TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA CRÍTICA DO FILME “A ONDA”

Por:   •  22/9/2019  •  Resenha  •  487 Palavras (2 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 2

RESENHA CRÍTICA DO FILME “A ONDA”

Crisley dos Santos Menezes

Jéssica Muniz Alves

Khetiley Dayane Moura da Silva

Dirigido por Dennis Gansel “A Onda” é um filme alemão lançado no ano de 2008. Trata-se de uma história baseada em fatos reais onde um professor tenta, de maneira diferente, ensinar seus alunos sobre autocracia. Para isso, deixa-os completamente motivados fazendo da sala de aula exemplo de regime autocrata com normas a serem seguidas pelos participantes. Inspirado no livro homônimo de 1981 do autor americano Todd Strasser e no experimento social da Terceira Onda, realizado pelo professor de história norte-americano Ron Jones.

O filme traz uma proposta de apresenta razões que podem levar à alienação política e ao desenvolvimento de lideranças autoritárias, como o vazio de identidade com o qual a juventude sofre, a ausência de projetos coletivos e o desinteresse das pessoas pela área da política, perceptível através do comportamento dos jovens alunos do professor Rainer, que demonstram carência de autoridade, confundindo esse sentimento com a valorização do autoritarismo. Pode-se observa que a conduta social baseia-se na vivencia familiar e escolar, sendo estes fundamentais para o crescimento do indivíduo em formação.

A narrativa do filme propõe experimento que visa explanar a origem e evolução do comportamento narcisista que perdurou por cindo dias, mostrando o poder persuasivo e de alienação diante de uma camada social. Onde até mesmo indivíduos com pensamentos liberais e diversificados, como era a do professor Wenger e sua turma podem ser modificados.

A relação dos alunos com essa proposta criada pelo professor, possibilitou uma aproximação com as características autocrata que eles acabam comportando-se de forma tal que começam a utilizar uniforme, criam um cumprimento com um sinal e se auto denominaram de “a onda”. O professor, com postura de liderança e com intuito de trazer todos os alunos para aquela realidade, acaba por envolvê-los de uma maneira tal que alguns alunos levam aqueles ensinamentos sobre o regime estudado, para dentro de casa, além de praticar atos de vandalismo na cidade, na tentativa de envolver todos nessa “onda”. Após diversas situações provocadas pelo movimento o professor Wegner resolve reunir todos os alunos que faziam parte da “onda” para desfazer o movimento. Vindo então à tona vestígios de seu experimento quando o aluno Tim, mais envolvido com o grupo, se revolta e por não aceitar o fim da “onda” acaba por se matar afirmando que “a onda era sua vida”, pois foi a partir deste movimento que ele sentiu-se parte de um todo, sentindo-se útil a algo.

O filme propõe uma reflexão quanto ao comportamento de uma sociedade em massa, que pode alterar decorrente de condutas as quais lhes forem imposta, no filme o grupo exercia controle sobre Tim na medida que as pessoas se tornaram importantes para ele a ponto dele viver em função do grupo mostrando que os comportamentos são influenciados pelo meio, como também pode moldar opiniões, tendo o indivíduo saber apropriar-se dos fatos e ser ativo na construção de sua conduta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (72.4 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com