DE PESSOAL

Relatório apresentado à disciplina Estágio Básico II como requisito avaliativo para obtenção de nota parcial Bimestral I do curso de Bacharelado em Psicologia do 7° semestre da faculdade de Macapá, tendo como orientadora:

        

Prof.ªEsp.Donnera Arianne Bernardes Zhalouth

Macapá

2017

RELATÓRIO PARCIAL DO ESTÁGIO BÁSICO II EM PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL COM ÊNFASE NO TREINAMENTODE PESSOAL    

I BREVE HISTÓRICO DO GRUPO FORTALEZA

O Estágio Básico II em Psicologia Organizacional com Ênfase no Treinamento de Pessoal fora realizado na Empresa A R Filho Ltda., conhecida como Grupo Fortaleza, que surgiu na década de 70, através da visão empreendedora do senhor Antônio Rocha filho, que após anos de trabalho no comércio de frete fluvial, começou a investir no varejo, adquirindo assim, a Casa Uirapurú, que facilitava a estocagem e a venda de produtos alimentícios, que com o passar do tempo, a Casa Uirapurú, passou a chamar-se de Casa Fortaleza, em homenagem a Fortaleza de São José de Macapá, e depois de Supermercado Fortaleza.

Entretanto, na década de 80, fora inaugurado o Armazém Fortaleza, com a comercialização atacadista de alimentos e outros produtos, trazendo para o Estado do Amapá, a representação de fornecedores nacionais, conseguindo assim, reduzir preços, os custos com logística, e o aumento da participação da empresa no varejo e atacado de Macapá. Neste sentido, o empreendedor Antônio Rocha Filho, inaugurou na década de 90, o Macapá Shopping Center, como sendo um grande investimento que trouxe para a população de Macapá, um centro de compras, com 02 (duas) salas de cinema, praça de alimentação e lojas com diversos seguimentos. Por conseguinte, houve a expansão do empreendimento para o bairro Jesus de Nazaré e o bairro do Laguinho com o Supermercado Fortaleza.

Todavia, o Grupo Fortaleza no ano de 2000, inaugurou a Central de Distribuição, como sendo a única na região Norte com padrões de logística de ponta. No ano de 2004 a empresa inaugurou o Magazine Fortaleza no Macapá Shopping, e o Magazine Fortaleza Kid’s, para atender ao público infantil.

Ademais, no dia 31 de maio de 2006, fora inaugurado o Supermercado Fortaleza do Município de Santana tendo como diferencial a modernidade e praticidade, com lojas agregadas e 02 (duas) salas de cinema. No dia 28 de Dezembro de 2007, fora inaugurado no bairro Perpétuo Socorro, o Supermercado Fortaleza, com uma loja moderna com confortáveis instalações. Para tanto, no dia 28 de Maio de 2009, o Grupo Fortaleza inaugurou o Supermercado e Magazine Fortaleza na BR 156, na zona norte da cidade de Macapá, com uma loja espaçosa, com layout inovador e lojas agregadas e um amplo estacionamento interno e externo para maior comodidade para seus clientes. Atualmente o Grupo Fortaleza tem como diretores o senhor Josué Rocha, Jesuíno Rocha, e Erik Rocha, que buscam a cada dia inovar e empreender, através da geração de empregos e investindo no crescimento econômico do Estado do Amapá.

Portanto, o Grupo Fortaleza tem como missão encantar seus clientes com bons produtos e serviços, através da oferta de produtos com preços justos, e excelência no atendimento aos seus clientes. Por conseguinte, a empresa tem como visão aumentar a sua participação com o crescimento das vendas e lucros, gerar empregos, estimular a economia local, e ser a melhor empresa do Estado em qualidade de serviços e produtos, sempre respeitando seus valores através da honestidade e transparência nas suas relações comerciais e interpessoais.

ANALISE DE ATIVIDADE

Descrição da responsabilidade do Setor de Recursos Humanos do Grupo Fortaleza

O setor de Recursos Humanos do Grupo Fortaleza, tem como principais responsabilidades: Orientar os colaboradores no processo de admissão, advertência e/ou demissão; Realizar o processo de recrutamento, seleção, treinamento e desenvolvimento de pessoas; Acompanhar o processo de Avaliação de Desempenho dos colaboradores; Desenvolver pesquisa sobre clima organizacional e solução de conflitos; Organizar programas e projetos voltados para a saúde e qualidade de vida do colaborador no ambiente de trabalho; Trabalhar na gestão de projetos psicossociais em grupo, voltados para os colaboradores e seus familiares; Acompanhar o colaborador no período de avaliação de experiência de 45 e 90 dias; Auxiliar os conselheiros no processo da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), com o objetivo de promover a prevenção de acidentes e doenças no trabalho, como o intuito de proporcionar ao colaborador um ambiente de trabalho que assegure a prevenção e promoção de sua vida.

Deste modo, o setor de Departamento de Pessoal e Recursos do Trabalho da empresa é composta por 7 (sete) profissionais, com formação nas seguintes áreas do conhecimento: 1 (uma) Gerente com formação em Gestão de Recursos Humanos; 2 (duas) Auxiliares Administrativas, sendo uma com formação em Gestão de Recursos Humanos e outra apenas Ensino Médio Completo, 1 (uma) pedagoga, com formação em pedagogia e conhecimentos em libras; 1 (uma) Psicóloga Organizacional (CRP – 10/04353 AP); e 2 (dois) Estagiários do Curso de Psicologia.

Atividade desenvolvida

O Estágio Supervisionado II em Psicologia Organizacional com ênfase no Treinamento de Pessoal ocorreu em dois momentos, sendo que o primeiro momento fora na Faculdade de Macapá - FAMA, com a apreensão teórica sobre a psicologia organizacional e o processo de treinamento e desenvolvimento de pessoal, e o segundo momento fora no Grupo Fortaleza com a parte prática do estágio, com a realização de treinamentos.

Por conseguinte, o estágio supervisionado II em Psicologia Organizacional teve início no dia 12 de abril de 2017, a partir das 14hrs onde a segunda turma de estágio tivera o primeiro momento para a obtenção do conhecimento teórico sobre o Processo de Treinamento Pessoal, onde inicialmente foi explanado o conceito de Organização afim de obter uma ideia sobre o que é uma organização, qual seu papel e importância, além de destacar sobre a prática do profissional de Psicologia que deve agir como facilitador das relações entre as pessoas e organizações, contribuindo para o desenvolvimento de ambas, dentro do contexto organizacional e seus níveis de intervenção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (56.8 Kb)   pdf (400.5 Kb)   docx (106.8 Kb)  
Continuar por mais 32 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com